21/09/2010 -> Enfim, o relato do nosso parto!

Acordei às 5:00 e fui me arrumar. Uma empolgação como se fosse uma viagem com estadia em hotel, o que eu descobri que era praticamente isso mesmo - um luxo esse hospital! -> Perinatal Barra
Tia Leda nos levou. Mesmo sem poder me acompanhar durante a indução, minha mãe quis ir. Ficamos os quatro juntos só até resolver a parte burocrática da internação, depois subimos Nego e eu pro quarto - 403 - e espalhamos nossas coisas.
Dra. Fernanda chegou e disse que ia preparar o quarto pra começarmos minha indução. Uma enfermeira veio e deixou a roupinha de bunda de fora pra mim e eu fiquei imaginando como iria fazer pra ir pro outro andar vestida assim. Aí chegou o Carlos, nosso maqueiro, e me levou deitada. É um serviço totalmente dispensável e faz a gente se sentir um tanto incapaz.
Fazendo graça com a roupinha sem graça
Nego teve que colocar uma roupinha de enfermeiro e ficou muito engraçado, com touquinha e tudo! Eu também tive que colocar touquinha, mas tirei assim que pude (pra ganhar cafuné do Nego...).
Dra. Fernanda pediu pra uma médica anestesista pegar minha veia pra começar a indução com ocitocina. Fiquei uns longos minutos (aproximadamente 30) deitada, pra minha médica fazer uma cardiotocografia e avaliar se Aurora estava suportando bem as contrações. Graças a Deus ela estava ótima! Tudo indicava que fosse aguentar muito bem as contrações. Mas foi preciso monitorizar em vários momentos do parto. Minha garotinha aguentou super bem!
Como mal conhecíamos a Dra. Fernanda, não faltou assunto durante os primeiros centímetros de dilatação, quando eu ainda conseguia e queria conversar. Falamos de várias coisas, inclusive filhos. Tá aí uma coisa que eu nunca tinha pensado, em como uma mulher que já pariu tem uma visão diferente do parto, talvez com mais envolvimento, mais compreensão da paciente. (Depois do parto ela até me falou que a secretária dela a achou louca de ter me pegado com 40 semanas, ao que ela respondeu que não podia não pegar, porque se colocou no meu lugar e viu como eu precisava de um médico ali, bem naquela hora.)
Talvez o Arthur devesse fazer esse relato, porque a verdade é que muitas coisas vão se apagando da memória da gente. Várias mulheres que pariram dizem isso. Mas, vamos lá e eu vejo o que consigo contar... rs
Passei a maior parte das contrações numa maravilhosa bola suíça - maravilhosa mesmo! mágica! - que eu tinha pedido pras enfermeiras assim que chegamos. Minha sala de parto era a única das 3 salas de parto normal (que estavam e geralmente estão vazias por lá...) que tinha banheira. Até com isso a Dra. Fernanda se preocupou ao reservar meu quarto!
Comecei a ir mais ao banheiro, bem do jeito que a Lina tinha me dito e bem como eu li em tantos lugares. Na primeira vez eu ainda não tinha ganhado aquele carrinho de segurar o soro e o Nego teve que ir comigo, pra ficar segurando o soro pra mim... coitado... nossa, coitado mesmo! É uma super limpeza!
De início eu ainda tive um pouco de fome, ainda mais com o Nego indo a toda hora na salinha dos médicos tomar café... Tomei muita água e suco, mas como pudesse ser que eu viesse a precisar de uma cesárea, achamos melhor que eu não ingerisse sólidos.
Por causa da indução as contrações vinham quase sempre de 3 em 3 minutos, o que geralmente acontece com mulheres que já estão bem dilatadas. Era uma dorzinha chata, mas totalmente suportável - ainda mais rebolando na bola! (Valeu demais a dica da Ingrid, do Ishtar!)

