31/08/2010 -> 37 semanas de novo!

Bem, hoje então fazemos 37 semanas de acordo com a contagem da Dra. Isabela.
Sonhei de novo com a Lola e tô achando que vai ser assim todos os dias, até ela nascer! No sonho de hoje primeiro ela estava bem pititica, deitadinha, com uns óculos laranjados que nem os que eles usam para dar banho de sol em bebês com icterícia (eu vi isso num seriado americano essa semana e acho que fiquei impressionada). Depois ela já estava maiorzinha, descendo uma escada de mão dada comigo...

Ando meio entupida por causa do complemento de ferro que estou tomando. Tenho gases e não vou ao banheiro como de costume... Quero ver se a Dra. Isa me libera disso pelos próximos dias, pra eu voltar a tomar só depois do parto, porque fico com medo de não funcionar corretamente e, na hora do parto, acontecer um desastre com as "coisas" retidas... =/

Hoje entrei de licença por minha conta. Na próxima consulta eu pego o atestado médico, mas já não consigo mais ir pra faculdade. Caminhar até o ponto, sacudir no busão, ficar sentada de duas a quatro horas, sacudir de volta, caminhar de volta... Poxa, é muita coisa pra uma pessoa que só quer comer e dormir! Hoje eu até ia, tomei banho, ia trocar de roupa, mas percebi como meu corpo pedia pra eu ficar em casa. Obedeci, né?
Fiquei bem de boa, lendo um livro que a Dani me emprestou, sobre o início da maternidade. Eu sempre tive uma pitada de medo de ter depressão pós-parto. Acho que não tenho motivos pra isso, mas essas coisas são tão inexplicáveis, né? Nesse livro, que chama "Ser mãe e viva a vida", Rosana Glat fala sobre três estágios que podem ser identificados em várias mulheres no pós-parto: (nas palavras do livro) "a volta da maternidade para casa, quando a insegurança da mamãe sobre seu novo papel se amplia com o seu desgaste físico e as noites mal dormidas, e a identificação total dela com o neném às vezes interfere no relacionamento com aqueles que a cercam", "a relação de estranhamento que a mulher sente consigo mesma e seu corpo, e a ambiguidade que ela vive entre o prazer de ser mãe e o isolamento social que esse período pode acarretar" e "o tempo em que o neném já está maiorzinho, e a mulher começa a se organizar para retornar ao mundo, tendo que conciliar o papel de mãe com a vida profissional e social."
Essa leitura tirou um pouco desse meu medo, pelo fato de me mostrar que provavelmente eu vou, sim, ficar super abatida em alguns momentos. E que isso é normal! E que passa! Segundo a autora, ser mãe é muito simples. rs Mas pior que é verdade... Só que demora um pouco pra gente perceber isso, né?

Depois passei horas aqui no computador pesquisando marcas de fralda de pano... Mas ainda estou cheia de dúvidas. Já temos 10 fraldas e acho que a próxima encomenda vai ser só depois de testá-las na Lola.

Ah, não consegui marcar ultrassom em lugar nenhum pra essa semana... Todo mundo tá lotado por causa do feriado... =/ Acho que vou precisar simular mais uma emergência... rs

30/08/2010 -> Visita ao bebê Pedro!

Sonhei que a Aurora tinha nascido. Veio saindo sozinha e quase que cai no chão. Saiu de perninhas, bumbum e, por último a cabecinha. E ela já era grande! Parecia um bebê de alguns meses. Mas era muito linda e tinha os olhinhos vivos, me acompanhando em tudo que eu fazia...
Fui pra hidro e mamycita foi me ver! Na verdade ela já está tão no espírito de vó que quase nem ligou pra mim, de tanto que babou nos bebezinhos fazendo natação na piscina ao lado da minha. rs
Passamos no supermercado e viemos pra casa. Eu desmanchei na cama e só levantei mesmo por causa da fome. Pampy fez almoço pra Peipy! Que fófis! (Tadinho do Arthur, vai passar mais de um mês ouvindo as duas retardadinhas conversando... rs)

Aí depois Nego e eu fomos na casa da Dani e do Pablo, visitá-los e, finalmente, conhecer meu genro, o Pedro. Fiquei toda encantada e com medo!!! Eu não sei fazer nada! Mal conseguia segurá-lo e ele é tão tranquilinho... O Nego já teve mais habilidade ou, pelo menos, menos medo. Mas eu acho que é porque ele é filho dos outros, com a Lola eu não vou ficar com tanto medo assim. E também vou ter horas e horas pra praticar, né? Foi muito bom ter ido lá, Dani contou sobre o parto dela e deu dicas, falou pra eu me informar bem sobre amamentação - já agendei um encontro das Amigas do Peito, espero que a Lola ainda não tenha nascido! Fazia muito tempo (anos, eu acho) que não segurava um bebê e foi tão gostoso... Aquele pacotinho mais lindo, aquela mãozinha... E se bebê é tudo tão lindo, imagina o que eu não vou achar da minha própria filhotinha??! =D

Voltei pra casa e os pés estavam um pouco gorduchos... Pampy fez uma massagenzinha relaxante. Mãe é muito mais legal que marido pra cuidar da gente! Nunca tá cansada, sempre tem uma mãozinha livre pra um cafuné... =) 

Dra. Isa pediu pra eu fazer um ultra lá pra sexta-feira e outro semana que vem. Ui, que tanto! Tomara que realmente não cause nenhum incômodo pro bebê, senão a Lola tá perdida, tadinha... Já foram 8...

Amanhã é dia de super faxina na casa, Socorro vem pra socorrer a gente (an, an, gostou do trocadilho?? rs). E aí, pra casa ficar perfeita, só fica faltando trazer os sofás novos, a potrona de amamentação e a Aurora! =)

29/08/2010 -> Parto normal, aí vamos nós!!

Essa noite, por causa de toda tensão, tive vários sonhos meio malucos. Um deles que eu consegui lembrar foi que estava na recepção da maternidade, mas eles não aceitavam Mastercard. Aí eu comprei um chocolate e voltamos pra casa. rs No outro, eu ensinava o Arthur a limpar a bundinha da Lola com os paninhos que fiz com pedaços de fralda.
Acordei com fome e fui tomar o tradicional café da manhã da gravidez: banana amassada com granola e leite. Então fui ao banheiro e percebi algo como um sangue coagulado, um catarro amarronzado. Fiquei sem saber se poderia ser o tampão mucoso ou se era um resto do sangue que saiu ontem, em virtude do exame de toque.
Passei a manhã numa conexão muito gostosa com meu ser e com meu bebê, pensando que talvez esse fosse o início do trabalho de parto. Li na internet sobre a expulsão do tampão e vi que após isso ter acontecido, o TP (trabalho de parto - grávidas tem várias siglas, tipo GO, ginecologista obstetra; PNH, parto normal hospitalar; e por aí vai) pode se iniciar em algumas horas ou dias.
Alguma coisa estava diferente em mim. Quis ficar na penumbra do meu quarto, ouvindo mantras, dançando, me conectando e me tranquilizando.
Tenho sentido as contrações de Braxton-Hicks (as indolores) frequentemente e meu corpo anseia por uma dor. Nunca antes desejei - e creio que em nenhuma outra situação desejarei - assim conhecer a dor. As contrações trarão minha filha para mim e eu as aguardo como se fossem uma sobremesa deliciosa.
Arthur veio me ver por volta das 11h, nos abraçamos e fizemos carinho na barriga juntos. Ele voltou para a sala e eu fiquei dançando, até que me senti cansada, então deitei e cochilei um pouco.
Ele então preparou nosso almoço e, em seguida Tia Leda veio nos buscar para irmos até a maternidade repetir a ultrassonografia para avaliar a quantidade de líquido amniótico. Meu plano de saúde só cobriria a ultra na maternidade se eu alegasse que era uma emergência. De certo modo, era sim, pois domingo não conseguiria fazer isso em muitos lugares. Coloquei uma cara de defunto um pouco maior que o necessário e expliquei na recepção que estava com pouco líquido e minha médica me orientou a ir para lá caso sentisse qualquer coisa e que, naquela manhã, o bebê tinha mexido pouco (de certa forma, a Lola até mexeu menos, mas eu não estava nem um pouco preocupada com aquilo, só queria mesmo ver se o líquido estava ainda menor) e que havia sentido um incômodo. Deu certo e o exame foi liberado. A médica que me examinou foi a coisa mais fofa do mundo. Uma carinha de 18 anos. Era a plantonista. Super atenciosa, perguntou o nome da Aurora e depois confundiu com Catarina (tudo nome de velha! rs), demorou um tempão no exame, conferindo medidas e tal.
Resultado: ou foram os litros d'água que bebi, ou a Lola fez bastante xixi, ou foram as orações, mas tivemos 13cm de líquido amniótico!!!!!! Nossa, sem noção o alívio que senti!! Vamos poder aguardar, vamos poder aguardá-la!!!
Estava lá nossa menininha, linda, com a mãozinha na cara e, dessa vez, vimos as narinas dela!!! As narininhas mais lindas do mundo! E um narizinho pititinho!!! Mas depois cresce, né... Com os pais dela, ela não vai ter muito como escapar... rs Ah, e ela fez xixi na ultra!!! Eu não vi, mas a médica viu, disse que foi um esguichinho saindo da perereca (que ela, assim como o outro médico, escreveu "pepeca" na imagem do ultra. Será que eles ensinam a falar assim no curso de operar aparelho de ultrassom?).
Tivemos algumas diferenças em relação ao exame anterior, tipo, nesse, deu que ela está com 2,8kg e um pouco menos de altura (não sei quanto direito, porque o laudo não ficou pronto a tempo de trazermos pra casa). E deu que ela está com perfil de 35 semanas... Conversando com a Dra. Isa depois no telefone, ela meio que me xingou, dizendo que não sabe da onde eu tirei que já estamos com 37 semanas, se foi em algum site.. rs Eu sei que tem uma diferença de dias e de métodos de calcular (ela disse que o mais confiável é o da primeira ultrassonografia), mas o que importa mesmo, pra mim, é que ela esteja bem, grande e gorda! =) (Mas, por desencargo de consciência, mudei a contagem da idade da Lola, pra ficar igual à da Dra. Isabela: 36 semanas e 5 dias hoje.)
Enfim, estou liberada pra continuar fazendo hidro e pra ir pra aula. Vou marcar um outro ultra pra essa semana, pra avaliar de novo o líquido (tipo "nega de três", pra ver os dois resultados mais parecidos). Deus queira que realmente ultrassom não seja prejudicial pro bebê. Pelo menos a Aurora não faz  nenhuma cara de desgosto, não. Pelo contrário, fica até bem à vontade, faz xixi... rs

