19/08/2010 -> Sobre a famigerada lei das palmadas e as arrumações pela casa

Nego sentiu mal de noite e foi deitar na sala pra não me incomodar. Eu me sinto mal sempre que isso acontece, porque, no fundo, eu me sinto tão bem por dormir sozinha com meus travesseiros!! Quando ele viu que eu tinha acordado, foi deitar na cama e está dormindo até agora, meio-dia...
Essa manhã rendeu bastante! Lavei manualmente as roupinhas que faltavam da Lola, recolhi e dobrei as fraldas e agora estou no processo de tirar poeira de cada lugarzinho do quarto dela.
De vez em quando me pego com um medinho do nascimento dela, do parto, da rotina com um bebê em casa... Mas estou tão doida pra ter minha filhinha nos meus braços, conhecê-la, tirar sonecas com ela do meu lado... Conversei com ela um pouco hoje. Percebi que nessas últimas semanas, justamente quando a audição dela mais está desenvolvida, eu tenho falado pouco com ela. E até cantado menos... Ando tão ocupada com coisas práticas do dia-a-dia, com essa arrumação da casa, que acabo deixando passar. E fico com medo de, quando ela nascer, também não conversar com ela o suficiente, só meio que ficar carregando-a de um lado pro outro, ocupada demais com os afazeres. Acho engraçado esse medo que eu tenho de conversar pouco com ela... Eu sou é muito tagarela!
Mas aí hoje eu contei pra ela que, quando ela estiver pronta, eu também estarei. E que vou ajudá-la a nascer... e a crescer... pra um dia ela sair por aí, ter a vida dela, os filhinhos dela... Mas que, até lá, teremos muito tempo juntas! Pra aprender a falar, aprender que ela pode sempre se expressar e dar sua opinião.
Falando nisso, lembrei da coisa da palmada. A princípio achei a lei abusiva, como se quisesse se intrometer no modo de criação dos pais. Eu conheço ótimos pais que já deram palmadas e não acho que isso tenha feito as crianças ficarem violentas. Tá, talvez, sem as palmadas, elas fossem até mais tranquilas... O fato é que eu já levei uns tapinhas, mas foram muito poucos. Na verdade só me lembro de um tapinha na mão que o Túlio me deu porque eu estava colocando os pés meio sujinhos no sofá da Vovó (não sem antes ter me avisado que se eu fizesse de novo ganharia um tapinha). Eu chorei horrores enquanto ele segurava minha mão e, depois o tapa foi algo meramente simbólico. Foi até engraçado. Acho que ele deve ter ficado com o coração partido, mas tinha que manter sua palavra. Outra vez foi quando a família estava sentada/deitada conversando na cama do Vovô e da Vovó e, não sei se não me cabia, ou o que, mas eu fiquei com ciúmes por não estar lá e taquei um chinelão Raider do meu vô bem neles. Meu vô, na mesma hora, mandou o chinelo de volta em mim. Eu tinha uns 7 anos nesses dois acontecimentos. Minha mãe eu não lembro de me bater... Lembro de ser segurada firmemente e ter as bochechas esmagadas, pra prestar atenção nela, mas quase sempre isso me fazia rir. Acho que faltou um pouco de castigo na minha infância, pra eu ser um pouco mais obediente. Meio que aprendi a ir dando um jeitinho aqui, outro ali, e a ir deixando tudo conforme minha vontade. Eu acho que a Aurora não vai "precisar" apanhar, porque, desde o princípio, vou conversar com ela, explicar o que pode e o que não pode e porque não pode. Ela vai ser uma menina inteligente e vai entender. Acho que castigo funciona bem, essa coisa da privação de algo faz a gente pensar duas vezes antes de fazer bobagem de novo.
Acho que a lei vai trazer um problemão pra muitos pais, porque, de uma hora pra outra, vão ter que se acostumar com novas ferramentas pra lidarem com os filhos. Mas vai ser algo muito bom pras futuras gerações, que vão TER que aprender a conversar para resolver seus problemas. Quem sabe, a partir daí, não chega a paz mundial?

Fomos almoçar na Tia Leda e lá imprimi os cartõezinhos pra colocar junto com a lembrancinha de agradecimento para as visitas. Vai ficar fofo! Depois compramos uma frutinhas e viemos pra casa. Dei mais uma mexida no quarto da Lola, encontrando os melhores lugares pra guardar as coisinhas dela. Graças a Deus o armário é enorme e não vai faltar lugar. É só porque eu gosto de organizar e categorizar tudo mesmo. "Roupas que ela vai usar logo, roupas e acessórios pra daqui alguns meses, sapatinhos, roupa de cama, roupa de banho, fraldas, acessórios para higiene..."
Lavei meus pijamas que vou usar na maternidade e em casa, durante a amamentação. Acho que amanhã finalmente vai dar pra arrumar a mala da maternidade!

Arthur colocou as prateleiras no nosso quarto. Verdadeiro serviço de pedreiro! Fico toda orgulhosa! De aniversário ele vai ganhar uma furadeira bacana. =)
Agora faltam as prateleiras do quarto da Lola, que a gente ainda não decidiu se vão ficar na madeira mesmo ou se vamos pintar. Eu prefiro pintar com cores claras, mas não sei quantos dinheiros envolve fazer isso... Até porque corante a gente tem, mas não sobrou nada de tinta branca pra misturar... =/

Agora mesmo minha barriga deu uma super contraída que eu até fiquei assim: "Uai, será??", mas não teve dor nenhuma. Mas acho que é um sinal de que daqui pra frente, as coisas vão começar a aumentar... e, finalmente, nossa Aurora vem pra fora!

Um comentário: