19/07/2010 -> Alguns medos e o Plano de Parto

Me senti extremamente cansada pra subir pra praça... E foi o mesmo caminho que fiz no outro dia pra ir caminhar com a minha mãe. Fomos beeem devagar e mesmo assim me senti mal. Aí fiquei sentada num banquinho enquanto minha mãe foi ao banco. Senti o coração muito acelerado e calor - até suei. Tirei meu casaquinho, mas não passava... Fiquei com medo de desmaiar, que nem toda vez que isso acontece. Por fim me senti um pouco melhor, pelo menos dava pra caminhar. Minha mãe voltou e fomos pra Afonso Pena; eu tinha que ir ao Correio. Aí nos separamos e eu passei numas 3 papelarias e depois fui ao Correio. Ficar em pé estava sempre ruim, então eu ficava dando passinhos de um lado pro outro quando tinha que esperar. Por fim, voltei pra casa, tomei água, sentei, fiz uns exercícios deitada no chão, pra diminuir dores na lombar e aí me senti melhor. Comi mexerica, depois tomei um iogurte e fiquei esperando o almoço.
Agora estou receosa de ficar indo na rua. A Aurora NÃO PODE nascer aqui! Por via das dúvidas, vou logo escrever meu plano de parto, imprimir e carregar comigo.

Escrevi o plano de parto e vou levar pra médica na próxima consulta.
Ficou assim:

Plano de parto de Ana Carolina e Arthur, para o nascimento da Aurora

Acreditamos que o parto é um evento fisiológico e não médico e abaixo listamos nossas preferências quanto ao nascimento de nossa filha Aurora. Caso seja identificado algum problema no decorrer do trabalho de parto, gostaríamos de ser informados sobre os riscos para mãe e bebê, intervenções que poderiam ser feitas e que elas fossem realizadas somente após concordamos com as mesmas.

Trabalho de parto:
- Presença do meu marido
- Sem tricotomia e lavagem intestinal
- Sem aplicação de soro e ocitocina
- Medicação para alívio da dor deve ser administrada somente quando eu solicitar e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto
- Liberdade para caminhar e ficar em diferentes posições
- Liberdade para utilizar métodos alternativos de analgesia (massagem, chuveiro quente, banheira)
- Liberdade para ingerir líquidos e alimentos leves
- Caso eu me sinta mais confortável, gostaria de optar pro não usar a camisola do hospital ou touquinha
- Gostaria de poder ouvir músicas de minha escolha
- Gostaria de ser respeitada em relação à temperatura do ar condionado
- Monitoramento fetal somente quanto for necessário ou de modo que não atrapalhe minha movimentação pelo quarto
- Sem rompimento artificial da bolsa

Parto:
- Prefiro não ter que mudar de quarto para o período expulsivo
- Gostaria de estar na banheira ou em uma posição verticalizada (cócoras, cócoras sustentada, de quatro)
- Aceito sugestões sobre posições a serem adotadas
- Prefiro não passar por uma episiotomia
- Não quero que minha barriga seja empurrada para baixo
- Gostaria de ser orientada sobre quando fazer força, porém de modo calmo e tranquilo
- Peço que todas as pessoas presentes na sala de parto façam o mínimo de barulho

Pós-parto:
- Gostaria que meu bebê fosse colocado em meu colo imediatamente após o parto
- O cordão umbilical deverá ser cortado apenas quando parar de pulsar e pelo pai do bebê
- Gostaria de aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Se possível ter auxílio da amamentação
- Gostaria de ser liberada para o apartamento o quanto antes e em companhia do meu bebê

Cuidados com o bebê:
- Considerando minha saúde, não vemos necessidade para aplicação de qualquer colírio em nosso bebê
- Caso seja necessário aspirar boca e narinas, gostaria que o procedimento fosse feito em minha presença
- Gostaria que a vitamina K fosse dada por via oral, após a amamentação. Nos responsabilizamos por dar as demais doses de acordo com orientações pediátricas
- Se o bebê estiver bem, gostaria que permanecesse comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames
- Não permito qualquer administração de água, solução glicosada, chá, fórmulas lácteas ou outros alimentos
- Aceito a orientação de enfermeiras com o banho, amamentação e trocas
- Quero fazer a amamentação sob livre demanda

- Prefiro levar meu bebê para realizar o teste do pezinho alguns dias após o nascimento

Caso a cesárea seja necessária:
- Presença de meu marido
- Gostaria de ser informada sobre cada procedimento associado à cesárea (testes, tricotomia, sonda urinária, etc.)
- Anestesia peridural sem sedação
- Prefiro não ver o momento da cirurgia ou o nascimento
- Gostaria que, durante o nascimento, o ambiente estivesse tranquilo e com um mínimo de luzes acesas
- Após o nascimento, gostaria que o bebê fosse colocado sobre meu peito e que minhas mãos fiquem livres para segurá-lo
- Gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes

Agradeço a cooperação de todas as pessoas envolvidas nesse momento tão importante de nossas vidas!

De tarde a Laylla veio aqui em casa e a gente esquematizou algumas coisas do Chá de Bebê. Acho que vai ser bacana! Fiquei lembrando da última visita dela, que foi logo que eu descobri que estava grávida... E eu não sabia naaada de gravidez, parto.. Não sabia nem o que era uma doula! E agora estou super phD no assunto... rs
Aí de noite fiquei costurando lembrancinhas... =)

Um comentário:

  1. fabuloso este plano de parto, carolina! gostaria q vc fizesse dois desse pra mim: um pro ambiente de trabalho; outro pro dia a dia por aí. amei! bjs, jojô

    ResponderExcluir