Saímos do  hospital, deixamos o Nego na casa da Tia Leda pra ele ver o jogo do Flamengo e fomos pra rodoviária pegar minha mãe - que veio "à toa", mas foi ótimo, porque, assim, já está por aqui pra dar uma mão nesses últimos dias e pra me fazer companhia e, quando a Aurora, enfim, raiar (oh, que poético!), poderá nos acompanhar. Eu queria até que ela ficasse comigo na hora do parto. Acho que ia me acalmar muito. Mas como estou pensando em ficar o máximo possível em casa, antes de ir pro hospital, ela pode fazer as vezes de doula aqui comigo, com um carinho, uma massagem, um colo... =)

Se eu realmente já tiver perdido o tampão, as coisas devem começar a fluir. Eu me sinto diferente e isso é bom. O trabalho de parto pode ter início a qualquer momento e a paz que agora estou sentindo me deixa mais tranquila, sabendo que, quando o chamado trabalho de parto ativo começar, eu estarei nesse estado de tranquilidade e firmeza. Meus hormônios estão anunciando cada vez mais a aproximação da minha Aurora e eu aguardo a chegada desse novo dia!

28/08/2010 -> O drama: esperar, induzir ou enfiar a faca?

Bem, segundo os cálculos da Dra. Isabela, com base no 1º  ultrassom, ainda estamos com 36 semanas e 4 dias, mas eu acho que já são 37 e vou manter minha contagem assim. rs
Fomos pra consulta hoje de manhã e conversamos bastante... Ela nos explicou a importância do líquido amniótico pro pulmão da Lola; pra que os alvéolos não fechem, é importante ter o líquido e ele não pode abaixar muito. O índice 7 que tivemos no ultrassom, ela tornou a dizer, pode ser porque a Aurora não tenha feito xixi no dia, mas também pode indicar algum probleminha, tipo alguma coisa renal da Lola. Então, por garantia, vamos repetir o exame e a cardiotocografia amanhã, pra ver o que está rolando aqui dentro. Se o líquido estiver ainda mais baixo, acho que já vamos me internar. E o negócio da indução só rola se o colo não estiver imensamente grosso. E o meu está bem fechado ainda...
Bem, mas nada de preocupações antes da hora. O exame vai ser só amanhã e, até lá, o negócio é ficar de repouso.
Ah, Dra. Isa fez um exame de toque bem dolorido. Acho que foi também um modo de estimular o colo a começar a abrir. Ela me avisou que hoje eu pudesse ter algum sangramento, em virtude do toque e, não deu outra. Cheguei em casa, a calcinha com uma manchinha e, no papel higiênico, bastante sangue (bastante, assim, tipo uma menstruação, não uma hemorragia). Ainda bem que ela me avisou antes, senão eu ia ter pirado.

Li umas coisas sobre métodos de se induzir o parto naturalmente. Acho que é um pouco de mito, mas não custa tentar. As indicações são: comida picante (que eu não sou muito fã), chá de canela (que não tem aqui em casa), caminhar muito (mas hoje estou de repouso, por recomendação da Dra. Isa), estimulação dos mamilos para liberar ocitocina (isso dá pra fazer) e sexo com ejaculação no colo do útero (também dá pra fazer, mas Nego e eu andamos tão tensos pra conseguir...). E manter a calma e a tranquilidade...
No fundo, eu prefiro é que o exame de amanhã mostre que o líquido aumentou muito e estamos fora de risco, mas não sei se é o que vai acontecer... É um tanto frustrante a gente se preparar tanto pra um parto normal, ter uma gravidez toda perfeita e, agora no finalzinho, acontecer isso... =/

Minha mãe vem pra cá amanhã. A casa ainda está uma bagunça, mas com isso de precisarmos "arrancar" a Aurora a qualquer momento, é melhor que ela já esteja por aqui. Eu digo "arrancar" porque não acho que é o momento, que vai ser uma coisa forçada - tá, é pra evitar algo ainda pior, mas mesmo assim... Estou buscando uma tranquilidade, mas acho que vai ser difícil aceitar o final da gravidez com uma cirurgia e não o verdadeiro encerramento. Não vou ser menos mãe, até porque "mãe é quem cria", mas com certeza vou me sentir menos mulher, menos fêmea. Estou chateada por mim, pensando na recuperação dificultosa, com medo de atrapalhar a descida do leite, e também chateada pela Aurora, que não se sentirá nascendo, mas estará dentro em um momento, e fora no momento seguinte, assim, sem entender nada.
Tá, eu já estou considerando a cesárea como fato certo e prefiro fazer assim, pro meu emocional ir se acostumando. Se não precisarmos, será um lucro. Enquanto uma parte de mim pensa nisso, a outra se concentra em mentalmente aumentar o líquido amniótico pra termos um parto só daqui umas semanas, outra parte inventa meios de começar a contrair e diminuir o colo.
É muita coisa pra minha cabeça agora e eu não consigo nem chorar. Estou meio passada...

Sei que quando passar tudo isso, vou entender os motivos de Deus e vou me acalmar, mas agora está tudo muito confuso. E eu nesse peso todo, dormindo mal, sem ajudar nada em casa, vendo o Nego fazer tudo sozinho...
Bem que me avisaram que o final da gravidez seria tenso. E eu achei que ia me livrar por ser mais novinha, mais miudinha, mais mimadinha.

Eu não quero uma cesariana!!!!!

27/08/2010 -> 37 semanas e pouco líquido amniótico...

Ai, aiii! 37 semanas!! Chegamos!!! Manhê, vem logo ficar comigo!! rs
Minha mãe chega dia 5, estou ansiosa. Ontem o Arthur deixou o quarto de visitas pronto. Só falta mesmo limpar.

Tá bem, então não vai ter tapete no quarto da Aurora... A Carol me convenceu.
Ontem, quando fui fechar a janela do quarto dela, tinha um bicho esquisito, tipo um cruzamento de mosca com grilo e eu não consegui espantá-lo - na verdade foi ele quem me espantou. E aí eu vi como vai ser importante o mosquiteiro pra proteger minha filhota desses aliens.

A banheira da Aurora chegou!! Ou melhor, AS BANHEIRAS chegaram! A loja, ao invés de mandar uma banheira com o suporte, mandou três!! Primeiro eu morri de rir, depois montei todas na sala, pro Nego assustar quando chegasse. Eu acho assim, não vou roubar nada de ninguém, mas se a loja não tem a capacidade de se organizar pra mandar um negócio corretamente, vai levar prejuízo mesmo! Eu não vou devolver; foi um brinde. rs Vou dar uns dias pra ver se a loja liga pra perguntar. Se nem der falta, vou vender as outras duas. Segundo a Tania, que comprou a(s) banheira(s), vai comprar sempre nessa loja se for nesse esquema de compre 1, leve 3. rs