Num dado momento eu já estava bem incomodada e Dra. Fernanda fez um toque. Eu brinquei: "Já pensou se eu já estiver com 6 cm?!" E eu estava com 5! =D Aí ela me tirou da indução e deixou minha própria ocitocina trabalhar. Ah, e nesse ponto ela explicou que ia preferir romper minha bolsa quando eu estivesse com uns 7cm, pra ver se tinha mecônio no líquido amniótico, porque estava suspeitando que pudesse ter, por causa do pouco líquido (vai acompanhando, porque isso é um capítulo à parte!!). Quando o bebê entra em sofrimento, uma das primeiras coisas que acontece é a liberação do mecônio. Ela disse tudo isso sem me alarmar, só dizendo que se o líquido estivesse com um tom esverdeado, a Aurora não poderia ir direto pro meu colo, porque teria que ser aspirada logo pela pediatra. Fiquei um pouco tensa com essa possibilidade. Mecônio sempre foi uma palavra que me deu medo.
Aos 7cm, a bolsa foi furada e, além do cheiro forte e nauseante, um líquido clarinho!!! E as palavras da Dra. Fernanda: "Aurora vai poder ir direto pro seu colo!!"
E não saiu tão pouco líquido assim... E eu fiquei pingando bastante! Ou seja, pouco líquido é o caralho - com o pardão da expressão, mas dá é raiva de ter passado por tanto sofrimento por causa de uma suspeita que veio com um exame que hoje eu penso que não devia ter sido feito e que não é assim tão bom pra prever nada! Menos ultrassons, gente, por favor!!
Mais tranquila, fui tomar um banho e relaxar na banheira. Mas quando as contrações vinham, era muito ruim estar deitada. Doía muito mais. Achei uma posição bem amenizante no banho, com uma das pernas apoiada na banheira e balançando o corpo pra frente e pra trás.
Acho que a água quente ou talvez a banheira e a mudança de gravidade podem ter feito as coisas ficarem um pouco mais lentas... As contrações estavam vindo a cada 4 minutos e demorando uns 35 segundos. Dra. Fernanda não gostou muito e me mandou caminhar. rs Fui passear com o Arthur pelo centro cirúrgico, que é do lado das salas de parto natural (colocamos um esparadrapo pra tampar minha busanfa). Fui requisitada a colocar uma touquinha por uma das enfermeiras, já que a minha já tinha sumido na sala de parto. Vi a salinha dos médicos onde ele ia lanchar e fiquei com vontade de tomar um capuccino com pão doce... Senti duas contrações durante o passeio, tendo que me escorar na parede, mas, realmente, não estava sendo bom o bastante... No caminho de volta pra sala encontramos com o Dr. Flávio, que é amigo da Dra. Fernanda e participou do parto também. (Agora o que eu mais lembro é ele falando pra eu fazer "força comprida" e como eu demorei pra entender que força era essa.. rs)
De volta pra sala, fiquei na bola - ah, e isso tudo com um absorvente enorme preso em mim por esparadrapos, porque desde o rompimento da bolsa ficava saindo líquido e sangue - e esperei a Dra. Fernanda voltar pra me contar o que ia acontecer agora. Ela fez um toque, eu estava com 8/9cm e o colo do útero não estava centralizado e, com isso, a cabecinha da Aurora não descia. Ou seja, eu estava tendo contrações, mas elas não eram efetivamente suficientes pra posicionar corretamente a pequerrucha. Tive que voltar pra ocitocina... E aí o bicho pegou. Mas pegou mesmo!!! A dor foi muito mais intensa, tipo cólica menstrual vezes dez. E eu me sentia extremamente cansada. Não me perguntem horas porque eu fiz questão de não querer saber das horas, pra não ficar comparando com outros partos. Aí eu ficava sentada na bola e encostava a cabeça na cama, descansando entre as contrações. Eu queria dormir!!! Mas deitar era a pior coisa que eu podia fazer. Fui aguentando...
Em algum momento conheci a Dra. Jaqueline, pediatra (e também grávida!) mas nem tive como socializar, porque estava cansada demais...
Chegamos aos 10cm e o colo ainda não estava bacana... Dra. Fernanda perguntou se eu já estava sentindo vontade de fazer força. Não... Ainda não... Eu só não queria mais muito papo com ninguém. Doía bastante. Eu tentava pensar na dor como algo bom, mas o cansaço só me fazia querer dormir e continuar depois, outro dia... rs
Voltei pro chuveiro, onde aconteceu uma coisa que depois veio a ser engraçada: Arthur mexeu na torneira e a água esquentou muito; aí eu virei pra ele, toda exausta, e disse "Tira a mão! Minha água!" Quando saí, os médicos tinham preparado uma super estrutura pra eu poder ficar sentada de cócoras. Dobraram a cama pra posição inclinada, improvisaram travesseiro numa escadinha, que foi onde eu sentei e o Arthur ficou atrás de mim, sentado na cama e eu esmagando as mãos dele. Quando vinha a contração eu projetava o corpo pra frente, mas não estava funcionando! Dra. Fernanda falou pra eu tentar ficar de quatro um pouco, pra ver se ajudava. Não ajudou e ainda doeu muito... (Mas nessa hora eu achei o máximo a própria médica ter falado pra paciente ficar de quatro!)
Nem sei como, fiquei em outra posição pra Dra. Fernanda dar uma mãozinha - literalmente. Quando vinha a contração ela falava pra eu empurrar e, ao mesmo tempo, ia fazendo manobras com o colo e com a Aurora. E, enfim, deu certo! Fui pra cama, que agora era um cadeirão com apoio para os pés. Tinha chegado a hora de empurrar MESMO e esse era o jeito que eu me sentia menos fraca, acho que por causa do apoio nas costas. Não ia ser um parto na água, nem de cócoras, mas era como meu corpo estava pedindo pra ser.
A partir de algum momento fechei os olhos. Quase não abri mais. Ouvia tudo que estava acontecendo, mas não participava de nada. No máximo esboçava um sorriso. Algo tipo assim:

