25/02/2010 -> Sempre haverá fome...

Acordei com tanta fome que pensei que fosse vomitar. Mas isso só às 7 e pouca. Extremamente aceitável.
Em seguida, aproveitando o frescor da manhã nublada e chuvosa, sentei na rede e li uma história do Rei Arthur pra minha barriga. Eu sei que o bebê ainda não entende nossa língua, mesmo ouvindo minha voz, e que, portanto, seria mais interessante se eu cantasse pra ele, mas é bem melhor cantar quando o Arthur me acompanha no violão. Aí, na ausência do papi dorminhoco, leio histórias, até porque, quando o baby nascer, vai ser mais legal já saber umas histórias para contar, ao invés de ficar lendo.
Aliás, esses dias o Nego e eu andamos cantando umas música bem MPB, para alegria do bebê e para assegurar o bom gosto musical dele. rs

Depois que o Arthur levantou, ficamos os dois dando umas arrumadas na casa, varrendo, limpando, organizando... Mas eu tive que interromper tudo que fazia em vários momentos, porque senti muita fome. Só tinha comido frutas, mas vi que sem pão não dá!

Viemos almoçar na Tia Leda. Comida delícia e eu nem fiz cerimônia: repeti mesmo!
Depois Arthur e eu aproveitamos a internet pra resolver umas coisas, inclusive, pra escolher outra internet lá pra casa.
E agora, como já passei muito tempo escrevendo, a fome acabou acumulando. Vou-me, portanto!
Beijos carinhosos aos que seguem o blog.

24/02/2010 -> Alta costura para grávidas

Novamente, passei o dia esperando o tio da Velox e, como ele não foi, fiquei muuuito irritada. Arthur e eu concordamos em cancelar o serviço. Mas a falta da internet é um problema. Enquanto isso não se resolve, vou postando aos montes sempre que rolar uma internet familiar. =)

Para passar o dia e resolver meu problema de obesidade mórbida, fiz um short! Tirei a máquina de costura do armário e transformei uma saia velha de moletim em um shortinho que me cabe! Não ficou assim algo que eu compraria por mais de 20 reais, mas EU QUE FIZ! rs Ai, já vi que vou matar meu filho de vergonha... Me avisem quando eu for sem noção e quiser vesti-lo com criações bizarras.

Saímos de noite para ver o jogo do Flamengo em um bar. Quando chegamos, fiquei preocupada se haveria fumantes me amolando, mas no Rio o lance de não fumar em lugares fechados parece que é bem respeitado. De quebra, ganhei do maridão 2 copos de suco de laranja e uma porçãozona de batata frita. =)
O sono, como esperado, bateu forte e mal cheguei em casa, me arrastei pra cama, sem sequer escovar os dentes. (Ooops!)

23/02/2010

Passei o dia esperando o tio da Velox que faria a instalação da internet. Ele não foi e fiquei levemente emputecida.

Arthur, sem muito esforço, me convenceu a sair para caminhar e foi muito bom. Em casa, um bom banho e comidaaa!

22/02/2010 -> Exames, exames, exames...

Senti tanta, mas tanta fome pela manhã, sem comer desde as 22h, que achei melhor sair de casa antes de completar as 12 horas do jejum, pra não correr o risco de avançar na geladeira.
Graças a Deus consegui realizar minhas coletas de urina e fezes sem muito pânico. Mas ainda acho que era bem melhor na infância, quando a gente usava o peniquinho e a mãe fazia o resto.
No laboratório, tudo excelente. Me fizeram um questionário enorme sobre doenças e hemorragias na família, que até me deixaram um pouco temerosa. E também não foi pra menos: sugaram uns 16 tubinhos de sangue de mim! Mas ainda bem que existe aquela tecnologica de vácuo. Eu acho um luxo! Saí da salinha com um band-aid de criança e fui direto pra mesinha de café maravilhosinha que o Bronstein prepara pra gente. (Fiz propaganda meeeesmo do laboratório, mas é que fiquei fã. Tinha até geleinha! E os funcionários atenciosíssimos! Veja você, o moço da reposição da mesa de café me desejou um bom dia e um bom resultado! Que amor!)
A manhã foi tão agradável que já não me lembro da tarde - ou melhor seria dizer que hoje já é na verdade dia 25, mas a falta de internet doméstica causou esse atraso na postagem. Mas acho que passei o resto do dia entre estudar e comer. Se não me engano, deve ter sido neste mesmo dia que recomecei a fazer mandalas de linha.

