31/01/2010 -> Ai, que preguiça!

Essa noite acordei às 3 AM com vontade de ir ao banheiro e enjoada, mas não comi nada, só esperei passar. Às 6 AM acordei de novo, com a barriga doendo de fome e, dessa vez, não tive escolha. Comi umas frutas para tapear, mas minha barriga, que não é boba, me cobrou mais coisa e, às 7 e pouca e depois às 9 e pouca tive que comer de novo... Parece que meu corpo não sabe mais o que  é metabolismo basal! Continua me cobrando comida a cada 2 horas e não respeita meu sono!

O gostoso foi que o Arthur chegou! Mas de cabelo cortado e desodorante novo, o que causou um certo estranhamento no meu nariz, que anda altamente sensível. Ele precisou descansar da viagem, o que combinou com minha preguicinha de hoje. Ficamos em casa o dia todo, comendo, vendo TV, comendo, ouvindo jogo (MENGOOO!), comendo...


Minha vó sugeriu que saíssemos um pouco. Eu bem que tentei... até troquei de roupa - está difícil escolher uma roupa que não realce meu super pneuzinho que não pode receber um tratamento de abdominal - mas na hora de sair...sono!


Ando também tendo umas taquicardias - absolutamente normais na gravidez - mas que me deixam ainda mais cansada... O jeito é dormir! 
Boa noite! =)

30/01/2010 -> Cuidados com o corpo

Dormi até às 6 e pouca e tentei engambelar meu estômago, mas foi impossível. O enjôo foi aumentando e tive que ir fazer uma boquinha. Depois dormi tranquila por umas duas horas e... mais fome! Ainda fiquei enjoada por um tempo, mas assim que a comida "bateu", passou.

Os seios ainda dóem e a Dra. Raquel havia dito que devem doer nesse primeiro trimestre. Já comecei a fazer os exercícios de estimulação, mas ainda não tive como fazer a exposição ao sol.

Estou sempre com um copinho de água perto de mim. Parece que as coisas que eu sempre ouvi a vida inteira, e sempre me propus a fazer, pelo meu próprio bem, nunca antes havia conseguido colocar em prática. Esse filhote veio pra me colocar nos eixos, me devolver a saúde, me fazer crescer. Até por isso fico pensando que ele tem que ter um nome com um significado bem lindo, algo como "presente", "vida", "alegria", "saúde", porque é tudo que ele está me trazendo!

Arthur, que viria ontem, não conseguiu vaga no ônibus e só virá esta noite, chegando amanhã cedo... Sinto tanta saudade! Acho que agora até minha saudade é por dois...rs

Fui mexer numa sacola que tem umas roupas minhas de criança e deu um aperto no peito... De pensar que as roupinhas amarelam, envelhecem, e a criancinha que cabia nelas, cresce. Sei como as mães morrem quando os filhos saem de casa, pra ir estudar fora... e já estou sofrendo! =(

29/01/2010

Acordei às 5:30 AM me sentindo enjoada. Tentei me acomodar melhor, levantei, tomei um copo d'água, coloquei o travesseiro mais alto e acabei voltando a dormir. Acordei às 9 AM com uma super fome!

Fui almoçar na casa da Laylla e fiquei deitada o dia todo... Ê, vidão! Comer e dormir! Mas acho que estou muito banhuda, apesar de meu peso ainda estar normal. Quero logo chegar ao Rio, pra iniciar uma aula de yoga para grávidas, fazer mandalas para garantir o relaxamento e a grana extra...

28/01/2010 -> Muito xixi!

Já há alguns dias Vovó vem chamando minha gravidez de "estado interessante". rs

Recebi a visita da Laylla, amiga de tanto tempo. Ela acabou de formar em Enfermagem e quer se especializar em Neonatologia, então, além de fofocarmos, recebi dicas muito interessantes sobre a gravidez e o parto. Ela falou muito bem do Hospital Sofia Feldman, em BH, onde uma amiga acabou de ganhar uma filhinha, na água. Apesar de ser o parto que quero ter, estou achando complicado poder realizá-lo no Rio, porque o único hospital que parece fazer parto na água, é beem longe de casa...

As idas ao banheiro estão super frequentes e me sinto cansada, ficando deitada boa parte do dia, mas não chego a dormir.

27/01/2010 -> Primeira ida à ginecologista

Tive um sonho ruim e acordei com o coração palpitando. Até onde, o que eu sinto, o bebê também sente?