Ou então falava algo que era extremamente importante, tipo "Nego, você bebeu café. Não sopra na minha cara!" rs O Nego falava pra eu empurrar, que ela estava vindo e aquilo me deixava brava, porque eu pensava que ela já estava coroando quando ele falava aquilo! Zanguei pra ele parar de falar assim. rs E depois falei pra alguém anotar aquilo tudo, pra eu lembrar depois de como fui grossa. rs Segundo os médicos, tem mulher que dá tapa na cara do marido!! O.o
Comecei a empurrar e, entre uma força e outra, dava pra começar a ver a cabecinha dela! (Era o que me diziam) Eu não me senti fêmea, nem fiquei em êxtase, só queria que acabasse logo! Juro que pensei em pedir anestesia... Juro. Mas tanto eu sabia que a Dra. Fernanda ia tentar me convencer de não tomar, como eu temia que pudesse estragar a progressão do parto, sei lá.
E aí ela coroou. Alguém perguntou se eu queria sentir a cabecinha dela. E primeiro eu disse que não! Olha que coisa! rs Aí senti... que coisa molinha e cabeluda! Eu achei muito molinha! Fiquei meio com medo!
Cheguei a um ponto onde a dor era tanta que eu dormia e até sonhava quando não tinha contrações!!! Era como se eu me transportasse pra outros lugares e aí, de repente, vupt! Contração! Eu sentia começando e pedia pra ela mudar de ideia, vir só depois, pra eu poder descansar um pouco mais... Mas com a aproximação da Aurora, eu não tinha muita escolha. A dor me guiava, me mandava empurrar, e o coro de marido e médicos dizia o mesmo. rs
Quando eu estava de cócoras não conseguia empurrar direito, mas nessa posição, conseguia manter a força por bastante tempo - a tal força compriiiida. E eu gritava, como gritava... Não me senti tímida e como já tinha lido sobre os benefícios de se gritar pra aliviar o períneo, acho que isso ficou na minha cabeça e na hora fluiu naturalmente. Se tivesse sido um desses partos filmados, não teria sido muito bonito... rs
E aí a cabecinha dela começou a sair. Eles me disseram e eu senti. Que dooooor! Eu queria empurrá-la logo, pra acabar com o círculo de fogo; parecia que minha perereca ia rasgar toda!!! Mas a contração não vinha! E aí veio e eu empurrei, empurrei, e consegui fazer umas quatro ou cinco forças compridas. E senti que ela estava saindo naquela contração, mas não ouvi nada. Tive que perguntar: "Ela nasceu?" E então a Dra. Fernanda colocou minha filha na minha barriga (e eu arrepio só de lembrar). Uma enfermeira tinha colocado um pano verde em cima de mim, que eu pedi logo que fosse tirado, pra ter o contato pele a pele com meu bebê. Todo cansaço foi embora. Ela estava ali! Minha Aurora! Agora, quando eu lembro, me emociono e choro, mas na hora eu não chorei, fiquei olhando pra ela e não ouvi mais nada que ninguém disse. O cordão foi cortado pelo Arthur, depois de parar de pulsar. Eu senti a placenta saindo logo, mas estava tão encantada olhando pra minha filha que esqueci de ver a "cara" da placenta... rs
E eu não tive medo de segurá-la! Isso que foi a coisa mais mágica! Como diz um amigo meu "está tudo aí, só falta você acessar". E naquele momento eu sabia o que fazer, sabia como segurá-la, como me comunicar com aqueles olhinhos lindos, abertos e vivos.

Aurora quase não chorou. Deu uns gritinhos e depois se acalmou. Eu tentei dar o peito pra ela, mas até agora não sei se ela mamou ou  não. Esqueci.. e o Arthur também.. rs
Entre toda onda de amor que nos envolvia, não sei de onde consegui perguntar pra Dra. Fernanda se tive laceração no períneo... rs Isso que dá ficar se informando demais! Não, períneo íntegro! Alguns cortes por dentro da vagina, onde levei uns poucos pontos. Minhas pernas estavam bambas, trêmulas e mesmo com a anestesia local eu senti muito incômodo com os pontos.
Foram 11 horas de trabalho de parto. Aurora nasceu às 20:24, virginiana, no dia da árvore, véspera de primavera.
Levaram a pequena pro berçário pros exames de rotina e o Arthur foi junto, escoltando desde aquele momento sua filhinha, vigiando pra ninguém dar nada pra ela tomar! E eu fui levada de volta pro quarto, na maca, que agora foi super bem-vinda.
Senti meu corpo totalmente "regaçado". Quis ir ao banheiro, mas não conseguia descer da cama. Só quando o Arthur chegou, umas 3 horas depois, que eu pude ir. Demoraram demais pra liberar a Aurora no berçário. Estava tudo maravilhoso com ela, 2,835kg, 48cm, Apgar 9-10, mas a burocracia é um cocô. Contou mais um ponto pro próximo parto ser em casa.


Dormimos juntos os três, pela primeira vez. Nós dois já éramos uma família, mas agora ela está ainda mais completa. Nasceu nossa Aurora!!