21/02/2010 -> Tá explicado!

Me informando sobre a gravidez no site www.bebe.com.br, encontrei um trecho em um artigo que falava exatamente sobre o porquê de eu, travada-mor, estar conseguindo tocar meus pés. Veja:
"Para facilitar a passagem do feto na hora do parto, o organismo produz uma dose alta de relaxina, um hormônio que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia. A questão é que o corpo inteiro – todos os ligamentos de todas as articulações – também se afrouxa. Aí mora o perigo. Tornozelos, joelhos, ombros e coluna ficam muito suscetíveis a lesões. O equilíbrio também fica prejudicado, já que o centro de gravidade muda."

Almoçamos com o Alfonso, que me apresentou a um conhecido como sua nora e eu me segurei pra não desmanchar de felicidade. =)

Passei o resto da tarde arrumando umas coisas em casa e, de noite, uns amigos do Arthur foram pra lá, onde comemos muuuita pizza! E assim, eu me despedi da alimentação pelas próximas 12 horas, disposta a fazer meu exame de sangue amanhã cedo...

20/02/2010 -> Coisas que esqueci de contar e coisas de hoje

Quase deixo de contar uma novidade em minha vida de enjoada: vomitei!! Foi dia 18, antes de ir lá no escritório da Natura - acho que não contei que o motorista do ônibus me enganou e me largou mais de 1km de distância de onde eu deveria ter descido na Nossa Senhora de Cobacabana. Mas, tudo bem, pelo menos agora eu sei onde comprar souvenir, caso precise. Mas, então, voltando ao vômito. (Eca) Na hora do café dei um "Uahh!" (tradução de onomatopeia: aquela sensação de "ai, eu vou vomitar!", mas que não passa de uma super contração com posterior momento de respiração beem funda) e quando fui escovar os dentes, aí não teve jeito. Resultado: uma pia entupida, uma mulher contorcida e um namorido a segurando pela barriga para evitar que ela desse uma cabeçada no mármore. Linda cena, não?
Espero que tenha sido a primeira e última vez. Muito desagradável.



Ah, também esqueci de ser mais específica sobre o ultrassom: o Feijão, que agora já é mais um Gengibre, tem 26 milímetros da cabeça à bundinha! =)



Ontem, quando o dia já parecia ter sido extremamente generoso comigo, Arthur e eu ganhamos mais um presente. De noite, o pai dele foi no nosso apartamento (eu ainda acho esquisito falar "nosso"e "meu", mas sei que logo me acostumo) buscar umas coisas dele e nada de surgir o assunto bebê. E o Alfonso já estava indo embora, quando eu não pude me segurar e perguntei se ele não queria de ver o ultrassom. Ele disse que sim e, num abraço triplo, ou melhor, quádruplo, disse coisas lindas e eu até chorei (pela milésima vez no dia... rs). Senti, sim, uma família. Que não vai nascer, mas que já existe, e que agora vai ganhar mais um membro.
Vimos ao vídeo juntos e então ele foi embora. Arthur e eu nos sentíamos incrivelmente leves. =)



Agora vamos ao dia de hoje, verdadeiramente.

Acordei com uma sensação bem diferente do que em todos os outros dias. Pensando muito mais no meu filho, como serzinho que já é. E voltou aquela impressão de que tudo que eu fizer afeta-o diretamente. Gente, ele mexe!!! Cotoquinhos a todo vapor!! Mas como estou balofinha, tenho uma boa camada de tecido adiposo para protegê-lo de qualquer transtorno.