Até de manhã estava tudo bem assim, que nem deixei escrito aí em cima.
Mas aí, de tarde, fomos fazer o ultrassom e doppler. Deu que está tudo bem com a Aurora, está grande e gordinha (49cm e 3kg), com fluxo normal de sangue na artéria cerebral e umbilical. Já uma das minhas artérias uterinas está com um desvio (não lembro o nome que o médico usou). E a placenta está em grau 3 já, ou seja, madurinha e apareceu super calcificada na imagem. E... o líquido amniótico, numa escala de 5 a 25, está em 7, o que já é meio preocupante. Mas eu achei que estivesse me preocupando à toa e que a Dra. Isabela amanhã fosse me confortar. Tanto que comi meu tradicional churro comemorativo de ultrassons, cheguei em casa e fui cochilar (ah, antes pedi uma massagem na lombar pro Nego!). Mas aí acordei com o celular tocando e o Nego veio trazer pra mim, era a Dra. Isabela. Disse que o médico do ultrassom ligou pra ela pra contar do exame e ela veio me falar que tanto pode ter sido uma variação do exame, tipo, que a Aurora não tivesse feito muito xixi hoje ainda, como poderia, sim, ser algo para nos preocuparmos. O que ela quis dizer foi que a Aurora não está com nenhum tipo de sofrimento agudo, mas que a falta de líquido amniótico isso pode indicar um sofrimento crônico e pode significar que ficar esperando o momento do parto pode ser ruim pra Aurora. Ou seja, teremos que acompanhar meu caso e talvez seja preciso induzir... Ai... Eu não queria... Ocitocina dói!! Mas claro que entendo, e já até me vi entubada, deitada, tendo minha filha. E não vou reclamar se for assim. Fico triste, claro. Venho me preparando muito para um parto normal lindo e maravilhoso, e pode ser que não seja bem assim...
Mas a consulta com a Dra. Isa é amanhã e aí vamos conversar direito. Ela sempre pergunta se a Aurora está mexendo e eu digo que sim, que é bem menos, mas que pelo menos de hora em hora ela dá uma movimentadinha. Parece que o negócio da artéria pode ter levado à falta de líquido, porque eu não notei nada escorrendo de mim, a não ser que esteja saindo com conta-gotas... Até comentei com a Dra. Isa que percebi a calcinha mais úmida, mas que não tinha nenhum cheiro forte - porque o líquido amniótico tem cheiro de amônia. Concluímos que deveria ser só um pouco mais de lubrificação. Ela me recomendou beber bastante água, coisa que eu faço muito pouco, mas agora já estou com um copão do lado.
Ai, ai...

Mais do que nunca, quero sentir as contrações. Antes eu falava com a Aurora pra ela vir quando quisesse, mas agora já estou falando coisas do tipo "Filha, lembra como você tinha espaço antes e agora está toda apertada? Então, vem aqui pra fora... Você vai ter um quarto grande só pra você..."
E já falei pra minha mãe arrumar as malas dela.
Ai, filhinha... Fica bem aí, mas não fica aí pra sempre! =/

26/08/2010 -> Tudo pronto, só falta ela chegar!

Acho que agora o quartinho da Aurora está todo pronto... Bercinho com lençol e travesseiro, trocador posicionado sobre a cômoda, kit de higiene com garrafa térmica (chegou ontem pelo correio, comprei no site da Kalunga), prateleiras coloridas nas paredes com alguns pouco enfeites. A gente ainda está considerando um tapete, mas, apesar de eu achar lindo, pode ser mais um ajuntador de poeira... O mosquiteiro só vou colocar no berço depois que ela chegar, pra não pegar poeira também.
Saber que o quarto está pronto e que a mala está (quase) pronta (falta comprar calçolas altas pra segurar minha barriga no pós-parto e um sutiã de amamentação branco) dá um alívio bem grande. Agora ela pode nascer, já tem onde ficar... E minha barriga mexe cada vez menos. Ela está sem espaço, em breve vai querer nascer...
Ontem fui deitar com os pés bem inchados e o Nego pediu pra Aurora nascer logo, pra não ficar me vendo sofrer... rs Fiz uma massagem com óleo e dormi. De manhã, estava nova. Mas agora eles já estão um pouco inchados de novo, porque passei a manhã inteira de pé, arrumando o quartinho da Lola e ajudando a preparar o almoço.

Ah, comecei um novo projeto e praticamente já acabei! Fiz o nome da Aurora em letras de feltro com enchimento, pra depois colar num arco (pra ficar num formato tipo de arco-íris) e levar pra maternidade, pra decorar a porta do quarto. =) Quem não faz sapatinho, inventa outros presentes!

Agora escuta essa, ontem no ônibus um tio looouco, velho, caquético, virou pra mim, deu um tapinha na minha bochecha e começou com um papo de que a gravidez é o sofrimento da mulher, que ela começa a morrer desde a hora em que o homem coloca aquela sementinha dentro dela. Eu sorri, incrédula naquilo que estava ouvindo, e falei: "Acho que não.. Acho que é aí que a mulher começa a viver." Velho louco!! Aposto que só estava com inveja porque não tinha mais cadeira prioritária pra ele sentar!
Ah, e na faculdade uma menina no elevador perguntou se eu não fico com medo de sair de casa e ela nascer. rs Nem precisei responder, porque uma outra tia que estava lá dentro falou: "Ah, mas não é assim não, demora umas 6 horas...) É cada uma que eu "ovo", viu...

Descansei um pouquinho e depois fui ao shopping com o Nego, procurar sutiã de amamentação branco e calçolas. Achei na Americanas, depois de vagar um pouco por outras lojas e ficar cansada. Comprei só uma calçola, porque nem sei se vou usar ou que tamanho vou usar... E também porque calcinha alta, geralmente é enorme na bunda e aí  não dá. Eu ia ter que usar maizena junto com a Aurora. rs Senti uma fisgada embaixo da barriga do lado direito e achei que nem fosse conseguir voltar pra casa caminhando. Mas a dor minguou e cheguei bem.
Agora todo incômodo que eu sinto já fico achando que é o início de uma contração...

24/04/2010 -> Dia quente e lua cheia...

O calor está voltando com tudo ao Rio...  Hoje já foi um dia moderadamente insuportável, se é que isso existe. Aurora vai ser uma criança só de fralda a maior parte do tempo. E enfiada no baldinho com água não tão quente, pra aliviar. Tadinha... Eu bem que falei com o Nego que era pra gente migrar pro hemisfério norte todos os verões, mas ele nem me levou a sério.

Aurora está mexendo de um jeito gostoso, bem lentinho, formando carocinhos. Eu ainda tento adivinhar que parte do corpinho dela deve ser aquela, mas acho que são tentativas meio sem sucesso... Ainda bem que temos ultrassom sexta-feira! E, dessa vez, de qualidade! Estou com saudade de ver minha gordinha!

Fui pra faculdade, sob recomendações do Nego de ligar pra ele por "qualquer coisa!!!". A lua ficou cheia hoje e ele está todo preocupado que a Aurora nasça.

Nego colocou duas prateleiras no quarto da Lola hoje. Uma lilás e uma turquesa. Ficou lindo! Faltam outras duas, mas a tinta acabou no meio do serviço... Ele também colocou pilha no móbile, que já está instalado no berço. Agora de noite fiquei lá namorando um pouquinho, vendo as luzes, ouvindo a musiquinha... Minha pequetita vai ser bem feliz nesse quartinho!

Comecei a sentir um pouco mais de fisgadas em direção à vagina, mas nada insuportável. Só que parece que eu vou fazer xixi quando vem a sensação... Ah, e esses dias pra trás eu estava morreeeendo de vontade de fazer xixi, mas a gente estava na rua, aí eu brinquei com o Nego que eu podia fazer xixi e nem ia ser presa, porque era só falar que a bolsa estourou. rs Fico toda preocupada que a bolsa fure comigo na rua. Deve ser meio feio. E dizem que o cheiro de amônia é forte...

Aurora ganhou uma banheirinha com suporte da Vovó adotiva Tania, mãe da Carol. Deve chegar essa semana! =D Ela já tem um baldinho desses de ofurô para bebês, mas eu estou um pouco cabreira com os primeiros banhos lá... Acho que, pro bebê, deve ser até mais gostoso, por causa da semelhança com a vida no útero, mas não sei como vai ser pra firmar o pescocinho...

Estou pensando em fazer um concurso em outubro, o que significa informar que estou amamentando e levar a Lola pra lá comigo. São 4h de prova; não sei se é melhor levá-la ou tirar leite e deixar pra alguém dar pra ela (Nego deve fazer a prova também). Por falar nisso, ainda não compramos uma garrafinha... Quero evitar a mamadeira nesse começo, pra não atrapalhar a pegar o seio.