Ah, ontem liguei pra Ana, mãe do meu irmão, pra contar. Ela ficou histérica de tão feliz. O Rafa, meu irmão, pediu pra falar e até sugeriu um nome de menino: Bob. O.o "Só se for Bob Esponja, Rafa!" Ai, ai, ai, como vai chamar meu Feijão?? Tô doida pra saber o sexo!

Me senti muito irritada e sem lugar, doida pra ir embora pra Campo Belo. Em Perdões é muita gente falando ao mesmo tempo... E como estou preocupada com minha alimentação, ficar em Perdões não seria o melhor pra mim.

Me senti bem ao chegar em CB e minha Abuela está bem mais doce... =)

A ida à Dra. Raquel:
  • Tirei algumas dúvidas e, à medida em que ela ia respondendo, minha mãe ia anotando. Fantástica! Descobri que top-less é um amigo da grávida. Tomar 10 minutos de sol nos mamilos é bom, assim como passar bucha vegetal, para preparar a pele e diminuir a chance de lesões quando o bebê for mamar.
  • Vou poder continuar tomando meu dedinho de café e fazendo caminhadas.
  • Para febre e dor de cabeça, só Tylenol.
  • E uma amostrinha grátis de pomadinha para passar no bico do seio, pra não passar batida a ida à médica. rs Ah, além disso, ganhei um vidrinho de cápsulas de ácido fólico pra tomar até a 12ª semana. Adoro coisas grátis!
  • Fiz o preventivo de rotina e um ultrassom, que deu pra ver uma bolinha preta (não, não era um filho negro gorducho ainda), que é o saco gestacional (??? - essa vou ter que olhar na net. - Ai, que arrependimento de nunca ter tido aula de embriologia, mórula, blástula...). A médica disse que ele está muito bem implantado, no lugar certinho. =)
  • Ai, que alívio!!

Indo pra casa me senti muito mal; canseira, suor, achei que fosse morrer! Mas era só uma ida emergencial ao banheiro. Meu intestino, apesar de grávidas geralmente terem-no preso, está soltinho!
Recuperada do susto, mandei mensagem pro Arthur contando que estou de 6 semanas e 5 dias e que a previsão de nascimento é 16 de setembro. Mandei mensagem pra mais um monte de gente, pra compartilhar as boas novas. Para outros queridos, contei pela internet. 

26/01/2010

Minha mãe conseguiu marcar Dra. Raquel pra mim amanhã, pra dar umas dicas de alimentação suplementar e fazer algum exame...

Quando falo no telefone com o Arthur, quase sempre fico irritada. Mas sei que é só saudade. Não vejo a hora de estar com ele... na nossa casa...

Meu pai chegou já dizendo que vai telefonar no Rio de janeiro pra ver como que vai ficar. rs

De noite, o Arthur disse que está muito feliz em ser papai. =)

24/01/2010 -> Nomes, nomes, reflexões...

Toda dor/incômodo está me deixando encucada... Que o Senhor me guarde e, principalmente, ao meu filho.

Fui pra casa da Tia Lucimar mexer na internet. Fiz uma lista de ginecologistas da Cassi em Botafogo e depois fiquei olhando significados dos nomes; como não anotei, depois coloco aqui.

Vovó Ângela ligou, dizendo que eu não preciso evitá-la e posso ir pra lá. =) Só alertou que Arthur e eu vamos dormir em camas separadas. rs Convenhamos que, agora que eu até já engravidei, isso é uma coisa meramente tradicional.

Meu pai ligou de noite avisando que chega lá pra terça-feira. (suspiros) Tô doida pro Arthur vir logo também.

A mulher que engravida se torna uma fêmea.
Eu já estou perdendo o pudor com meu corpo, que não me é mais um símbolo de desejo, mas a casinha do meu filho. Acho que essa sensação deve durar até o final da amamentação. Sempre me perguntei se todas aquelas mães não se envergonhavam de ter seus mamilos, os mais variados e cores e formatos, tão expostos. Agora eu sei: aqueles não eram mamilos, eram almoços, cafés e jantares. Eu sou uma casa, serei um restaurante, um sofá e um brinquedo. Um colo, uma amiga e uma proteção. Eu sou sua mãe, pequenino. Hoje e sempre.

Hoje minha tia ligou (pra saber se o bebê já havia nascido. rs) e contou que uma amiga dela que está grávida recebeu recomendações médicas que nem caminhasse até o terceiro mês. O.o Isso está cada dia mais "menos". Afinal de contas, será que não era melhor se eu hibernasse? Por falar nisso, tenho uma pergunta: se uma grávida entra em coma, o bebê continua se desenvolvendo? E ela pode parir?