Tivemos dois lindos dias nublados no Rio de Janeiro, mas hoje o sol voltou com vontade. Aproveitamos para uma praia em família completa: Arthur, Alfonso e eu. Com direito a muita comidinha, sombra e todos os cuidados. Mas percebi que ando bebendo menos água do que seria bom - os 2 litros diários - e sei o porquê: cansei de fazer xixi!!! Por exemplo, na praia, o recurso é entrar no mar, né? E mar revolto com água fria não é o melhor banheiro do mundo, ainda mais se tem-se a necessidade de utilizá-lo 5 vezes num período de 3 horas!
Viemos para a casa do pai do Arthur e eu estou me sentindo incrivelmente bem. À vontade para falar e fazer o que quero e sentindo um amor enorme que eu sempre soube ser a melhor maneira de aconchegar meu bebê. Sim, ele está envolto em amor, por todos que já o amam e, comigo, o esperam.

19/02/2010 -> Ultrassom e outras novidades

A vida está se ajeitando e a casa também. Mas ainda estamos sem internet e por isso não tenho podido escrever todos os dias.

Desde domingo aconteceram algumas coisas dignas de serem registradas, como: a relativa estabilidade da minha fome durante a noite - poucos dias precisei levantar pra comer e nada que uma gelatina não resolvesse; o sono e cansaço EXTREMOS que sinto logo que acabo de almoçar; a melhora do meu intestino, que já não mais realiza diarreias matinais, mas executa seu serviço com a precisão esperada. =)

Dia 17 fomos ao jogo do Flamengo e fiquei com medo de ter fortes emoções e expelir o bebê quando gritasse. O.o
Dia 18 oficialmente me tornei uma consultora Natura, pra ajudar na auto-estima de outras pessoas, pra complementar a renda familiar e pra comprar coisas cheirosas com desconto de vendedora. =D

E hoje, dia 19 de fevereiro de 2010, eu vi meu bebê! Lindo, lindo, lindo! Uma cabeça enorme, barriguinha e bundinha  proeminentes, e cotocos de braços e pernas! Mas, vamos por partes:
chegamos na clínica debaixo de uma chuvinha que me descabelou e o exame acabou atrasando uma meia hora. Tudo bem. Entrei na salinha de exame, onde fui instruída sobre o procedimento de tirar calça e calcinha, colocar o avental com a abertura para a frente e me posicionar na cadeira, com um paninho cobrindo devidamente as partes. Super discretos! Arthur do meu ladinho, já com a mão em cima do joelho, pra eu segurar quando quisesse. =) E aí... eu achei que o médico ia usar tipo um fiozinho desses de fibra óptica com uma camerazinha na ponta... mas veio um negócio tipo um vibrador, branco, enorme, envolto por uma camisinha e embebido em lubrificante. Ui. Aí eu falei pro meu cérebro "Relaaaxa! Rááápido!" E, graças a Deus, não doeu nadica. O médico também foi super ótimo, atencioso, fez umas piadinhas... Pra começar, ele foi perguntando se a gente queria um ou dois bebês... Daí eu me senti no dever de dizer que se viessem dois a alegria seria dobrada, mas eu sei que também dobrariam as despesas e o trabalho; mas era só uma piadinha que ele deve fazer com todas as grávidas. Dentro de mim tem um bebê só e ele apareceu pra mim no vídeo, mexendo, bem à vontade, cheio de espaço lá dentro pra ele se divertir. =) 
E quando tudo já parecia muito bom e eu estava firme como uma rocha, apenas achando tudo aquilo muito legal, "nossa, ele está mexendo!", o doutor vai e me liga a caixinha de som, fazendo a gente ouvir o coração do bichinho. Putaquepariu!!! Aí o negócio ficou sério, Arthur e eu apertamos nossas mãos, eu ria, mas sentia os olhos marejando. E o médico, divertidíssimo que só, cortou o clima mandando a gente gravar uma mensagem pro bebê, com um microfonão preto desses de karaokê. Tá, né... Tentei ser espontânea, mas meu filho ainda vai me zoar por causa dessa mensagenzinha, aposto. rs
Aí foi sair na rua pra ficha começar a cair e o médico ainda deu pra gente uma mensagem de uma criança de conversava com Deus, logo antes de nascer, que eu ainda não consegui acabar de ler, porque foi só começar que abri a boca a chorar no meio da rua, amparada e escondida pelo tórax do Arthur e me perguntando de onde vinham tantas lágrimas, se da emoção, do medo, da responsabilidade... Mas foi muita, muita alegria!

Pra completar o dia, recebi notícia da Unirio, de que fui aceita para o programa de mobilidade acadêmica, ou seja, mês que vem já começo a estudar. Super!