Ah, essa noite o Arthur perdeu o sono de madrugada e veio pra internet. Diz ele que leu sobre o que fazer quando o bebê engasgar... Achei tão fofo! =)

23/08/2010 -> Nego com asma e Nega cansada

Nego anda com a asma meio atacada... Não chega a ser uma crise, mas ele fica com dificuldade pra respirar. E aí ele fica enfiado naquele nebulizador barulhento algumas vezes no dia e eu acho uma coisa tão violenta! Eu fico vendo, meio sem poder fazer nada, e pedindo a Deus pra saber lidar com qualquer problema que a Aurora tenha. Eu acho que nunca nem engasguei com nada, pelo menos nada sério - pelo menos não que minha mãe tenha me contado - e morro de medo só de pensar em ter que sair de casa correndo com ela pro pronto socorro. Até porque eu sempre acho que as coisas nunca vão dar tempo, que o taxi vai demorar, que vai ter trânsito... =/ 
Por causa da asma, hoje ele não foi a aula. E eu, por preguiça de levantar, não fui pra hidro. Tem sido muito bom dormir muito e eu sei que meu corpo está pedindo isso. Mas não posso abandonar de todo a hidro (como acho que fiz com a yoga), até porque só assim equilibro meu peso e posso me permitir um ou outro excesso sem culpa.
Hoje, por exemplo, fomos a um rodízio de pizza! =D Teve uma hora que dei uma pausa, pra recuperar as energias, e uma das garçonetes falou: "É, você já está bem cheia!" rs Cheguei em casa e fiquei sentada na cama, alisando minha barriga. Passei um pouco de óleo vegetal (o mesmo que venho usando no períneo) e fiquei carinhando a Aurora... Acabei dormindo. Levantei pra tomar banho, mas ainda me sentindo muito cheia e cansada. Me olhei no espelho e achei minha barriga tão enorme!! Estou grande e pesada... Sinto cada dia mais o aproximar do nascimento da minha filha!

ps.: a Norma, nossa vizinha, síndica e amiga, disse hoje pra gente que se eu entrar em trabalho de parto de madrugada, posso chamá-la pra nos levar pra maternidade! Super fofa!
ps2: recebemos pelo correio um quadrinho de presente da Deb-deil, amiga tão querida da nossa família. Me encanta esse carinho que continua por gerações!

22/08/2010 -> Foto com 8 meses

Esses dias pra trás pedi pro Nego tirar uma foto minha de roupinha de hidro, porque eu acho muito engraçadinha. Fico parecendo um DDD (lembra dos meninos gordinhos da propaganda?), olha:

Só ontem lembrei de passar a foto pro computador.
Convidei o Nego pra ir pra praia essa semana, porque toda grávida que se preze tem uma foto na praia, né?!

Quando eu olho pra baixo, parece impossível que tem um bebezinho praticamente todo formado dentro da minha barriga. Mas olhando de perfil e, principalmente, comparando com fotos antigas minhas, vejo como está enorme essa barriga e como definitivamente cabe uma gordinha enroladinha aqui!

Hoje fomos ao churrasco do Gustavo, meu irmão por opção. =) A Milena, filhinha dele e da Nila está liiinda, toda esperta, com 1 ano e 4 meses. Arthur até pegou no colo um pouquinho. Eu achei lindo. Ele vai ser o papai mais lindo do mundo, todo moreno-alto-bonito-e-sensual, com aquela pequetita se derretendo por ele... Foi o que um parente do Gustavo falou pra gente: que filha sempre se apega mais ao pai que à mãe. É... Eu já tô sabendo... rs

21/08/2010 -> Tudo bem com a pequena e ela está quase encaixada!!

Consulta com a Dra. Isabela sempre me faz bem! A Aurora parece que sente, porque fica mexendo bastante sempre que vamos lá. Ela olhou os resultados dos exames e viu que, realmente, estou com os triglicérides um pouco elevados, mas isso ainda é resquício dos dias em Minas. Ela conversou um pouco sobre os sinais do parto e que, se a bolsa romper, mesmo sem contrações, é pra ligar pra ela; ou se estiver tendo 3 contrações num espaço de 10 minutos. Peso foi pra 61kg (ui), coraçãozinho batendo normal (normal pra agitação da Aurora) e a menininha está com a cabecinha já lá embaixo, praticamente encaixada!!! Dra. Isa está muito confiante no nosso parto normal e acha que não vamos chegar às 40 semanas, não. Aaaaiii! Que ansiedade gostosa!!

Ontem de noite assisti ao filme Ligeiramente Grávidos, me identifiquei com várias coisas, tipo as ansiedades da grávida, a pressão que a gente às vezes coloca no companheiro, esperando que a dedicação deles tenha o mesmo foco que a nossa (tipo eu querendo que o Arthur lesse todos os livros e textos que eu li... vivo enchendo a caixa de e-mail dele com artigos... mas a maioria ele lê!) e claro que me emocionei na hora do parto. Arthur já ficou me olhando, esperando a hora que eu ia começar a chorar. rs

Ajudei um pouco com o almoço e lavei umas roupinhas de tricô da Aurora que tinha esquecido de lavar. O Nego terminou o almoço, fomos comer umas 15h, mas valeu a pena esperar! Meu marido é o rei da cozinha!! Aí depois eu morri! Vi a cama bagunçada me chamando e não tive como resistir... =) Quando acordei, o Nego já tinha limpado a sala toda e dado uma organizada nos móveis. Agora só falta nosso jogo de sofás chegar.

Ah, e sobre uma coisa que contei outro dia, que fiquei falando "De quem é esse pezinho??", bem... na verdade era a bundinha dela... rs Mas eu não sou obrigada a saber, né?!

20/08/2010 -> Cardiotocografia, resultado dos exames e um bocado de lágrimas

Desde que voltei pro Rio estou sempre parecendo uma esportista. Não tem roupa que me sirva direito e, pra não ficar com calça larga e blusa larga, acabo tendo que ficar meio esporte, com tênis e tal. Achei que esse dia não chegaria, mas chegou. Ainda mais com minha única legging preta decente suja - ou melhor, na fila pra ser lavada, mas a prioridade são as coisas da Aurora - o jeito é ficar de calça larga, blusa justa tendo que puxar pra baixo toda hora, tênis e um casaco pro frio. Uma coisa linda. Ainda bem que o Nego nem me critica. E ainda sorri pra mim aquele sorriso de "sua bobinha..." quando eu falo que estou feiosa.

De manhã fui a hidro e meio que comecei a evangelizar minha nova colega sobre fraldas de pano. =) Acho que coisa boa não deve ser mantida em segredo. E, inclusive, depois do parto da Aurora quero ir lá um dia contar o parto e incentivar a busca pelos métodos mais naturais.
Como a aula foi tranquila, nem cheguei morta em casa, logo, não precisei sonecar. E, também, dali uma hora Nego e eu estávamos saindo de casa pra fazer a cardiotocografia. Fomos de metrô pro centro e a consulta, que estava marcada pras 11h, só aconteceu por volta de meio-dia... Ainda bem que não temos que voltar mais lá! Porém, o médico foi bem atencioso, conversou, explicou como o útero é irrigado, como se dá a contração e ainda falou um pouco sobre evolucionismo e criacionismo. rs Bem, mas o exame em si é um parágrafo à parte. Vamos aos relatos:
Primeiro ele fez um ultrassom de leve, mediu o cabeção da Lola, identificou algumas partes, mas sem me mostrar nada. E eu também não entendi nada, porque parece que a gente deu foi muita sorte com nosso médico oficial de ultrassom: a máquina dele é  poderooosa. As imagens de hoje estavam bastante confusas pra mim. Daí depois que ele achou o coração - ahhh, detalhe: isso tudo com muito pouco gel (miséria!) e fazendo uma pressão desnecessária na minha barriga!! Aí depois ele deixou uma pelota de gel no lugar que mais ia pegar os batimentos cardíacos e passou umas faixas de 1952 na minha barriga, que me fizeram sentir um tanto equina (sem trema é tão estranho, parece esquina sem S, mas eu quis dizer que é relativo a cavalo, tá?), com uma baita barrigueira. E em dois lugares ele prendeu dois monitores e deixou lá rolando, enquanto explicava pra gente o funcionamento do exame. A Lola estava tranquila e aí ele judiou dela. Colocou um negócio que parecia um brinquedo barulhento, tipo um reco-reco, bem na cabeça dela. Aí o coraçãozinho dela disparou!!! Fiquei morrendo de dó! Falei pra ela que já tinha acabado, que eu estava ali, e ela se acalmou. Era parte do exame ver se, quando ela se mexe mais, o coração acelera pra poder irrigar o cérebro melhor. Necessário, mas maldoso!

Saímos de lá e fomos direto pra Tia Leda, que salvou a gente de novo com o almoço... Ah, mentira, antes passamos no laboratório pra pegar o resultado do exame de sangue e urina. Notei algumas alterações e fiquei tristinha, mas só vou saber ao certo se tem motivo pra preocupar amanhã, na consulta com a Dra. Isabela.

Em casa coloquei na máquina as últimas coisas da Aurora: edredom, cobertor, saco de dormir (não é tudo a mesma coisa?? Não!), capa de carrinho e bebê conforto. Achei que não fosse funcionar (porque esses dias pra trás tentei lavar o nosso edredom e ele ficou cheio de sabão), mas até que deu certo! Enquanto a máquina trabalhava, fiquei vendo tv e embanhando os paninhos de limpar bundinha da Aurora - que eu fiz a partir de algumas fraldas usadas que a gente ganhou, cortando tiras de mais ou menos 18x7cm. Sempre no esquema do "lavou, tá novo"! Melhor que gastar zilhões de algodões e muito melhor que lenços umedecidos!