23/01/2010 -> Contando para a família paterna e testes para descobrir o sexo do bebê

Bem cedo, já com o coração saindo pela boca, fui contando, de um por um. A família do meu pai é bem mais tranquila. Já passou por tanto perrengue que gravidez jamais seria senão motivo de alegria.
Meus priminhos super empolgaram e já se fala em enxoval do bebê.

Ontem fiquei sabendo que a esposa do meu primo perdeu um bebê que foi feito na época do meu e estaria com um mês. Senti medo. Senti medo até de sair contando antes de ter ido ao médico e ouvir que está tudo bem. Mas eu vou me cuidar. E vou ser a melhor casinha do mundo!

Segundo dois testes confiabilíssimos de detecção do sexo do bebê, vou ter um hominho! Sentei na almofada com um garfo (e não com uma colher) e a linha com a agulha balançou em pêndulo - ou linha reta - após tocar minha mão (e não em círulos, como quando vai ser menina).
Vou registrar os filhos dos outros presentes para conferir dentro de alguns anos:
Andressa: H - M - H
Maria Fernanda: H - H
Andrezinho: H - M

Meu pai telefonou aqui na casa da minha vó e, ao dizer que, se vier, virá depois do carnaval, TIVE que contar. Eu não ia aguentar segurar por tanto tempo.
Eu - Tenho uma notícia boa: Arthur e eu vamos ter um neném!
Pai - E isso é notícia boa??
Mas ele reagiu muito bem. Falei que a gente vai dar nosso jeito com grana e que vamos levar muito o bebê lá pra Bahia ficar com ele. Ao fim da ligação eu disse que o amava e ele "eu também amo você e o seu bebê" - me emocionei!
Diz ele que vai digerir a história primeiro e depois vai comemorar.

22/01/2010 -> Contando para a família materna (ou entre lágrimas e sorrisos)

Acabei de perder meu avô. E, apesar de ser um dia tão triste e cansativo, não pude não estar feliz. Explico: hoje contei pra minha família materna. Primeiro pra minha tia, a Didninha Jojô; foi mais ou menos assim:
Xô - Carolina, que saudade! Você continua uma gracinha!
Eu - Você acha que eu estou mais bonita?
Xô - Você está linda!...
Eu - É porque eu tô grávida!
=) E, enquanto ela ainda via se acreditava ou não, fiz o convite pra ela ser madrinha; aí ela abriu a boca a chorar, numa amoção que eu não pensei que ela fosse sentir. Pelo rumo da conversa entre a rodoviária e o velório, esse Feijão vai estragar, e a gravidinha princesa também, porque a titia vai dobrar os mimos.

Os sentimentos ficaram confusos, entre abraçar e chorar com minha família e entre contar o que talvez pudesse fazê-los sorrir. Mas não contei para ninguém.

Quando consegui ficar perto da minha mãe, contei na versão escolhida, depois de vários ensaios na minha cabeça: 
Eu - Mamãe, você pode fazer acumulação de cargos?
Mãe - Ué, como assim?
Eu - Você pode ser Pampy E Abuela*?
Mãe - An???
Eu - Peipy* vai ser Pampy!
Aí eu percebi que tinha esquecido de fazer a mulher sentar. Ela branqueou um pouco, começou a falar que ia ser avó e, finalmente, me abraçou.

* Pampy = mamãe, na minha língua carinhosa (retardada?)
Abuela = avó, em espanhol, como chamo minha Vovó Ãngela
Peipy = modo carinhoso (retardado?) de dizer baby, ou filha.

Vovó e Vovô são muito populares, então foi complicado pegá-los a sós. Quando os dois foram para o carro, Vovó de dentro, sentada, Vovô de pé do lado de fora, segurei a mão dos dois e disse que iriam ser bisavós. Vovô, fofinho que é, fez cara de "An? Quê?", e aí eu complementei a explicação com um "No seu aniversário de 80 anos, o senhor já vai estar segurando um nenezinho!" Aí ele riu, deu parabéns e me abraçou. Minha vó botou o carão esperado: "Você sabe o que eu penso". O carão durou o tempo todo, com direito a algumas alfinetadas, mas acho que me saí bem de todas.

A Tia Maria Helena, irmã da minha vó, ficou meio a la Vovó Ângela, mas acabou me dando parabéns e até um pijaminha de baby! O primeiro presente do Feijãozinho!