13/02/2010 -> Praia! (E todos aqueles cuidados necessários...)

A ida à praia foi a farofa completa. Na bolsa levei protetor (além de, óbeveo!, ter passado em casa, antes de sair), maçã, laranja, biscoito salgado, biscoito doce, mate gelado na garrafinha térmica, canga, livro, palavra cruzada e boné.
Pensa a hora que tiver que levar baldinho, pazinha, bóia, sombrinha...
Ah, falando em sobrinha, já sugeri ao Nego que compremos a nossa, porque ficar alugando a 5 reais na praia é um horror! E logo a família vai estar grande e vamos precisar de proteção pros pequenos. (Gente, a mulher já está pensando nos próximos filhos! - E também tem sempre aquela possibilidade de serem gêmeos... rs Isola! Ou não...)
Ainda falando em sombrinha, assim que encontramos um vendedor de sombrinhas para sol, ou mesmo uma para chuva que seja bonitinha, vamos comprar, porque todo cuidado é pouco com a pele. Isso para pessoas normais em tempos de buracos na camada de ozônio e para pessoas grávidas todos os dias!

Ah, agora é fato: minha fome noturna se acalmou! Acho que tudo deve ser psicológico, porque foi o médico dizer que eu não preciso comer coisas substanciosas (essa palavra chique e difícil foi por minha conta, apesar de o doutor ser ele) sempre que der fome, que posso engambelar com gelatina, frutas, gelo (!!! gelo! A Vó Lourdes estava certa!). Tenho ido dormir umas 23:00 e só levanto por volta de 8:00, numa fome imensa, mas tem sido um luxo poder dormir tanto assim! (Descontando algumas idas ao banheiro. Detalhe que, de madrugada e cheia de sono, ver a tampa do vaso abaixada é um martírio! Parece que ela fica 30kg mais pesada e tenho vontade de chorar!)

12/02/2010 -> Mamãe... bebê...

Recebi uma ligação da Natura, marcando minha ida à palestra para terminar meu cadastro para ser revendedora. =) Além de ser uma graninha extra, vai me possibilitar comprar todas aquelas coisinhas que eu adoro e agora, mais que nunca, preciso, de cuidados com o corpo, com 30% de desconto! =D Linha Natura Mamãe e Bebê completa! Uhuul!

Esses dias me dei conta de que passo muito mais tempo pensando na gravidez do que no bebê em si. Fico notando as mudanças no meu corpo, as minhas necessidades, e quase nem tenho conversado com a barriga. Mas eu gosto das coisas naturais, nada forçado. Tomar consciência de toda essa loucura demora. E, apesar de eu ainda não ter visto nenhum lado ruim nessa história, é difícil pensar em ser mãe, em ser responsável por alguém que está dentro de mim, que vai estar fora... É. Muito doido isso.


ps.: Percebi que meus seios quase não dóem mais! Que maravilha!

11/02/2010 -> Pré-natal (ou pré-carnaval, segundo a madrinha super pândega)

Consulta com o ginecologista/obstetra!
Escolhi o nome dele em uma lista de profissionais que meu plano de saúde cobre e, pela proximidade com a nossa casa, achei que seria ótimo, pra eu não ter preguiça de ir lá mesmo nos dias quentes.
Fiquei um pouco apreensiva, porque não sabia se ia gostar do médico, mas graças a Deus senti bastante confiança nele! De exame no consultório foi só peso - 53,5 e ele disse que já engordei mais do que devia (me chamou de gorda!!)-, pressão e medidas da barriga. E uma lista imensa de exames de sangue, urina, fezes e ultrassom obstétrico transvaginal, que significa isso mesmo que parece: nada de gelzinho na barriga, mas um objeto estranho na minha intimidade. Fazer o que, né, esses médicos adoram deixar a gente incomodada.
Para minha infelicidade, ele falou aquilo que eu já sabia, mas que ouvir da boca de um médico e, principalmente, perto do chato do Arthur, pode acabar com meu prazer: devo evitar açúcar. Acabaram meus pãezinhos, docinhos, massas... Só as frutas estão liberadíssimas. Alguém conta pro doutor que fruta não mata fome?!