E eu continuo muito chorona. Tudo me deixa triste e preocupada... Tudo tá ruim. Tudo eu brigo e não sei conversar direito. Toda hora faço manha. Não sei se é hormonal. Mas é um saco. Hoje chorei horrores porque acabou todo meu dinheiro e o Nego ainda não recebeu o cartão novo dele, então a gente não tem como fazer saque...e amanhã tem consulta médica!! Eu fico com medo da gente não dar conta... dos afazeres, da grana... O Arthur vai precisar trabalhar, por mais que eu não goste nem de pensar em perdê-lo por várias horas no dia. Acho que vida de gente grande é assim mesmo, né... =/

19/08/2010 -> Sobre a famigerada lei das palmadas e as arrumações pela casa

Nego sentiu mal de noite e foi deitar na sala pra não me incomodar. Eu me sinto mal sempre que isso acontece, porque, no fundo, eu me sinto tão bem por dormir sozinha com meus travesseiros!! Quando ele viu que eu tinha acordado, foi deitar na cama e está dormindo até agora, meio-dia...
Essa manhã rendeu bastante! Lavei manualmente as roupinhas que faltavam da Lola, recolhi e dobrei as fraldas e agora estou no processo de tirar poeira de cada lugarzinho do quarto dela.
De vez em quando me pego com um medinho do nascimento dela, do parto, da rotina com um bebê em casa... Mas estou tão doida pra ter minha filhinha nos meus braços, conhecê-la, tirar sonecas com ela do meu lado... Conversei com ela um pouco hoje. Percebi que nessas últimas semanas, justamente quando a audição dela mais está desenvolvida, eu tenho falado pouco com ela. E até cantado menos... Ando tão ocupada com coisas práticas do dia-a-dia, com essa arrumação da casa, que acabo deixando passar. E fico com medo de, quando ela nascer, também não conversar com ela o suficiente, só meio que ficar carregando-a de um lado pro outro, ocupada demais com os afazeres. Acho engraçado esse medo que eu tenho de conversar pouco com ela... Eu sou é muito tagarela!
Mas aí hoje eu contei pra ela que, quando ela estiver pronta, eu também estarei. E que vou ajudá-la a nascer... e a crescer... pra um dia ela sair por aí, ter a vida dela, os filhinhos dela... Mas que, até lá, teremos muito tempo juntas! Pra aprender a falar, aprender que ela pode sempre se expressar e dar sua opinião.
Falando nisso, lembrei da coisa da palmada. A princípio achei a lei abusiva, como se quisesse se intrometer no modo de criação dos pais. Eu conheço ótimos pais que já deram palmadas e não acho que isso tenha feito as crianças ficarem violentas. Tá, talvez, sem as palmadas, elas fossem até mais tranquilas... O fato é que eu já levei uns tapinhas, mas foram muito poucos. Na verdade só me lembro de um tapinha na mão que o Túlio me deu porque eu estava colocando os pés meio sujinhos no sofá da Vovó (não sem antes ter me avisado que se eu fizesse de novo ganharia um tapinha). Eu chorei horrores enquanto ele segurava minha mão e, depois o tapa foi algo meramente simbólico. Foi até engraçado. Acho que ele deve ter ficado com o coração partido, mas tinha que manter sua palavra. Outra vez foi quando a família estava sentada/deitada conversando na cama do Vovô e da Vovó e, não sei se não me cabia, ou o que, mas eu fiquei com ciúmes por não estar lá e taquei um chinelão Raider do meu vô bem neles. Meu vô, na mesma hora, mandou o chinelo de volta em mim. Eu tinha uns 7 anos nesses dois acontecimentos. Minha mãe eu não lembro de me bater... Lembro de ser segurada firmemente e ter as bochechas esmagadas, pra prestar atenção nela, mas quase sempre isso me fazia rir. Acho que faltou um pouco de castigo na minha infância, pra eu ser um pouco mais obediente. Meio que aprendi a ir dando um jeitinho aqui, outro ali, e a ir deixando tudo conforme minha vontade. Eu acho que a Aurora não vai "precisar" apanhar, porque, desde o princípio, vou conversar com ela, explicar o que pode e o que não pode e porque não pode. Ela vai ser uma menina inteligente e vai entender. Acho que castigo funciona bem, essa coisa da privação de algo faz a gente pensar duas vezes antes de fazer bobagem de novo.
Acho que a lei vai trazer um problemão pra muitos pais, porque, de uma hora pra outra, vão ter que se acostumar com novas ferramentas pra lidarem com os filhos. Mas vai ser algo muito bom pras futuras gerações, que vão TER que aprender a conversar para resolver seus problemas. Quem sabe, a partir daí, não chega a paz mundial?

Fomos almoçar na Tia Leda e lá imprimi os cartõezinhos pra colocar junto com a lembrancinha de agradecimento para as visitas. Vai ficar fofo! Depois compramos uma frutinhas e viemos pra casa. Dei mais uma mexida no quarto da Lola, encontrando os melhores lugares pra guardar as coisinhas dela. Graças a Deus o armário é enorme e não vai faltar lugar. É só porque eu gosto de organizar e categorizar tudo mesmo. "Roupas que ela vai usar logo, roupas e acessórios pra daqui alguns meses, sapatinhos, roupa de cama, roupa de banho, fraldas, acessórios para higiene..."
Lavei meus pijamas que vou usar na maternidade e em casa, durante a amamentação. Acho que amanhã finalmente vai dar pra arrumar a mala da maternidade!

Arthur colocou as prateleiras no nosso quarto. Verdadeiro serviço de pedreiro! Fico toda orgulhosa! De aniversário ele vai ganhar uma furadeira bacana. =)
Agora faltam as prateleiras do quarto da Lola, que a gente ainda não decidiu se vão ficar na madeira mesmo ou se vamos pintar. Eu prefiro pintar com cores claras, mas não sei quantos dinheiros envolve fazer isso... Até porque corante a gente tem, mas não sobrou nada de tinta branca pra misturar... =/

Agora mesmo minha barriga deu uma super contraída que eu até fiquei assim: "Uai, será??", mas não teve dor nenhuma. Mas acho que é um sinal de que daqui pra frente, as coisas vão começar a aumentar... e, finalmente, nossa Aurora vem pra fora!

18/08/2010 -> Pesadona

Hoje, pela primeira vez, senti a diferença de peso ao sair da piscina da hidro. Foi uma mudança enorme, me senti muito pesada mesmo! E durante a aula senti umas fisgadinhas na barriga, mas dessas tipo "dor de lado", quando a gente fica um tempo sem se exercitar. Aí fui respirando fundo, soltando pela boca e melhorou.
Conferi o peso no vestiário e ainda estou com 60kg e uns quebrados.
Ah, uma colega de hidro disse que ficou tentando lembrar o nome da Aurora assim: "É o nome de uma princesa da Disney... Acho que é a Bela Adormecida..." rs Viu, ainda nem nasceu e já tem um nome marcante! =)

Senti a Aurora meio diferente na minha barriga e estou com medo de ela ter deitado de novo... =/ Ainda bem que sexta-feira consegui marcar a cardiotocografia e aí fico sabendo a posição dela!

Fiz um almoço improvisado. Nego estava morrendo de sono e nem almoçou comigo. Saí correndo pra faculdade, pra uma aula looonga que pareceu ainda mais longa por ter que ficar sentada o tempo todo. Conversei com a professora sobre a gravidez e a licença médica e ela foi super boazinha. Não vai ter prova, só 5 planejamentos de aula pra entregar até o fim do semestre. Acho que vai ser tranquilo. E nem tem muito texto pra ler. Ufa. Mais tempo pra dormir entre mamadas...

Recebi visita do Tomás! Assei pão-de-queijo e ficamos conversando... Depois passei as roupinhas da Lola que lavei ontem e coloquei as fraldas todas na máquina. Amanhã cedo lavo na mão as roupinhas delicadas e meus pijamas chiques de maternidade e, aí, se secarem até de noite, posso arrumar a mala da maternidade. 

Teve uma hora hoje que Aurora enfiou o pezinho na minha barriga e formou um carocinho tão gostoso! Dava pra ver pela blusa! E eu fiquei toda retardada conversando com ela: "De quem é esse pezinho?? De quem é esse pezinho??" (Porque, como todos sabem, quando a gente fala com criança, tem que repetir a mesma frase várias vezes: "Ooooi! Oooooi! Oooooi!" - imagine isso sendo dito com um aproximar e afastar de cabeça. Por que a gente é assim???)

17/08/2010 -> Estou cansaaaada...