Agradeço a meu bom Deus, sempre me fortalecendo, aos familiares, amigos e desconhecidos que acompanharam nossa história e estiveram enviando toda sorte de energias positivas. Agradeço ao Ishtar e em especial à Ingrid, pela força e pelo empenho em garantir que o maior número possível de mulheres tenha um parto humanizado. Com muito carinho agradeço aos médicos e enfermeiros que me acompanharam. Dra. Fernanda, espero ter vários filhos com você! Agradeço ao meu Nego lindo, que é o homem que melhor sabe tratar uma grávida e que pariu comigo nossa Aurora. E agradeço a ela também, que nos escolheu como seus pais. Presente mais lindo do mundo!

E esse blog, que foi um diário delicioso de escrever, termina por aqui. O ciclo foi fechado, minha primeira gravidez acabou. E foi um final feliz. Para sempre!




ps.: como não podia deixar de ser, esqueci de contar alguns detalhes: durante o trabalho de parto ouvimos 3 cds: "Meu Neném" do Palavra Cantada, um de mantras e um do Zé Ramalho. No período expulsivo, conforme o Nego me contou depois, ele ficou repetindo pra sempre as duas primeiras faixas do cd de mantras, que eram as únicas que estavam tocando bem, sem agarrar. Pergunta se eu percebi! rs
E outra coisa foi que, assim que Aurora veio pro meu colo, ainda com cordão, acabou a luz na maternidade! Ficou escuro alguns segundos e eu fiquei pensando: "E se a gente estivesse no meio do caminho? Com a cabeça já saindo??" Vai ver a luz elétrica se foi porque a gente não precisava mais dela: a Aurora já tinha chegado! ;)

21/09/2010-AURORA NASCEU!

Nasceu a linda menina tão esperada por todos nós - AURORA!! Graças a Deus! Carol e Aurora passam muito bem! Logo logo Carol estará aqui em casa para dar todos os detalhes! Os pais estão radiantes! Pudera!  
Rejane (vovó)

20/09/2010 -> Aurora vai nascer!!

Hoje foi um dos dias mais loucos, mas, mesmo assim, consegui manter a calma e a ouvir meu corpo.
Fui pra ultrassonografia de manhã com Pampy e o exame mostrou que o líquido amniótico estava baixo. ILA = 4, numa escala de 5 a 20. Doppler normal, ou seja, Aurora sem sofrimento fetal. Mas o médico recomendou ligar pra minha obstetra assim que chegasse em casa. Acabou que ele mesmo ligou pra Dra. Isabela. Eu nem tinha chegado em casa e ela começou a me ligar no celular, mas eu preferi não atender. Queria chegar em casa, respirar um pouco, pensar nisso tudo... Já cheguei em casa disposta a negociar a indução, mas, quando entrei em casa, Dra. Isabela estava no telefone com o Arthur. Ele tinha uma cara de pavor, mal falava, só ouvia. Eu cheguei e fui pro banheiro, fazendo sinal pra ele avisar pra Dra. Isabela que ligaria pra ela em alguns minutos. Quando ele desligou o telefone perguntei o que ela tinha dito. E as palavras dele foram: "sofrimento fetal", "internar agora" e "cesariana". Peraí??? Como assim??? Dr. Sério mesmo disse que o doppler estava normal, que não era uma emergência, mas que configurava, sim, uma interrupção da gravidez. Mas ele mesmo conversou sobre indução, falando que isso depende das condições do colo e tal.
Eu achei aquilo muito estranho... Não via motivo pra fazer cesárea, quando acreditava que a indução ainda poderia ser tentada. Decidi - aliás, já vim pra casa pensando nisso - ligar pra Ingrid, do Ishtar, e pedir um conselho. Liguei e ela pediu pra eu mandar tudo que tinha no meu ultrassom por e-mail e ela consultaria alguns médicos. A opinião de todos foi a mesma: ingerir MUITA água (4 litros por dia) e repetir o ultrassom em 2 ou 3 dias. Alguns disseram que não viam razão nem pra induzir, que era só esperar.
Resolvi ligar pra Dra. Isabela, ou ela ligou de novo, não sei. Perguntei por que não a indução e ela disse que Aurora não teria condições de aguentar um trabalho de parto, porque era pouca água e o doppler mostrava que ela estava quase entrando num processo de compensação, centralização, sei lá o que. Eu achei muito estranho, porque o Dr. Sérgio tinha dito que estava tudo normal... Resolvi ligar pra ele, mas ela ficou me pressionando. Disse que tinha ligado na Perinatal e eles só tinham um horário, às 13h, pra me internar pra cirurgia. E que ela já havia acionado a equipe toda, que estavam esperando minha resposta. E eu achei que ela estava super exaltada, falando alto, falando que se eu não concordasse com a conduta dela, era pra procurar outro médico.
Corri pra falar com o Dr. Sergio. Ele demorou muito pra me atender, estava no telefone com "outro médico"... Quem será que era? rs Ele foi um amor, me explicou tudo direitinho do ponto de vista dele, que também é obstetra. Ele disse que eu não sou paciente dele, mas que se fosse, teria que avaliar meu colo e que, se estivesse favorável, faria uma indução. Se não, cesárea. Mas que isso é a conduta de cada médico. Eu comecei a achar muito estranho, porque a Dra. Isabela não falou nada de ver meu colo e tal... Pra ela, já era cesárea de uma vez... Entedi essa coisa da "conduta". Essa é a conduta dela, não vai mudar. Então, quem tinha que mudar, era eu.
Falei com ela mais uma vez e aí, como já tinha recebido respostas de outros médicos, pela Ingrid, dizendo que pegariam meu caso, mesmo agora, com 40 semanas, me senti mais tranquila. Mesmo sabendo que ia ter que pagar... Da próxima vez que a Dra. Isabela falou que era agora ou nunca com ela, eu preferi dizer que agora não teria como ser, porque eu precisava mesmo de uma outra opinião médica. Aí ela disse que se eu precisava de outra opinião, era porque não confiava nela. Isso me soou muito mal, porque desde sempre eu ouço dizer que o paciente tem todo direito a ter uma segunda opinião. Fiquei decidida a ouvir de outro médico o que era indicado, nem que fosse indo a uma emergência de hospital público.
E assim, me vi sem obstetra. Segundo ela, porque eu a abandonei. Mas, do meu  ponto de vista, ela só me deu uma escolha. E essa não foi a MINHA escolha.
Não, eu não sou médica, mas eu NUNCA faço nada sem ter certeza de que é o melhor. Não foi assim pra comprar carrinho da Aurora, não foi assim pra comprar berço, não ia ser assim pra escolher o nascimento dela, né?