Na saída do médico compramos um hidratante anti-estrias recomendado pelo médico que nem foi tão caro assim. Chama Mater Skin e uma bisnaga de 120g custou 24 mirréis. Tá valendo demais a pena, pra manter esse corpitcho bacana

O resto da tarde fiquei entre o fim da arrumação e a TV. E o Arthur saiu pra garantir o estoque de frutas da residência... De tardezinha ele conseguiu me tirar de casa pra irmos caminhar. Fomos até a Praia Vermelha e à medida que ia sentindo a maresia, me dei conta de que agora moro na praia. Que loucura isso... Um dia a gente tá lá entre as montanhas de Minas e é uma só, outro dia a gente mora na praia e tem outra pessoa dentro da gente...

Felizmente não está mais tão insuportavemente quente como nos dois primeiros dias que cheguei e já está sendo possível dormir sem ar-condicionado.


10/02/2010 -> Contando para o vovô paterno

Mais um dia arrumando coisas e trecos, limpando e categorizando armários... Ai, como eu adoro fazer isso! (Certeza que vou ser uma mãe chata... Certeza!)

Acho que talvez tenha sentido menos fome hoje, ou então estou me acostumando a comer. Pelo menos não senti o desconforto que andava sentindo por ter que pensar no que comer.

De noite o Arthur saiu com o pai dele e contou a novidade. Parece que não foi muito bem recebida, mas o choque sempre é esperado. Só espero que seja como foi com a Vovó Ângela e logo ele se dê conta que não vem vindo nenhum fardo, mas um netinho, uma extensão da família. Fiquei morrendo de vontade de meter o bedelho, conversar com ele, mas acho melhor dar tempo ao tempo.

09/02/2010 -> Tudo entrando nos eixos

Como ao acordar ainda senti minha cabeça doendo, liguei pra farmácia e pedi um Tylenol - um dos remédios liberados durante a gravidez. Tomei e deitei e.. foi batata! =)

Foi mais um dia de arrumação e calor, mas, pelo menos, a casa já está tomando ares de casa e não de depósito. Como decidimos não fazer nada em relação a um quarto de bebê, as roupinhas e coisinhas miúdas que o Feijão for ganhando, estou deixando em uma gaveta.

Almoçamos na Tia Leda e depois fomos às compras: sutiãs! Yes! Finalmente!!! Comprei dois modelos, provando por cima da roupa, com o namorido tentando me esconder de possíveis olhares masculinos... rs

De noite recebemos amigos do Arthur e foi super agradável! Meu sono foi legal comigo e me permitiu ficar de pé - mais ou menos - até umas duas da manhã! No fundo acho que só fiquei acordada tanto tempo porque tinham uns legumes no forno e eu seria incapaz de ir dormir sem provar antes... rs
Com a Marina conversei um bom tempo sobre gravidez, porque a irmã dela também se encontra neste estado interessante. E já me peguei tendo aqueles pensamentos horríveis que as mães têm, do tipo "ah, que gracinha, então talvez eles possam namorar, se um for menino e outro menina!" (...) Ai, Senhor, me livra de ser uma mãe que envergonha seus filhos!

ps.: o único contra do dia foram os gases - doloridíssimos! - agulhando minha barriga.

08/02/2010 -> Dor de cabeça e flexibilidade

O Rio de Janeiro está pegando fogo!
A isso, soma-se o cansaço da viagem mais uma tarde de arrumações - ou desarrumações de malas e caixas para tentar me organizar - e, pronto: tamos uma dor de cabeça! Foi a primeira desde o início da gravidez, mas também foi um acúmulo de coisas.
Gostaria de compartilhar uma novidade interessante que aconteceu ontem e acho que tem tudo a ver com a gravidez: consegui tocar meus pés! 
Desde sempre fui a mais sem flexibilidade da Terra e, sem me alongar ou yogar por tanto tempo, o máximo que podia tocar, de pé, sem dobrar os joelhos, era minha canela. E aí, na hora do banho, fui lavar os pés e (!!!) consegui tocar até o chão! Foi fantástico! Pena que na hora não tinha ninguém pra ver... rs Acho que isso deve ter a ver com o corpo se preparando pra parir, mesmo que seja só bem mais pra frente. De qualquer forma, adorei! =)