Já me acostumei a acordar com as mãos inchadinhas. Depois elas voltam ao normal.
Acordei cedo pra fazer exame de sangue, com jejum de 8 horas. Nem foi tão difícil assim, só me senti mais cansada caminhando até o laboratório. Só que, chegando lá, a moça me fala que era jejum de 12 horas! Aaahh, tá de sacanagem comigo, né?? Eu liguei antes pra saber o tempo de jejum e me falaram 8 horas!!! Aí fiz todos os exames menos o lipidograma, que era o que tinha que ser com 12 horas. Voltei pra casa e dormi, pra não sentir fome, já que achei melhor fazer esse exame hoje mesmo, pra não ficar corrido no resto da semana.
Nossa, e COMO eu dormi!!! Que delícia! Acorde quase meio-dia, fiz xixi na canequinha - que também tinha ficado faltando entregar no laboratório - e voltei pra tirar mais sangue. Dessa vez o Nego já tinha voltado da faculdade e foi comigo.
Aí a gente almoçou na Tia Leda e fizemos uma hora. Pedi pro Nego ver minha pressão e estava normal (baixa, como sempre). Mas eu senti que estava com os batimentos beem acelerados. Conferi e, realmente, estava com 120bpm, sendo que o normal em repouso é entre 60 e 80. Depois me acalmei e voltamos pra casa. Tudo com a maior lentidão e, mesmo assim, me senti cansada. Deitei um pouco, mas estava difícil de respirar... E como eu tinha zilhões de roupinhas e fraldas pra lavar, a consciência pesou e eu me levantei. Separei entre roupas que a máquina não vai estragar e roupas que podem estragar, ou com cores fortes. Essas vou lavar na mão assim que o varal voltar a ter espaço... As meias da Lola, inclusive, tive que colocar em cima da máquina mesmo, porque não cabia no varal! Vamos comprar um de chão, pra colocar na varanda (até algum vizinho reclamar). O Nego ficou babando nas meinhas estendidas: "Coisa mais gostosa do mundo!!" rs Ele é muito lindo! E a Aurora vai ser apaixonada com o papai dela!

Ah, ontem a Aurora soluçou e eu senti os pulinhos mais pro lado direito. Hoje foi pro lado esquerdo. Não sei se ela está rodando ainda ou se o soluço é mais perceptível num lugar e depois em outro...

Acho super bonitinho os tiozinhos que moram na rua (ou que ficam na rua pedindo trocados) sempre falaram alguma coisa, tipo "Tudo de bom pro seu bebê". Hoje teve um que primeiro mexeu com o Arthur, por causa da camisa do Flamengo e, depois, falou "Oi... Baby!" rs

Lina falou comigo sobre um tal de CineMaterna, um projeto com sessões de cinema para mães, pais e bebês! Entrei no site e vi que tem um cinema aqui pertinho de casa que participa do projeto! Show!

16/08/2010 -> Início da lavação de roupas da Aurora e a busca por um pediatra se inicia...

Dormi muito bem, tendo, de vez em quando, visões de tecidos fofinhos.
Aaah, esqueci de contar, mas faz uns dias que o Nego disse que sonhou que a gente estava deitado e eu tive minha primeira contração! =)
Não consegui levantar a tempo de ir pra hidro... E o Nego, com asma, matou aula. Fiz um chá de assa-peixe pra ele e acho que vamos curtir bem esse dia nublado...
Achei que fosse lavar todas as roupas da Lola hoje, mas só a roupa de cama e toalhinhas encheram a máquina! Amanhã espero que esteja tudo seco pra passar pras roupinhas e fraldas. Detalhe: sabão de coco, apenas! E pouco! Eu não sou alérgica a nada, mas o Nego é. Por via das dúvidas, tudo da Lola vai ser o mais natural possível, desde fibras até produtos de limpeza.
Fomos à pediatra, mas não gostamos dela... Meio esquisita, não conversou direito e não sabia o que era sling! Tive que explicar e aí ela falou que pra recém nascido não é muito bom. Vê se pode! Sling é indicado até pra bebês prematuros! Doida...
A outra pediatra homeopata que eu tinha achado não atende mais pela Cassi e ainda é amiguinha do antigo obstetra monstro!
Ai, ai... Nova peregrinação... Acho que vamos ter que optar por um pediatra alopata mesmo. Saco. Pedi indicações pro pessoal do Ishtar... Agora é aguardar e pedir a Deus pra algum dos médicos ter convênio com a Cassi!

O Arthur ficou tão grávido na nossa gravidez! Teve de tudo: desejo, sono, engordou uns quilinhos e agora está com anemia! Isso é que é ser companheiro! rs

ps.: chá de assa-peixe foi formidável. E eu fiquei me achando A mamãe! =)

15/08/2010 -> Finalmente o enxoval está pronto!


Seis horas caminhando, ultrapassando em cinco horas aconselhado por todos os profissionais da saúde. Mais de mil reais em compras. E uma satisfação que não tem como descrever!

Fiz uma lista pro Nego e outra pra mim, pra gente não ter que ir junto em tudo. Claro que pra mim deixei as coisas que a estética era fundamental, porque eu ainda acho que ele não tem muito bom gosto... rs Mas em relação à qualidade das coisas, ele está super de parabéns! E foi econômico também! Conseguiu um jogo de lençol mais barato que eu!
Compramos coisas lindas... Saco de dormir, edredom, manta, roupinhas, coisas para higiene, mordedor com chocalho, protetores de tomada, cabides, capas para carrinho e bebê conforto, travesseiros, álbum do bebê, mala de maternidade, mosquiteiros para berço e carrinho, colchão, entre outras miudezas. Levamos de volta o carrinho-problema e vamos receber o dinheiro de volta essa semana. E compramos um carrinho bem parecido com o nosso, porém mais leve e sem os defeitos! Ah, e, pra alegria do papai, é vermelho e preto... rs
Tia Leda teve uma paciência e disposição de ouro!! Levou e trouxe a gente, caminhou bastante comigo, ajudou a carregar e a vigiar sacolas.
Ao final da feira eu estava pedindo arrego, com a lombar dando pontadas. Pelo menos a Perinatal da Barra estava ali perto, caso todo meu esforço fizesse a Aurora querer nascer.

Em casa, conferimos as coisas, tiramos dos plásticos e levamos pro quarto da Lola. Ficamos lá babando um pouco... Mas é engraçado, como disse a Carol, parece que agora só falta ir buscar a Aurora no aeroporto! Ainda mais agora que ela está ficando mais quietinha, até parece que ela não mora dentro de mim, mas que vai chegar de algum lugar... Doideira.
Ganhei massagem nos pés - que nem incharam!! - do Nego... =) Vimos um pouco de tv e fomos pra cama. Tenho hidro amanhã cedo e ele tem aula...

ps.: percebi que agora, quando deito de barriga pra cima, já quase não sinto fora de ar. Li que isso aconteceria quando a Lola tivesse encaixado a cabeça na minha pelve, deixando, assim, o diafragma mais livre. Eu tenho praticamente certeza que ela está encaixada.

14/08/2010 -> Hormônios, vocês voltaram!

Noooossa, hoje eu chorei demais!! Parece que fui invadida por hormônios novamente. Deve ser mesmo, com o parto se aproximando. Me senti uma inútil, que não sabe fazer nada e, quando faz, faz errado. Fiquei desolada por ver que não sei cozinhar e, pior, não tenho nem criatividade pra montar um cardápio, então como vou fazer com as comidinhas da Lola??? 
O Nego me abraçou até eu acalmar, disse que isso era uma bobagem e eu até acho que é mesmo, mas eu só sabia chorar... rs

É muito bom passar na porta do quarto da Aurora e ver o bercinho dela lá... Minha menininha!

Ah, fizeram a troca do carrinho, mas o outro também veio uma bosta. Ou seja, vamos pegar o dinheiro de volta e comprar um de outra marca. Saco, viu... Ainda bem que a feira já é amanhã e que a Tia Leda vai levar a gente.
Fiz uma super lista de coisas que ainda faltam, mas tô com medo de não aguentar ficar andando pra achar tudo. Claro que já pesquisei o preço de cada item na internet, pra saber se está valendo a pena comprar na feira ou pedir online. E marquei com um iluminador os itens mais urgentes e que é mais fácil achar na feira (a maioria são coisas que é legal tocar, tipo manta, lençol, toalha...).

Nossa casa está uma zona. Estamos em processo de remodelagem da sala. Acho que semana que vem tudo vai estar mais bonitinho. Minha mãe chega dia 5, então temos que estar em condições de receber visita tão ilustre! =) Eu estava comentando com o Arthur que minha mãe é muito legal, que ela vai vir pra ajudar a gente e eu sei que não vai ficar dando palpite, ensinando como que faz e me fazendo sentir uma inútil, como eu imagino que aconteça com algumas mães que acham que só o conhecimento dos antigos é válido. Ela, hora nenhuma, sequer fez cara de susto. Nem quando eu disse que o banho ia ser no balde, que a fralda ia ser de pano, que o parto ia ser sem anestesia... Minha mãe é a mais legal do mundo! Tomara que eu saiba ser que nem ela, capaz de deixar a Aurora tomar suas próprias decisões e seguir seu coração.

13/08/2010 -> Cinema, massagem e visita à maternidade. Vida de mãe é cheia de delícias!

Ontem Nego e eu ficamos em casa o dia todo - quer dizer, ele deu uma saidinha pra pagar umas coisas - porque tínhamos que esperar o montador do bercinho da Lola! Mas o viado não veio!!! Aliás, até parece que houve um problema de verdade, mas é tão chato ficar em casa por conta e não acontecer o combinado...
De noite fomos ao cinema super namorados! Foi uma delícia! O Nego me convidou e eu até pensei em recusar, porque sou muito mão-de-vaca, mas aí pensei que depois que a Aurora nascer vamos ter poucas chances de ir ao cinema e agora era a hora de aproveitar. Mesmo eu estando toda roliça, o Nego olha pra mim como se eu fosse a namorada mais linda do mundo e eu acabo acreditando. Me faz um bem enorme!