Por recomendação do Dr. Rodrigo, super conhecido no meio do parto humanizado, era pra eu procurar a Dra. Fernanda aqui no Rio, porque ele estava atendendo em Niterói hoje. Liguei pra ela, resumi a história pelo telefone e falei que queria muito uma opinião de alguém que ME VISSE e visse meu colo. Ela perguntou se eu tinha como chegar em Copacabana em meia hora. Claro! A família buscapé entrou num taxi e foi toda pra lá. A consulta foi rápida, porque ela estava indo fazer um parto, mas tudo que precisava ser dito, foi. Resumi a gravidez e os últimos capítulos da novela, ela me examinou, disse que o colo estava, sim, favorável, com 2 a 3cm de dilatação e que não estava grosso. Uma indução seria possível e, segundo ela, indicada, pela falta de líquido. Se Aurora estava sofrendo? Não, de jeito nenhum. Se ela ia aguentar um parto normal? Só iniciando o processo pra saber. E aí, com a monitorização durante o parto, se qualquer coisa indicasse a necessidade de uma cesariana, a gente fazia. E aí ela descolou minha membrana - que eu ainda não entendi o que é, mas sei que é bom pra iniciar o trabalho de parto e até uma outra médica que foi consultada pela Ingrid tinha chegado a indicar isso, porque pode ser que nem seja preciso ocitocina depois disso - e indicou uma indução pra hoje à noite ou amanhã cedo. Provavelmente será com ela e na Perinatal mesmo. Fiquei de ligar pra ela mais tarde pra ver questão de preço e tal... Arthur está todo tenso e eu sei que é por causa desse gasto inesperado e que a gente simplesmente não podia ter agora, principalmente quando é quase certo de acabar a pensão dele. (Bill Gates, se você ou algum dos seus amigos estiver acompanhando o blog, eu aceito doações! rs)

Viemos pra casa e eu estava cansada, quis deitar, mas tinha que ficar de olho na barriga, porque toda hora ela estava ficando dura... Ou melhor, de poucos em poucos minutos. Mas sem dor, talvez um leve incômodo. Mas eu ainda não sei dizer se são contrações!!! Sei que tenho ido satisfatoriamente ao banheiro, e isso geralmente acontece no trabalho de parto.
Eu acho que está começando naturalmente. Espero que nem seja preciso me aplicar ocitocina. Mas, se precisar, estarei disposta a tudo.

Minha vó inicialmente achou um absurdo eu mudar de médico agora, mas eu sei que fiz o melhor que podia ser feito por mim e pela Aurora.

Agora vou me recolher, mas indicam não deitar... Mas eu estou cansada... rs Acho que vou deitar um pouquinho só e reunir forças pra me preparar.

Amanhã volto com notícias. Ou não! Mas fiquem todos em paz, pois estamos nas mãos de Deus e médico melhor não existe! =)