07/02/2010 -> Passeando

Acordei não me sentindo muito bem, mas era só fome. Depois que comi e deitei um pouco, estava pronta e doida pra sair, passear na feira hippie e comprar alguns vestidinhos - como minha vó mandou, porque ela é da filosofia do "quem não se enfeita, a si mesmo se enjeita". Eu queria mesmo é garantir meu conforto, frescor e garantir umas pecinhas que esconderão minha barriga de gorda. Não vejo a hora de ter um barrigão duro e enorme! Vi várias mães-barrigas na rua, lindas, jovens! E minha vontade aumentou ainda mais.
Com a ajuda da prima Cris e do Arthur, consegui comprar dois vestidinhos lindos! E fomos almoçar juntos e felizes. Fazia tempo que queria que a Cris e o Arthur se conhecessem.

Andar de ônibus é quase sempre desagradável, principalmente aos domingos de horário reduzido. Principalmente aos domingos de sol! Estamos planejando comprar um carrinho, mas nem me aventuro a dirigir nesse "estado interessante", então é melhor esperarmos até que o papai tire carteira. Já há um tempo lembro que se assentou ao meu lado num ônibus, num dia ultra quente, uma moça com um bebêzinho, e eu dei graças a Deus porque havia coisa pior que morrer de calor no ônibus: sentir calor e ainda ter que carregar um pequeno e uma bolsa de bebê. É, será muito bom termos um carro.

Ah, estava querendo comentar uma coisa, mas sempre esquecia. Vou ser breve: que maravilha é não menstruar!!! =)
Outra coisa deliciosa é que ainda não tive dor de cabeça dia nenhum desde o início da gravidez! E olha que tenho passado boas horas na frente da TV... Às vezes sinto um cansaço, mas assim que mudo de atividade (saio do computador, desligo a TV) fica tudo bem. Ê!!
Esta noite viajaremos para o Rio. Já estocamos alimento para o ônibus, mas mesmo assim eu tenho medo de passar fome... O.o

06/02/2010 -> Dia de altos e baixos

Depois de uma noite tranquila, acordei cedo - tanto porque ainda não aprendi a dormir até mais tarde em quartos que clareiam logo, como porque senti fome - e me levantei pra tomar café. De madrugada fiz uma boquinha de biscoito com iogurte (ou melhor, bebida láctea, que não é a mesma coisa). Depois do café logo me preocupei em ir escovar os dentes porque parece que a grávida tem que ser ainda mais cuidadosa com a saúde bucal, já que fica propensa a ter cáries, gengivites e coisas do gênero - que eu, graças a Deus, nunca tive! E aí fiquei pensando em um pequeno do meu lado, já capaz de conversar, e nas instruções que eu lhe daria para que cuidasse bem dos dentinhos. Jamais vou passar medo em meus filhos, seja falando de bicho papão, seja falando do motorzinho do dentista. A instrução vai ser no sentido "se você mesmo pode cuidar dos seus dentinhos, por que deixar para o dentista?" E, claro, como não deixaria de ser, cria minha desde cedo vai aprender que dentista é caro e que nós somos uma família "garrada"!

Passei a manhã me sentindo super bem disposta! Aproveitei pra dar uma adiantada nas coisas da mudança, fazendo paradas esporádicas pra comer alguma coisa e beijar meu Nego. Ontem ele fez um macarrão divino e disse que não colocou sal para fazer bem pro bebê dele. E, ao ver meu sorriso, ele logo foi explicando que era o bebê bebê e não eu. rs Claro que eu tinha entendido isso, mas o sorriso foi de satisfação, aquela coisa que os pais sentem quando alguém gosta e elogia o filho deles... =)