Na família paterna ainda não falei nada... Amanhã...

21/01/2010 -> Confirmação no exame de sangue

Dia do beta HCG de sangue. "Fizemos" o teste de manhã e, às 8 da noite o resultado: mais de 9000 num sei o que. "Isso quer dizer é positivo?", mas a atendente disso que só um médico pode avaliar. Mas pelo que já andei lendo, o tal do hormônio só é produzido se houver gravidez*. Entããão... é um SIM! Arthur e eu nos abraçamos e beijamos muito. E eu fiquei nervosa como se ainda não soubesse (sendo que hoje até já li duas histórias para o Feijão!).

*Depois de um tempo descobri que mulheres e até homens possuem esse hormônio, mas em dose beeem menor.

Estou doida pra contar pra minha mãe. Tanto que acho que vou essa semana pra CB.

Mal consigo deitar de bruços ou de lado, e olha que nem é por causa da barriga; são essas tetas enormes e doloridas...

Acho que a gravidez me deixa não só sensível emocionalmente, mas, também, fisicamente. Quase desmaiei de dor ao fazer as unhas e o exame de sangue deixou um hematoma.

20/01/2010

Arthur e eu tivemos uma discussão séria no aeroporto (estamos voltando ao Rio) sobre a cor da bolsa do bebê. Eu acho este um objeto de grande utilidade, mas quase sempre é tão brega! Espero que chegamos a um acordo: bege - acho neutro, chique; e eu sou uma mulher chique!

Fiquei pensando no meu cabelo, se quero ser uma mãe romântica de cabelão, ou jovem, de cabelinho. Preciso de uma amiga pra palpitar! Fico enchendo a cabeça do Arthur com todo tipo de questão e coitado se tiver que aguentar minhas emoções afloradas por 9 meses sozinho.

Ainda não me utilizei da minha condição de gestante pra ter atendimento preferencial. Talvez quando a barriga começar a aparecer...

Estou tendo tanta fome que acho que algém do Feijão deve haver lombrigas aqui.

Arthur e eu falamos sobre eu vir pro Rio já, mas a grana vai decidir tudo. E a faculdade aidna está pesando, porque eu não quero me isolar, ser exclusivamente mãe. Veremos como as coisas se encaminham...

É engraçado como eu fico achando que o Feijão vai ser diretamente influenciado por tudo que eu fizer. Por exemplo, se como um pastel, morro de dó de estar dando fritura a um bebê. Se me deixo de bruços, acho que ele está sem ar. Se faço força pra ir ao banheiro, fico com medo de ele sair!

Meus peitos já não cabem no sutiã!

19/01/2010

Ai, meus peitooos! Quero sutiãs novos!

De vez em quando fico pensando "E se eu NÃO estiver grávida?" Mas as 2 linhas estão lá, e o meu corpo está estranho, e a menstruação não vem...
Mas isso é uma loucura... Tá que eu tenho 23 anos, mas minha vida não me faz encarar o mundo como uma adulta... Na verdade, sempre pensei que só a maternidade me faria me sentir mulher e, não, menina.

Essa noite sonhei com um bebê. Não era meu, mas era muito fofo. E eu o fotografava. Eu gosto muito de bebês, mas crianças me dão preguiça...

18/01/2010 -> Entre nomes e xixis.

Acordei com o sol nascendo, mas não se emocione porque na verdade nem vi nada além da claridade entrando pelo simbólico basculante que conecta nosso quartículo com o mundo exterior. Não consigo parar de pensar em nomes de meninos! Se for menina, já escolhemos: Aurora. A verdade é que eu nunca tive muita intuição feminina, então nem tento chutar o sexo do bebê. No dia 1 achei que era homem; no 2, mulher. Oxalá não sejam dois! (Vi uma reportagem ontem no Fantástico sobre quadrigêmeos. Cruzes! Mas nossos olhos de futuros pais brilham bastante diante de bochechas... =) )

Tenho tido vontade de fazer xixi frequentemente , mas a urina é clara. Talvez por causa da frequencia eu esteja tendo coceirinhas nas "partes", o que me faz higienizar a área bem mais que o normal. Gases? Bastantes também. Mas, aí, nenhuma novidade...rs

Ah, esta noite dormi de sutiã porque estava foda. Qualquer movimento, dói.

Me emociona ver o Arthur fitar vitrines infantis. Diz ele que nunca prestou atenção nisso antes.