19/09/2010 -> Encontro do Ishtar e uma paz até estranha

Nego chegou em casa tarde, porque saiu com os amigos. Eu fiquei com vontade de ir com ele, mas nem cogitei... Se saísse, ia querer voltar logo pra casa e ele nem ia aproveitar. Hoje cedo tinha encontro do Ishtar, tema: Últimos dias da gravidez. Eu queria muito ir e queria que o Nego fosse, mas ele não parecia que ia acordar... Enquanto eu estava escolhendo uma das poucas opções de roupa pra vestir, vi que ele estava sentado na cama e fiquei super feliz! Fomos pro encontro, foi maravilhoso... Pude falar dos meus medos, ouvir que é isso é normal - não só no final da gravidez - e que eu preciso mesmo pesar tudo pra poder decidir qualquer coisa. Dra. Isabela ligou bem no meio do encontro e a gente conversou um tempão. Eu entendo que ela esteja preocupada, por tudo que já viu, por tudo que estudou, mas eu não consigo me preocupar!! Eu sei que está tudo bem!! No fundo, uma voz ainda tenta falar "mas e se?..." e aí vem uma pontadinha de "se acontecer qualquer coisa com a Aurora porque eu fiquei jurando que estava tudo bem, a culpa vai ser minha". Mas isso passa tão rápido! Amanhã temos ultrassom e eu sei que vai estar tudo bem... Mas eu não gosto, ou melhor, não aprendi a viver pensando que coisas ruins acontecem e não sei ficar me preparando para o pior. Eu acho que, quando uma coisa ruim tiver que acontecer, minhas armas se formarão automaticamente, me adaptando pra uma mudança de situação, de planos... SE der alguma alteração no ultra de AMANHÃ, AMANHÃ eu penso nisso, penso no que faço, nos riscos e tal... Mas hoje eu não tenho porque me preocupar. Bem, é assim que eu penso. Por um lado chego a achar carinhosa a forma como a Dra. Isa tem tratado nosso caso, que tem dado bem mais trabalho pra ela do que eu imagino que ela pensou que fosse dar. Por outro lado, eu me sinto meio pressionada. Mas, como o Arthur disse depois, ele acha que eu estou enfrentando muito bem toda essa situação agora.
Peguei o telefone da Ana Lúcia, doula, pro caso de irmos fazer o parto num hospital público. E as coordenadoras do grupo, Ingrid e Maíra, também falaram que posso ligar pra elas quando souber quem são os plantonistas do dia, das maternidades que eu estiver pensando em ir, pra elas me aconselharem, já que conhecem vários profissionais. 
Mas minha primeira escolha ainda é a Perinatal e a Dra. Isabela. Só quero estar preparada pro caso de ser um dia de plantão dela ou de dar alguma coisa errada, tipo a equipe dela já estar atendendo outro parto e não ter como ir pra lá.
Falaram de acupuntura (e só essa semana eu descobri que não é acuNpultura! Até porque seria com M, né... Antes de P e B...) pra induzir o trabalho de parto. Eu até já anotei os nomes dos médicos que têm Cassi aqui no Rio, depois vou ligar pra saber se algum é especializado em fazer indução, mas acho que só faria isso mais pra 41 semanas. Porque eu comecei a pensar que qualquer indução, mesmo as naturais, são desrespeitosas em relação ao tempo da Aurora. Seria uma forçação de barra disfarçada, com menos efeitos colaterais pra mim, que possibilitaria o MEU parto natural, mas eu quero que seja o NOSSO parto, meu e da Lola.
Vimos um vídeo de parto na água tão lindo... A mãe tão tranquila... Aí comecei a ficar emocionada. E depois teve tipo um ritual do "colo", onde eu e outra grávida nos deitamos e as outras pessoas nos tocaram, emanando boas energias. Aí eu chorei. Foi um choro de emoção e aflição, desejando muito mesmo um parto lindo, imaginando a chegada da minha filha, mas sem poder saber direito o que vai acontecer...
Também rolou uma roda de livros e peguei alguns emprestados pra ajudar a passar o tempo nesses dias de um pouco de ansiedade. Vou contando à medida que for lendo.

Viemos pra casa e Nego fez um almoço delícia pra gente. Li um pouco sobre pós-maturidade na internet, sobre métodos de indução e sobre boas maternidades aqui no Rio. Falaram muito bem da Herculano Pinheiro, mas é bem longe... Se Aurora nascer de madrugada, aí tudo bem. Sem trânsito! Sobre tudo que li, não me senti nada apavorada. Entendo sim, o risco aumentado que temos após 40 semanas e acho que devemos monitorizar mesmo - apesar de um dia ter falado que não ia mais fazer ultra, nesse momento eu acho importante. E mesmo sobre a indução, não estou com medo algum, pelo contrário, acho que vai acontecer o que tiver que acontecer e minha filha vai chegar muito bem.

ps.: agora de noite o Nego perguntou se quero comprar uma piscininha inflável aqui pra casa... rs Eu acho a coisa mais linda pensar num parto domiciliar, mas  ainda estou muito cagona pra isso. Não consigo deixar de lado os "mas e se" na hora do parto.

18/09/2010 -> Dia de coçar estrias, soneca e fotos da túnica!