De madrugada acordei com uma dor bem entre o peito e a barriga - é o estômago aqui? -, sem saber direito que tipo de dor era: se queimava, se doía... Aí, por fim, percebi que era como dor-de-barriga, só que mais pra cima. Imaginei que, como pra baixo já está muito ocupado, o volume que queria sair se concentrou em cima. Nego ficou todo preocupado achando que a Lola tava nascendo. rs Passei uns bons minutos no banheiro e tudo se resolveu.

Acordei cedinho pra tomar banho e ir pro meu spa! Lembra que eu ganhei do Arthur de Dia das Mães duas horas de massagens num spa chiqueréééésimo daqui? Então, agendei pra essa sexta-feira 13, porque eu não acredito em azar. Foi ótimo, super relaxei! Quanto mais quietinha eu estava, mais a Aurora mexia. Uma gracinha. As moças estavam super preparadas pra atender a gestantes e uma até conversou bastante comigo sobre gravidez e filhos. Talvez um pouco demais. O final da massagem poderia ter sido mais relaxante se eu não tivesse tido que conversar.
Na volta passei nos Correios pra postar uns coletores que vendi e achei que fosse desmaiar, porque acabei ficando muito tempo de pé, mas dei conta de chegar em casa e tomar um banho pra tirar o óleo da massagem. Enquanto eu estava no banho o tio da montagem do berço chegou. Enquanto ele montava o berço, um tio eletricista que chamamos veio fazer o orçamento de uma tomada pra gente mudar o computador de lugar na sala. O bercinho ficou liiiindo! Nego e eu ficamos lá no quartinho dela namorando, imaginando a gorda ali... E ele disse "Não quero sair daqui, não!" Lindo... Mas a fome falou mais alto - já eram umas 14h! -  e aí fomos pra casa da Tia Leda comer comidinha da Socorro. Tinha abóbora! Delícia!
Nem descansamos muito depois do almoço, porque tínhamos visita marcada na Perinatal pra conhecer a maternidade. Gostamos muuuito. O quarto é um luxo, cheio de luzes que podem ser controladas como a gente quiser, até escurecer o quarto todo. A temperatura a gente controla também. As pessoas são super atenciosas. Não pudemos ver nem a sala de cirurgia nem a de parto humanizado, mas eu tô achando que a Lola vai nascer é no quarto mesmo... =) Só não gostei de TER que deixar o bebê no berçário um pouquinho. Eles rotineiramente deixam o bebê uns minutos numa estufa, pro pediatra avaliá-lo. O pai pode ficar perto fiscalizando, mas eu não queria que tirassem minha Lola de perto de mim nem um poucotinho! Tomara que o pediatra da Dra. Isabela seja bem legal e deixe essa parte de lado!
Voltamos pra casa cansadinhos... Inclusive, estou numa super vontade de cochilar. Alugamos DVDs novos, mas acho que vão ficar pra amanhã...

11/08/2010 -> Inchando levemente, porém frequentemente...

Acordei com os dedos das mãos todos gordinhos também... Não assustei, porque isso aconteceu antes e depois ficou normal.
Comi minha bananinha amassada com granola e leite - que saudade que eu estava!! Eu sei, se quisesse comer isso em Campo Belo, podia. Mas não é tão fácil comer saudavelmente quando há roscas e pães variados na mesa... E fui pra hidro!!! Que delícia! Uma amiga que fazia comigo já ganhou bebê e hoje tinham duas mamães que eu não conhecia, que nem têm barriga ainda. Eu fiz a aula toda, mas senti um pouco de dificuldade pra fazer os exercícios. Tipo, não estava tão ágil como antigamente (3 semanas parecem uma vida... rs).
Em casa comi uma maçã, sentei na frente da TV e bateu um soooono... Dormi gostoso com o Nego, que capaz que nem me viu sair. Acordei com o interfone: o berço da Lola chegou!! Amanhã eles vêm montar. =D
Fui embanhar mais umas fraldinhas e aí deu fome. Não ia dar pra cozinhar nada rápido, aí o Nego perguntou pra Tia Leda se a gente podia almoçar lá. E assim foi. Da casa dela, fui pra Unirio e fiz minha matrícula desse semestre. Duas matérias só, afinal, vou ter que dar conta das leituras sozinha em casa, entre uma mamada e outra... Vou ficar de licença 3 meses, e espero só tirar assim que a Lola nascer.

Na volta pra casa comprei um presente pro Nego, que eu estava devendo de Dia dos Pais... Que feio... Mas é que ele me deu o Spa de Dia das Mães, né... Então eu estava me sentindo muito pressionada, sem saber o que comprar pra ele! Comprei um jogo de tulipas - descobri que copo de chopp chama tulipa - com uns dizeres legais e um abridor de garrafa que a gente grava um recado, pra pessoa ouvir sempre que abrir uma garrafa. Ah, e, claro, duas cervejas, pro Nego poder estrear o presente. Vi que uma tia no supermercado me olhou com uma cara muito estranha quando me viu, barriguda, com uma garrafa em cada mão. rs Aaahh, no shopping fui também a uma loja de aviamentos comprar linha branca pras bainhas das fraldas e aí uma senhora falou com a vendedora: "A moça vai ter o bebê na sua loja!". Eu olhei e sorri, aí ela "Sua barriga está muito baixa!" Já acostumei com esse comentário, mas o que vale é o que o dedo da Dra. Isabela diz.
O Nego gostou de presente e já bebeu ele todo. =)

Acabei de passar as bainhas e vi agora que meus pés estão novamente gordinhos... Agora tem sido assim, toda vez que eu caminho um pouco além da conta... =/ Ou seja, cama e pés sobre travesseiros!

ps. rapidinho: chegou mais um fraldinha chinesa, mas as melhores são mesmo as japonesas, que são de 100% algodão na parte que encosta no bumbum do bebê. Aí conversei com o Nego e já pedimos mais 4.

10/08/2010 -> Consulta e afazeres domésticos inacabados

Já não durmo bem... Parece que o corpo não descansa...
De manhã, Nego e eu começamos a preparar o almoço, mas ele me liberou da tarefa e acabou sozinho. Ele percebe que eu já não estou bem disposta, por causa do peso, das costas e tal, e nem pede pra eu fazer muita coisa. Só mesmo pra dar uma arrumada na casa (as malas estão bagunçadas até hoje...). Quanto mais eu me canso, mais disposição ele arruma.
Enquanto as panelas estavam no fogão, aproveitamos pra conferir as roupinhas da Aurora, ver se estamos precisando de alguma coisa... Anotamos alguns itens pra procurar na feira, mas, no mais, já está tudo muito bem encaminhado.

Fomos pra consulta com a Dra. Isabela. Ela, linda como sempre, falou do parto normal, das expectativas, de manter a mente aberta pro que precisar ser feito... Porque muita mulher quer ter normal a todo custo, sem analgesia, sem episio, e acaba prejudicando o trabalho de parto. Mas eu sei que ao menor indício de sofrimento fetal, posso confiar nela, que ela vai agir corretamente.
Depois de quase uma hora conversando, explicando, perguntando, fomos me examinar. 60kg, mas a doutora nem me xingou. Coraçãozinho da minha pequena está ótimo, um cavalinho trotando! E a Dra. Isabela apertou a cabecinha dela, disse que já está bem firme, quase não mexe. Mas não falou se isso significa que ela encaixou. 
Aí teve também a parte chata, de enfiar o dedo na minha intimidade, pra conferir se o colo do útero está fechadinho. Sim, está. Isso significa que ela ainda tem um tempinho aqui dentro. Que bom. =) Engorda bem, filhotinha, vem com muitas preguinhas pra mamãe!

Nego e eu voltamos cochilando no ônibus, que deu um monte de volta. Chegamos em casa e lanchamos. Chamei o Nego pra deitar um pouquinho comigo, mas ele falou que ia arrumar a cozinha que tava cheia de trem do almoço. E que eu descansava mais sem ele... Aaaahhh, eu mereço tanta lindeza??? Dormi um pouco mais de uma hora, foi uma delícia!
Aí levantei e fui fazer bainha nas fraldas sem bainha da Lola. Mas senti meus pés meio que formigando e, quando olhei, estavam meio gordinhos... Aí parei e botei pra cima. Logo o sono veio de novo e eu aproveitei, afinal, em algumas semanas acaba essa mamata!

09/08/2010 -> Dia produtivo e algumas reflexões...