Fome: de 2 em 2 horas.
Xixi: de hora em hora, ou menos. Como esse feijão consegue comprimir minha bexiga assim?

17/01/2010 -> O início da fome descomunal

Já vi que vou passar 9 meses me sentindo intocável. "Eu estou grávida, eu posso! Eu mereço! Eu preciso!" Como se nenhuma outra mulher na Terra tivesse antes ficado na condição de buchuda. Vejam vocês, a pousadinha onde estamos serve café das 6:30 às 9:00; eu fui dormir com fome; levantei cheia de sono e cara amassada, às 8:30, pensando no café e em voltar pra cama; e o leite já tinha acabado! Ora, o dono da pousada é também dono de uma padaria, como já haviam nos informado, e, nem assim, houve uma mobilização para repor a mesa do café. Saí cuspindo marimbondos, sendo a soberana intocável que o feijão na minha barriga me está fazendo sentir, tomei um café caprichado em companhia do meu namorado lindo, husband-to-be, e, em seguida, passamos alguns minutos conversando numa pracinha. Assim como minha fome, minha vontade de falar dobrou!

Ah, acordei de noite pra pensar e sentir os peitos doerem. Pensei no tanto de coisas que temos que organizar para a chegada do bebê e fiquei grata por a gestação humana durar 9 meses.

Me peguei sentindo um pouco de medo. Não da gestação, não do Feijãozinho, mas da criança fofa e cheia de dobras. Medo do amor que eu sei que vou sentir.

17h -> após um bom almoço e um lanchinho: FOME!

Estou morrendo de vontade de contar pra alguém, mas o Arthur falou pra esperarmos até o exame de sangue. Mas lá em casa quero contar pessoalmente...

21h -> mesmo tendo comido dois pães e toddy, FOME!
Saímos para a dura missão de achar algo que me agradasse, mas, na ausência de opção, fui de sorvete na pracinha... -> que, por sinal, estava cheia de crianças. Eu tento sorrir quando vejo uma delas, mas sinto uma certa repulsa. Mas, também, nunca fui muito fã de filhos dos outros, que eu não pudesse zangar e corrigir.

ps.: se meu namorado já era perfeito, o céu é ainda mais em cima.

16/01/2010 - A descoberta


Este é o primeiro dia da minha confirmada gravidez. Não posso dizer que no fundo eu já soubesse, porque tanto eu quanto o Arthur viemos apresentando coisas estomacais como diarréia, vômitos, sensibilidade na barriga... A dor em meus seios podia ser da TPM e os enjôo poderiam ser parte do quadro alimentício. Mas a menstruação atrasou uma semana... e isso nunca tinha acontecido.
Até ontem (sem saber do atraso fora do normal), o Arthur achava que tudo era por causa das comidas exóticas e de origem questionável -> desde 14 de dezembro estamos no Maranhão a passeio e, desde então, comemos de um tudo, até porque nem sempre tivemos muita escolha; era comer o que tinha. Eu, ovo-lacto-vegetariana há 3 anos, até peixe comi. Mas, então, ele duvidava, até se dar conta do atraso e, hoje, enquanto eu fazia as unhas num salão, ouvindo uma mulher meter a língua numa terceira que estava grávida por não usar camisinha, ele começou a se dar conta de que pudesse ser verdade.
E a verdade é que a gente nunca evitou. E aí, ao voltar pra pousada de pés e mãos vermelhos, vi meu nego deitado na cama e a caixinha perto dos pés dele... o teste de gravidez...
E como ele não exigia que fosse a primeira urina da manhã, coletei meu xixizinho e enfiamos o palitinho. A situação ficou tensa enquanto a gente aguardava (eu havia deixado o palitinho no banheiro, pra não ir vendo o processo). E aí apareceram duas linhas! (!!!!!) Pensei que fosse chorar, mas não chorei. Fiquei nervosa nervosa, e ele, apesar de tentar segurar as pontas, também estava nervoso. Falamos do medo, do amor, das implicações, da nossa falta de grana. Eu pensei no barrigão, nas estrias, na yoga que tenho logo que começar. Falamos de nomes, padrinhos, casamento...
E como se a confirmação fosse um elevador hormonal, prontamente comecei a ter desejo e fome. (A parte de comer por dois vai ser legal!) E me questionei se uma mãe pode ter as unhas assim vermelhas e um piercing no nariz...
Sei que estou feliz.

ps.: Quero meu exame de sangue, pra ver se, assim, a ficha cai.