Nossa, como estrias coçam!!! Coisa mais chata do mundo! Hoje eu  não aguentei, cocei um bocado. Por mim eu coçava com caco de telha até sangrar!!! Depois passei Bepantol e hidratante (ah, então, comprei um Materna mesmo, que não é meu preferido porque na época que usei tive umas espinhas e associei ao creme, mas era o mais fácil e barato pra comprar. E tem o cheirinho bom!) e aí o terror passou, mas eu não sabia que estria era assim!! Eu tenho algumas na bunda, já de muitos anos, e não lembro como elas surgiram... Mas acho que não teve nada disso!
Arthur, que não entende nada do assunto, disse "Nega, você tá cheia de perebinhas na barriga!" rs

Dormi bastante de tarde... Foi ótimo!
Meu pai telefonou DE NOVO pra ter notícias!!! Tô começando a ficar com pena dele... É muita preocupação!
E minha vó também telefonou e falou pra eu caminhar, que ela ouviu falar que é bom pro bebê nascer mais rápido. rs Eu também já ouvi isso, mas eu me canso tanto... Depois de falar com ela fiquei vendo TV em posições variadas, meio yoguísticas. Me sinto bem e não tô mais naquela neura de ter que estar me exercitando pra que o parto seja mais fácil. A hidro eu abandonei de vez. Paguei um mês inteiro que não vou usar... =/ E, quando lembro, fico agachada e tal, mas tudo que eu quero mesmo é comer e dormir, juntando toda energia pra hora do parto.

E agora, com vocês, a túnica da Aurora!!!
Frente
Costas (detalhe do velcro)

Nossa modelo






















Comparando com roupas tamanho M, ficou bem pequenininha a túnica, espero que sirva na Lola pelo menos alguns dias...
Estou doida pra saber o nome que ela vai dar pra essa bonequinha... =)


17/09/2010 -> Dia de mãe (e a minha primeira roupinha pra Lola!)

Ontem esqueci de contar meu sonho... Sonhei que estava cuidando do Pedro, da Dani. =) Só que ele falava! E ele tinha uns 3 meses! Eu fiquei apavorada! rs 
E aí tinha alguém cuidando da Aurora pra mim. Quando eu fui pegá-la de volta, ela era grande, tipo uns 2 anos, com cabelos e dentinhos. Mas era como se a gente tivesse ficado separadas por poucos dias. Mas nesse meio tempo deram só comida pra ela e agora ela não queria mais mamar no peito. E eu, com ela no colo, explicava o porquê do leite materno... rs
Hoje sonhei com o Pedro de novo! Daniii, me empresta ele até a Aurora chegar?? rs Acho que como ele foi o último bebezinho que eu segurei - e depois de muuuito tempo sem pegar bebê nenhum - minha maternidade aflorou com ele... rs


Tirei fotos de coisinhas da Lola:



















Prateleiras pintadas com spray de grafitti pelo papai













Quadrinho, presente da Deb e o "Aurora" que eu fiz em feltro, pra colocar na porta da maternidade



















Kit de higiene que eu fiz pra Lola!


Entendi porque as mães fazem sapatinhos de tricô (e mais milhões de coisas de tricô): pra passar o tempo enquanto o bebê não vem e nós estamos enormes demais pra fazer qualquer outra coisa! Eu, como não sou a maior tricotadeira do mundo, me propus a costurar uma roupinha pra Lola. Passei a tarde toda fazendo o molde, cortando o tecido, costurando e... Fiz uma túnica!!! Ficou super fofa! Acabei de lavar, então depois tiro uma foto e coloco aqui.
E agora já tenho programa pra todos os dias até a Aurora chegar! =D Nunca mais ficarei entediada!

16/09/2010 -> Dia cheio e nada de bebê...

Hoje é a primeira "DPP" da Aurora - data provável do parto. Digo "primeira" porque um médico calculou de um jeito, o outro de outro... A outra data é dia 19. Acho que a Aurora não tá sabendo disso... rs

Na noite passada cantei um repertório bem grande pra Lola, acarinhando a barriga. Quase sempre começo com "Boa noite, meu bem, dorme um sono tranquilo..." e depois vou me lembrando de outras que não são especificamente infantis, mas que são gostosas de ouvir pra dormir. Tipo "João e Maria", do Chico, e a "Lenda do Pégaso", que não sei de quem é e só sei a primeira estrofe... rs
Fiquei imaginando quantas músicas vou ter que cantar até ela dormir... Se vai pegar rápido no sono ou se eu que vou cochilar enquanto ela me observa...

Dormi bem, acordei cedo e fui, com Pampy, na gineco aleatória pra fazer a outra coleta de secreções vaginal e anal (eca eca eca!) pro teste de streptococcus. Como eu já imaginava, a mulher foi uma estúpida em relação ao meu parto. Eu só conversei pra ter assunto, mas ela acabou foi perdendo uma possível paciente. Eu sei que um bom ginecologista não necessariamente será um bom obstetra, mas ginecologista palpiteira e ainda falando que um bebê não pode chegar a 42 semanas porque é risco, ah, tem dó, eu não preciso disso, não. Como se eu, com a barriga desse tamanho, não soubesse o que pode e o que não pode! Tia louca.

Passamos em algumas lojas pra eu ver se achava vestido ou blusinha com botões, pra fase da amamentação (eu sei que não vou usar só roupa com botão ou com buraquinho próprio, e nem só sutiã de amamentação, que tem as alças super largas, até porque devo amamentar por mais de 1 ano - essa coisa de amamentar até a criança ter 2 anos é um negócio que eu acho meio estranho, meio feio até, mas posso mudar de opinião com o passar dos meses - mas então, imagina eu por mais de 1 ano só com o mesmo tipinho de roupa?! Sem chance. Levantar a blusa no meio da rua é super normal! rs) mas não achei nada que me servisse direito... Também não estava com muita disposição de ficar experimentando roupas...