Depois da manhã agradabilíssima, tive uma tarde e início de noite tristes, tristes... Primeiro, os amigos que eu tinha chamado pra virem aqui em casa, pra gente se despedir, todos eles me deram o bolo... e que haja motivos, cada um com o seu, mas me senti totalmente abandonada. E comecei a ver que a vida é realmente a família da gente: eu, Arthur, nosso filho, nossas famílias... É uma pena que essa tomada de consciência seja tão brusca, mas meus amigos continuam jovens, cheios de compromissos e aventuras e eu, eu sou uma mãe, cheia dos meus compromissos e comprometimentos para com a minha família. Eu estou feliz assim, muito! Só que isso tudo me pegou meio de surpresa...
Ainda nesse pico de hormônios e quase-lágrimas, me vi gorda e descabelada, imaginando como o Arthur pode ficar comigo assim. Não, eu não estou apenas grávida, estou gordinha mesmo, sem ter roupa que me caiba e tendo que usar umas poucas combinações que me deixam com cara de mal-cuidada. Eu bem tentei explicar isso pro Arthur, mas ele só soube dizer que eu sou linda e que não ficasse daquele jeito... Ele que é lindo...e cego!
Mas, ao mesmo tempo que me sentia a obesa mais horrível do mundo, no fundo, achava divertida a situação, imaginando como isso parece coisa de filme, onde a mulher com doses hormonais elevadas se acaba e faz aquela tempestade em copo d'água. Eu tenho consciência - ainda lá no fundo - de que parte do que sinto é um exagero, mas adoro curtir todos os momentos na íntegra, mesmo os de fossa. Ah, eu sou uma atriz, né, gente?!... rs

 

05/02/2010

Percebi que ando bem reclamona. Ainda não consegui me acostumar com as idas à cozinha de madrugada... Essa noite foram às 3 e às 6. Pelo menos pude encontrar com meus avós, antes que eles fossem para a roça.
Me separar da família vai ser uma coisa e tanto, porque agora eu terei que me virar muito mais, seja pra ver se a geladeira tem tudo que preciso (e quero), pra cuidar da casa e até do Arthur - sem me tornar uma mulherzinha de antigamente, mas eu acho que esses cuidados são legais e podem também ser divididos, pro casal se apoiar (mas convenhamos que eu estou em débito com o Arthur que é sempre hiper prestativo enquanto eu sou A preguiçosa, ainda mais agora que tenho meus hormônios pra me darem respaldo...rs).

Fizemos uma viagem de ônibus. A penúltima, creio e espero eu! Viemos de Campo Belo para BH e domingo vamos pro Rio. E aí eu quero férias de ônibus! Ah, olha que coisa linda, eu viria pra cá sozinha, mas como a Dindinha Jojô só vai chegar domingo, o Nego, pra não me deixar só, veio também... =) Mas então, apesar de ter trazido um pacote de biscoito de polvilho e de tê-lo devorado quase integralmente, fui capaz de sentir fome e de enjoar. Eu, que quase sempre dormia muito bem-obrigada em viagens de bus, fiquei vendo paisagens, cansada... mas cochilando bem pouco.

Ah!! Acho que estou com deficiência de ferro. Porque, comparando com uma história que minha vó me contou - de um sujeito que comia parede porque o tijolo tinha alguma coisa que o corpo dele necessitava - tive vontade de comer carne e ontem até peguei um pedacinho do prato da minha mãe. Pode ser só desejo de grávida mas, como eu senti muita vontade, comi (foi péssimo! Um isopor!) e acho que meu filho não vai querer ser vegetariano... =/ Mas vamos trabalhar nisso juntos, ao longo dos anos, não é?

Hoje foi dia de começar a arrumar a mudança. Dobrei algumas calças jeans para mandar pra Campo Belo, já que no Rio não vou precisar pelos próximos meses, e me vi, de frente pro espelho, me perguntando se algum dia aquelas calças me servirão de novo... se meu corpo algum dia voltará a ser o que ele é hoje... Mas isso é detalhe! E eu estou preparada para assumir uns quilinhos a mais se o jeito for esse mesmo!

04/02/2010 -> Mudança de apetite

E pensar que já me chamei de bezerra por causa do tanto de leite que bebia por dia... A gravidez tem mexido muito com meu paladar: ando preferindo pratos de almoço aos meus tão adorados cafés da tarde. E só de pensar em leite meu estômago meio que embrulha. Hoje, diante de uma caixinha de leite, tive que respirar fundo novamente, pra não jorrar nada da minha boca. (eca!) Mas sinto que esse dia está se aproximando... =( Ai, logo eu que odeio vomitar!!

