29/08/2010 -> Parto normal, aí vamos nós!!

Essa noite, por causa de toda tensão, tive vários sonhos meio malucos. Um deles que eu consegui lembrar foi que estava na recepção da maternidade, mas eles não aceitavam Mastercard. Aí eu comprei um chocolate e voltamos pra casa. rs No outro, eu ensinava o Arthur a limpar a bundinha da Lola com os paninhos que fiz com pedaços de fralda.
Acordei com fome e fui tomar o tradicional café da manhã da gravidez: banana amassada com granola e leite. Então fui ao banheiro e percebi algo como um sangue coagulado, um catarro amarronzado. Fiquei sem saber se poderia ser o tampão mucoso ou se era um resto do sangue que saiu ontem, em virtude do exame de toque.
Passei a manhã numa conexão muito gostosa com meu ser e com meu bebê, pensando que talvez esse fosse o início do trabalho de parto. Li na internet sobre a expulsão do tampão e vi que após isso ter acontecido, o TP (trabalho de parto - grávidas tem várias siglas, tipo GO, ginecologista obstetra; PNH, parto normal hospitalar; e por aí vai) pode se iniciar em algumas horas ou dias.
Alguma coisa estava diferente em mim. Quis ficar na penumbra do meu quarto, ouvindo mantras, dançando, me conectando e me tranquilizando.
Tenho sentido as contrações de Braxton-Hicks (as indolores) frequentemente e meu corpo anseia por uma dor. Nunca antes desejei - e creio que em nenhuma outra situação desejarei - assim conhecer a dor. As contrações trarão minha filha para mim e eu as aguardo como se fossem uma sobremesa deliciosa.
Arthur veio me ver por volta das 11h, nos abraçamos e fizemos carinho na barriga juntos. Ele voltou para a sala e eu fiquei dançando, até que me senti cansada, então deitei e cochilei um pouco.
Ele então preparou nosso almoço e, em seguida Tia Leda veio nos buscar para irmos até a maternidade repetir a ultrassonografia para avaliar a quantidade de líquido amniótico. Meu plano de saúde só cobriria a ultra na maternidade se eu alegasse que era uma emergência. De certo modo, era sim, pois domingo não conseguiria fazer isso em muitos lugares. Coloquei uma cara de defunto um pouco maior que o necessário e expliquei na recepção que estava com pouco líquido e minha médica me orientou a ir para lá caso sentisse qualquer coisa e que, naquela manhã, o bebê tinha mexido pouco (de certa forma, a Lola até mexeu menos, mas eu não estava nem um pouco preocupada com aquilo, só queria mesmo ver se o líquido estava ainda menor) e que havia sentido um incômodo. Deu certo e o exame foi liberado. A médica que me examinou foi a coisa mais fofa do mundo. Uma carinha de 18 anos. Era a plantonista. Super atenciosa, perguntou o nome da Aurora e depois confundiu com Catarina (tudo nome de velha! rs), demorou um tempão no exame, conferindo medidas e tal.
Resultado: ou foram os litros d'água que bebi, ou a Lola fez bastante xixi, ou foram as orações, mas tivemos 13cm de líquido amniótico!!!!!! Nossa, sem noção o alívio que senti!! Vamos poder aguardar, vamos poder aguardá-la!!!
Estava lá nossa menininha, linda, com a mãozinha na cara e, dessa vez, vimos as narinas dela!!! As narininhas mais lindas do mundo! E um narizinho pititinho!!! Mas depois cresce, né... Com os pais dela, ela não vai ter muito como escapar... rs Ah, e ela fez xixi na ultra!!! Eu não vi, mas a médica viu, disse que foi um esguichinho saindo da perereca (que ela, assim como o outro médico, escreveu "pepeca" na imagem do ultra. Será que eles ensinam a falar assim no curso de operar aparelho de ultrassom?).
Tivemos algumas diferenças em relação ao exame anterior, tipo, nesse, deu que ela está com 2,8kg e um pouco menos de altura (não sei quanto direito, porque o laudo não ficou pronto a tempo de trazermos pra casa). E deu que ela está com perfil de 35 semanas... Conversando com a Dra. Isa depois no telefone, ela meio que me xingou, dizendo que não sabe da onde eu tirei que já estamos com 37 semanas, se foi em algum site.. rs Eu sei que tem uma diferença de dias e de métodos de calcular (ela disse que o mais confiável é o da primeira ultrassonografia), mas o que importa mesmo, pra mim, é que ela esteja bem, grande e gorda! =) (Mas, por desencargo de consciência, mudei a contagem da idade da Lola, pra ficar igual à da Dra. Isabela: 36 semanas e 5 dias hoje.)
Enfim, estou liberada pra continuar fazendo hidro e pra ir pra aula. Vou marcar um outro ultra pra essa semana, pra avaliar de novo o líquido (tipo "nega de três", pra ver os dois resultados mais parecidos). Deus queira que realmente ultrassom não seja prejudicial pro bebê. Pelo menos a Aurora não faz  nenhuma cara de desgosto, não. Pelo contrário, fica até bem à vontade, faz xixi... rs

Saímos do  hospital, deixamos o Nego na casa da Tia Leda pra ele ver o jogo do Flamengo e fomos pra rodoviária pegar minha mãe - que veio "à toa", mas foi ótimo, porque, assim, já está por aqui pra dar uma mão nesses últimos dias e pra me fazer companhia e, quando a Aurora, enfim, raiar (oh, que poético!), poderá nos acompanhar. Eu queria até que ela ficasse comigo na hora do parto. Acho que ia me acalmar muito. Mas como estou pensando em ficar o máximo possível em casa, antes de ir pro hospital, ela pode fazer as vezes de doula aqui comigo, com um carinho, uma massagem, um colo... =)

Se eu realmente já tiver perdido o tampão, as coisas devem começar a fluir. Eu me sinto diferente e isso é bom. O trabalho de parto pode ter início a qualquer momento e a paz que agora estou sentindo me deixa mais tranquila, sabendo que, quando o chamado trabalho de parto ativo começar, eu estarei nesse estado de tranquilidade e firmeza. Meus hormônios estão anunciando cada vez mais a aproximação da minha Aurora e eu aguardo a chegada desse novo dia!

2 comentários:

  1. LINDEZA! =o*

    fico toda derretida com esse blog, ai...

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Cheguei aqui pelo Blog Mamíferas e me identifiquei de cara: AMEI o nome da sua filhota. É o nome da minha avó materna e um possível nome para minha futura filha. Tenho um menininho, o Bento, e acho que os nomes combinam! hehe! (não, ainda não encomendei a irmãzinha do Bento, é só vontade, rs!). O mais legal é vc chamá-la de Lola, que também era o apelido da minha avó...
    Vou continuar acompanhando seu blog, viu? Desde já, boa hora pra você! E, quando tiver um tempinho, passa lá no meu blog para conhecer meu pequeno: http://maedobento.blogspot.com/
    um beijo!

    ResponderExcluir