28/08/2010 -> O drama: esperar, induzir ou enfiar a faca?

Bem, segundo os cálculos da Dra. Isabela, com base no 1º  ultrassom, ainda estamos com 36 semanas e 4 dias, mas eu acho que já são 37 e vou manter minha contagem assim. rs
Fomos pra consulta hoje de manhã e conversamos bastante... Ela nos explicou a importância do líquido amniótico pro pulmão da Lola; pra que os alvéolos não fechem, é importante ter o líquido e ele não pode abaixar muito. O índice 7 que tivemos no ultrassom, ela tornou a dizer, pode ser porque a Aurora não tenha feito xixi no dia, mas também pode indicar algum probleminha, tipo alguma coisa renal da Lola. Então, por garantia, vamos repetir o exame e a cardiotocografia amanhã, pra ver o que está rolando aqui dentro. Se o líquido estiver ainda mais baixo, acho que já vamos me internar. E o negócio da indução só rola se o colo não estiver imensamente grosso. E o meu está bem fechado ainda...
Bem, mas nada de preocupações antes da hora. O exame vai ser só amanhã e, até lá, o negócio é ficar de repouso.
Ah, Dra. Isa fez um exame de toque bem dolorido. Acho que foi também um modo de estimular o colo a começar a abrir. Ela me avisou que hoje eu pudesse ter algum sangramento, em virtude do toque e, não deu outra. Cheguei em casa, a calcinha com uma manchinha e, no papel higiênico, bastante sangue (bastante, assim, tipo uma menstruação, não uma hemorragia). Ainda bem que ela me avisou antes, senão eu ia ter pirado.

Li umas coisas sobre métodos de se induzir o parto naturalmente. Acho que é um pouco de mito, mas não custa tentar. As indicações são: comida picante (que eu não sou muito fã), chá de canela (que não tem aqui em casa), caminhar muito (mas hoje estou de repouso, por recomendação da Dra. Isa), estimulação dos mamilos para liberar ocitocina (isso dá pra fazer) e sexo com ejaculação no colo do útero (também dá pra fazer, mas Nego e eu andamos tão tensos pra conseguir...). E manter a calma e a tranquilidade...
No fundo, eu prefiro é que o exame de amanhã mostre que o líquido aumentou muito e estamos fora de risco, mas não sei se é o que vai acontecer... É um tanto frustrante a gente se preparar tanto pra um parto normal, ter uma gravidez toda perfeita e, agora no finalzinho, acontecer isso... =/

Minha mãe vem pra cá amanhã. A casa ainda está uma bagunça, mas com isso de precisarmos "arrancar" a Aurora a qualquer momento, é melhor que ela já esteja por aqui. Eu digo "arrancar" porque não acho que é o momento, que vai ser uma coisa forçada - tá, é pra evitar algo ainda pior, mas mesmo assim... Estou buscando uma tranquilidade, mas acho que vai ser difícil aceitar o final da gravidez com uma cirurgia e não o verdadeiro encerramento. Não vou ser menos mãe, até porque "mãe é quem cria", mas com certeza vou me sentir menos mulher, menos fêmea. Estou chateada por mim, pensando na recuperação dificultosa, com medo de atrapalhar a descida do leite, e também chateada pela Aurora, que não se sentirá nascendo, mas estará dentro em um momento, e fora no momento seguinte, assim, sem entender nada.
Tá, eu já estou considerando a cesárea como fato certo e prefiro fazer assim, pro meu emocional ir se acostumando. Se não precisarmos, será um lucro. Enquanto uma parte de mim pensa nisso, a outra se concentra em mentalmente aumentar o líquido amniótico pra termos um parto só daqui umas semanas, outra parte inventa meios de começar a contrair e diminuir o colo.
É muita coisa pra minha cabeça agora e eu não consigo nem chorar. Estou meio passada...

Sei que quando passar tudo isso, vou entender os motivos de Deus e vou me acalmar, mas agora está tudo muito confuso. E eu nesse peso todo, dormindo mal, sem ajudar nada em casa, vendo o Nego fazer tudo sozinho...
Bem que me avisaram que o final da gravidez seria tenso. E eu achei que ia me livrar por ser mais novinha, mais miudinha, mais mimadinha.

Eu não quero uma cesariana!!!!!

3 comentários:

  1. Oi Carol! Fazia tempo q eu não entrava aqui. Quanta coisa acontecendo, né?! Mas fica tranquila q tudo vai dar certo!

    Aconteceu algo parecido com a minha cunhada... ela se preparou muitooo pra ser parto normal, mas teve q fazer uma cesárea.
    No fim deu tudo muito certo! O leite desceu rapidinho (desde o primeiro dia a Cecília mama um monte! heheh) e, dentro do possível, minha cunhada se recuperou bem da cirurgia (a mãe dela também a ajudou nos primeiros dias).

    Desejo tuuudo de melhor pra vcs duas! =D

    Beijos! Gabi

    ResponderExcluir
  2. Carolzinha, não fique tão preocupada assim! Vai dar tudo certo, fica feliz e concentra! Tenho certeza que vai ser tudo lindo! Beijão! Tô aqui na torcida!

    ResponderExcluir
  3. Oi filhota,
    posso imaginar como vc está, passei por isso quando sua "irmã" nasceu. Me preparei pra parto normal e tive que fazer cesariana, foi o mesmo caso, problemas com o líquido.Mas graças a Deus deu tudo certo, e depois pude fazer 2 partos normais...ou melhor....naturais...fique calma, você está fazendo o possível pra ser normal, se não der..... entregue nas mãos de Deus, e que seja feito o que for melhor para vocês duas e principalmente para sua filha.Estamos aqui torcendo para que dê tudo certo.Fique com Deus, vou rezar por vocês. Bjos. Mamy2.

    ResponderExcluir