Ah, eu também adorava banana, mas ela tem me dado uma sensação de acidez, o que me tem feito preferir mamões. Aliás, ando comendo um mamão por dia e talvez isso explique (somado a todas as outras mudanças fisiológicas) as idas repentinas ao banheiro, como há anos não acontecia comigo. Fico um pouco preocupada, porque, como já comentei antes, li que a grávida tende a ter o intestino preso. Mas tudo será devidamente esclarecido dia 11, na consulta médica e nos exames que o doutor vai pedir. (Se eu só pudesse deixar de me preocupar até lá...)
 
Passei o dia todo meio enjoada e com gases acumulados. Mas não pude ficar paradinha, porque saímos pra almoçar em comemoração ao aniversário da minha mãe e depois recebemos algumas visitas em casa. Me senti incomodada na região da barriga, mas nada que impedisse dar umas boas risadas e fofocar um pouco. Inclusive, hoje o Feijãozinho ganhou mais duas roupinhas! Da Riri, amiga da minha mãe, e da Dessa, minha amiga-filha. Aliás, a Dessa, além da roupinha, deu um parzinho de tic-tacs vermelhos de florzinha, porque ela tem certeza que vai ser menina. rs

03/02/2010 -> Enjôos e salivas...

Resolvi comer assim que parecer que vai dar fome. Porque isso de esperar bater a fome pra ir lanchar, acaba fazendo com que o enjôo demore a passar... Sinto que estou produzindo muita saliva, como quando a gente vai vomitar. Ah, aliás, hoje de manhã tive que respirar fuuundo pra não "chamar o Juca"! Mas então, esse aumento na salivação é comum e ela costuma ser diferente (mais ácida, acho), o que faz acontecerem mais enjôos...
O jeito de fugir disso parece que é mesmo a alimentação a cada 2 horas.

02/02/2010 -> Ai, que calooor!

Os dias parece que não poderiam estar mais quentem. Muita gente me diz que é a estação mesmo e eu sei que realmente as temperaturas não estão dando trégua, mas a grávida também sente mais calor. Que maraviiilha! Assim, só com muita água e ventilador mesmo!

Arthur e eu estamos tendo uma ótima gravidez porque estamos dividindo os sintomas: eu fico com a fome e ele com o sono. ;)

01/02/2010 -> Dificuldades técnicas

Quando vai chegando a noite, me dá um leve desespero... Porque tem sido a pior hora. É quando eu não consigo dormir, sinto fome e, consequentemente, enjôo, tenho que levantar pra ir ao banheiro... E aí meu sono fica super prejudicado. Mas estou me conformando que só vou domir como um anjo daqui uns 3 anos, quando meu anjo puder dormir a noite inteira sem precisar de mamar ou de ser trocado. Ser mãe não é fácil... e ser grávida também não.

Também não ando tendo muita criatividade pra comer. Porque é tanta fome, que tenho que fazer a mesma refeição várias vezes ao dia... Mamão, banana, pão, leite... ai, dá enjôo só de lembrar! E minha vó fica falando que eu vou ficar gorda desse jeito e me mandou chupar gelo pra passar enjôo, ao invés de comer. O.o Eu, hein.

Fui visitar minha prima, que, infelizmente, disse que a barriguinha já está aparecendo. Nem se o bebê fosse extremamente desenvolvido ela estaria. Aliás, ele nem é considerado um feto ainda, mas um embrião - só a a partir da décima semana é chamado feto. "Não, Gis, isso aqui é só banha mesmo..." Ai, que triste! Não vejo a hora de ter uma barriga enorme e não querer escondê-la!

Arthur e eu conversamos sobre minha irritação e como isso não ajuda em nada. Eu entendo que parte disso é hormonal, mas nem por isso devo sair cuspindo marimbondo e querendo arrancar a cabeça de todo mundo, né... Essa semana ouvi muita coisa, muita opinião, principalmente sobre o casamento, e isso me deixou um tanto confusa. Mas isso é coisa que Arthur e eu vamos decidir, como for melhor pra gente, porque o importante é que seja verdadeiro pra gente e, se não der pra fazer cerimônia nenhuma, ou se for muito complicado "papelarizar" as coisas por ora, que seja depois. Como ele disse, o principal agora é o bebê, é cuidar dessa família. Que Feijão de sorte por ter um pai tão sábio!