Ahh! Esqueci de contar!!! Na última noite em BH sonhei que tinha tido um menino! Todo cabeludinho! E estava dando de mamar, ele não pegava o seio direito, mas eu não sentia dor. Sentia uma sensação gostosa, o leite saindo... Mas tinha que ficar reposicionando meu filho toda hora, pra ele sugar direito... Aí acordei e fiquei com esse sonho na cabeça, tanto que tive outro: estava grávida, era um menino, mas a gente só tinha comprado e ganhado coisas pra Aurora e eu estava preocupadíssima porque não tinha nada para o.... e quem diz que eu lembrava o nome do menino??!! hahaha O Arthur ficou super bravo comigo, mas eu só sabia que nosso próximo filho, se fosse menina, seria Aurora. Mas esse que eu estava esperando, não lembrava o nome de jeito nenhum... rs
Quando contei os sonhos pro Nego ele falou que tem outro bebê aqui. Que ainda não vimos no ultrassom porque a Aurora tampou ele, mas que são dois. Ui, isso não é hora de descobrir que são gêmeos, não, Nego! Nem de brincadeira!

Tem horas que eu acho que o Arthur está mais preparado que eu. Pelo menos ele não demostra ter o medo que eu às vezes tenho. Parece que ele sabe melhor que eu que tudo vai dar certo, que a gente vai aprender tudo na hora que precisarmos. Ou isso, ou é aquela coisa de homem, de simplesmente não preocupar com certas coisas, nunca. Que nem eu li na revista que comprei, que um pai levou o filho pra acampar e o filho precisou de um remédio; o remédio estava lá na bolsa - parabéns, papai! -, mas o pai não sabia quantas gotas tinha que dar - solução: ligar pra mamãe... Do mesmo jeito que eles não se lembram de comprar mais papel higiênico quando está acabando (essa semana quase fiquei na mão, literalmente. Eca!!) ou do costume de jogar todas as roupas na máquina, sem separar por cor... E tantas outras coisas que os homens fazem, ou deixam de fazer, que nos deixam loucas, mas que, na verdade, deveriam é nos ensinar a sermos um pouco menos neuróticas. Pelo menos nesse lance da gravidez e da preparação pra criamos nossa Aurora, eu acho que vamos encontrar o equilíbrio.

Mas, pra dar uma colher de chá aos homens, têm umas coisas "básicas" que parece que pouca gente sabe. Por exemplo, hoje compramos sabão em pó de côco pra lavar as roupinhas da Lola (é mais natural que os outros sabões) e aí eu me preocupei em lavar a máquina. Esse procedimento deveria ser feito a cada 2 meses e isso vem escrito até no manual da máquina!! Mas quem faz isso? A máquina aqui de casa estava horrorosa, cheia de resíduo de amaciante, cheia de poeira por dentro... Dei uma bela limpada com uma buchinha molhada e depois fiz o processo da lavagem: meio litro de água sanitária e deixar a máquina operar um ciclo completo. Me sinto melhor! Agora é só lembrar de fazer isso sempre. Talvez faça no mesmo dia do degelo da geladeira, assim não dá pra esquecer.

Ah, então, eu matei hidro hoje... Apesar de estar doida pra ir, não tinha comida em casa, então não ia dar tempo de lanchar na rua e depois ir... Achei melhor deixar pra recomeçar quarta. Tomei café com o Nego na padaria e fomos fazer compras no supermercado. Almoçamos na Tia Leda e eu percebi que 3 semanas em Minas me fizeram esquecer que aqui se usa dar dois beijinhos... rs Ah, e o cheiro da maresia?? Que delícia! Eu já estava tão acostumada que mal percebia... É bom ficar um tempo fora de casa e, ao voltar, achar tudo super legal.

Por telefone agendei a visita à maternidade e a entrega (ou melhor, substituição) do carrinho. E ainda pedi que ele fosse montado na loja por um técnico, antes de vir pra cá, pra não termos problema de novo. A menina tá quase nascendo!!

Comecei a fazer a lista das coisas que ainda faltam no enxoval da Lola, com a média de preços, pra comprarmos na feira o que estiver compensando.
Aahh!! E, falando em gastos, olha que notícia maravilhosa: mamãe ligou pra me dizer que a Vovó Ângela se ofereceu pra pagar o plano de saúde da Aurora!! Eu nem acreditei!! Arthur também ficou sem saber o que dizer. É um alívio muito grande, porque a gente não ia abrir mão do plano e isso ia apertar nossa renda um pouco mais. Obrigada, Bisa Abuela!

Ah, ontem comecei a hidratar o períneo e a massageá-lo. Foi esquisito, até porque tive que equilibrar um espelho no meio das pernas, pra ver bem onde eu estava indo. É engraçado como a gente não conhece nada nosso corpo...

Amanhã temos consulta com a Dra. Isabela!! =D Acho que ela vai saber falar, só de pegar na minha barriga, se a Lola encaixou ou não. Tomara!

08/08/2010 -> Rio de Janeiro: lar, doce, lar... (Ou: "Quando eu menti a idade da Aurora")

Acordei querendo ter acordado mais tarde, pra não ter que esperar tantas horas até dar a hora de voltar pro Rio. Mas tive fome, então levantei, lanchei, deitei de novo e consegui rolar de um lado pro outro até finalmente adormecer. Acordei de novo às 10h e aí comecei a me arrumar pro almoço e pra partida.
Vi um pouco de TV. Foi bem pouco mesmo, mas chorei duas vezes. Primeiro com uma reportagem esportiva, onde a menininha estava toda orgulhosa da mãe, que fazia um esporte radical lá no mar, que não sei como chama. Fiquei pensando se a Aurora vai se orgulhar assim de mim. Eu não faço nada radical, mas faço artesanato! rs E depois vi um comercial liiiindo do Mastercard, que a menininha está banguelinha e morre de vergonha, aí o pai compra um estojo de canetinhas e colore o dente da frente, pra ficar que nem ela. Aí, só de contar as lágrimas brotam de novo! Muito lindo!! Como será que eu vou lidar com esses problemas infantis? Eu bem lembro que parece o fim do mundo; eu fui uma criança que passou muita vergonha, por pura bobagem, mas eu morria. Tipo que nem a vez que eu não consegui desenhar o coleguinha numa atividade da aula, porque não sabia fazer um nariz. E aí comecei a chorar. E menti pra professora que estava com saudade da minha mãe. rs Olha que bobagem... Mas pra criança isso significa muito. E eu espero ter sensibilidade pra saber lidar com os dramas da minha filha.

Titia e eu saímos de casa à 1h, almoçamos e fomos pro aeroporto. Ela foi se despedindo da Aurora no carro, explicando pra ela que em breve se veriam de novo. Me desejou uma "boa hora" ao me deixar e aí fui fazer o check-in.
Havia aquela preocupação de me barrarem na hora da viagem, porque as empresas aéreas pedem um atestado médico autorizando a viagem em avião de cabine pressurizada para grávidas acima de tal semana de gestação. Pelo site, esse prazo seria acima de 27 semanas. Eu até tentei pegar esse atestado por fax com a Dra. Isabela, mas ou ela não teve como passar por fax, ou ela nem recebeu minha mensagem pedindo que fizesse o envio. Aí já fui pensando em como faria pra enganar o pessoal do aeroporto, caso quisessem implicar comigo. Primeiro escolhi o vestido mais larguinho, que menos mostra a barriga em sua enormosidade - mas, em compensação, me deixa ainda mais capivara (Nego me chamou de capivara esses dias, olha só como ele é carinhoso... rs). Segundo passo, caso vissem a gravidez, eu ia falar que estava com 5 meses. De gêmeos! rs Acabou que resolvi assumir a gravidez pra não ter que entrar na fila do check-in e só tive que preencher um papel informando dados pessoais e mês de gestação. Aí coloquei um 5º/6º e vi o moço marcar a dispensa de atestado médico. Ufa. Entrei logo pra sala de embarque, pra não ter mais problema.
Ou seja, Aurora, sua mãe mentiu sua idade!!! Me senti péssima. Mentira, não senti não. Fiquei até orgulhosa por ter burlado tão graciosamente o sistema - bem estúpida essa regra, convenhamos. Afinal, cada um pode alegar a idade gestacional que quiser! Só basta um vestido bem larguinho...

Ah, comprei minha segunda revista Crescer pra ficar lendo na sala de embarque. =) O vôo gerou o friozinho na barriga de sempre, carinhos na Lola e um pouco de música, pra não passar meu nervosismo pra ela. Ela deu umas cutucadinhas durante o vôo, mas nada desagradável. É minha caroçudinha! Um bebê chorou bastante, acho que por causa da diferença de pressão nos ouvidos... =/ Fiquei toda preocupada... Acho que não vou andar de avião com a Lola enquanto ela não souber mascar chiclete.

Nego e Tia Leda foram me buscar no aeroporto. =) Ela nos deixou em casa. A minha casa!! Que está uma bagunça, mas que é a minha casa, que tem um cheirinho próprio e que não tem comida na geladeira! rs Eu senti muita falta da nossa casa... É muito bom estar aqui de novo com o Nego... E o quartinho da Aurora ainda não tem nada, mas já está todo branquinho... E vai ficar lindo. Essa semana chega o berço e, se Deus quiser, a novela do carrinho termina. A semana está bem cheia, com entrega e montagem de berço, hidro, consulta, fazer matrícula na faculdade, ida à feira de gestantes e meu dia de spa!! Eu adoro esse tipo de pressão, só coisas que me dão prazer... =)