Voltamos pra casa, Nego estava cozinhando - delícia de almoço! como eu amo brócolis!!
De tarde vi um filme péssimo com a minha mãe, bem, eu achei péssimo, até porque tenho preguiça de filme em preto e branco - não, eu não sou cult, e daí? - O nome do filme? Deus e o Diabo na Terra do Sol. Diz que é famoso. Glauber Rocha. Aaaannn... Perdi meu tempo, devia era ter cochilado.

Depois fui costurar o soft que o Nego comprou pra mim no centro, que a gente vai usar com as fraldas da Lola, porque o poliéster repele a água e faz o xixi ficar todo na fralda de algodão (ou no recheio de microfibra que vem com as fraldinhas modernas) e aí o bebê tem a sensação de estar sequinho. Eu acho que não é bom fazer isso toda hora, senão ela vai ficar seca, não vai reclamar e a gente pode acabar esquecendo de trocar a fralda frequentemente (e bota frequentemente nisso, porque não quero deixar mais de 2h com xixi. Ai, assadura deve incomodar tanto!) - olha eu acabei me acostumando com a falta de trema... - Acho que vai rolar de usar isso de noite, pra ela poder dormir a noite toda, e aí a gente troca ela bem cedinho de manhã.
Aproveitei que a máquina já estava na mesa e costurei uma capinha pra garrafa térmica da Lola, do kit de higiene. Ficou fofíssima, com velcro e tudo! Qualquer dia desses eu tiro uma foto. Aliás, preciso colocar um foto do quartinho dela, né?? Vou fazer isso em breve, prometo.

Ow, estou com medo das minhas estrias!!! Eu nem vi como elas surgiram!! Sempre passei hidratante... =/ Estão vermelhas e coçando... Por conta própria comecei a passar Bepantol, porque, se eu pudesse, eu comia Bepantol, de tão bom que ele é pra tudo! Pensei: "Como ele é cicatrizante, deve ajudar a minha pele a se regenerar e mandar embora essas estrias!" Aí fui ver na internet e parece que não tem recurso mesmo, porque estria é pra sempre. Mas a aparência delas pode ficar menos ruim. E, ao jogar "bepantol estrias" no Google, achei várias mulheres que também passam! =D Me senti mais esperançosa.

O louco do meu pai ligou hoje de novo, todo preocupado... rs Tadinho, ele nem tá dormindo direito. Achei muito fofo. Ele sempre foi carinhoso comigo, mas nunca me deu tanta atenção assim. Já passei vários aniversários sem ligação dele. Ele está mesmo preocupado comigo e com a Aurora.

Falando em ligação, fiquei um tempão com a Dra. Isabela no telefone hoje. Eu só tinha conseguido marcar ultrassom pra quarta-feira e a consulta com ela é terça. Daí ela insistiu que eu fizesse antes, mesmo que fosse de novo na Perinatal, como emergência. Mas eu não quero! Eu quero o Dr. Sérgio, que é meu ultrassonografista oficial e sempre bota a Aurora gordinha! rs Aí eu liguei na clínica dele de novo e insisti, expliquei pra secretária e ela deu um jeito de me botar pra segunda-feira às 8:00. Nego provalemente não vai poder ir comigo, mas Pampy vai! Inclusive, Dra. Isa pediu que minha mãe fosse comigo pra próxima consulta dela. Acho que ela quer tipo que alguém da minha família testemunhe como ela está se esforçando pra que eu colabore com os procedimentos, pra depois não sobrar nada pra ela. E ela está certa, se acontecer qualquer coisa com o bebê ou com a mãe, quem ouve depois é o médico. Ah, e ela anda tão preocupada que disse que acordou três vezes essa noite pensando na Aurora! rs Achei uma fofura! Mas eu nem estou mais repudiando os exames assim... Afinal de contas, já estamos indo pra 40 semanas e eu sei que agora é super importante ficar de olho, pra não faltar nada pra minha Lola.

Ai, como minha barriga coçaaaaa!


ps.: se estou tendo contrações? Não sei... =/

15/09/2010 -> Parto PARCIALMENTE coberto pelo plano de saúde...

Ai, meu Deus. Olha o que eu acabei de descobrir: o anestesista a gente paga à parte! Ou melhor, o plano reembolsa, mas é uma mixaria.
E, outra coisa que só agora eu descobri, se Aurora nascer numa segunda-feira e a Dra. Isabela estiver de plantão, não vou ter como ter na Perinatal, porque, segundo eles, os médicos são terceirizados e o meu plano só cobre a hotelaria! Aí eu liguei na Cassi pra saber direito e a atendente não soube me informar nada disso, porque lá pra ela consta que o parto seria coberto. Daí ela enviou um protocolo e eles vão entrar em contato comigo pra me explicar direito.
Enquanto isso (no lustre do castelo...) fiquei o dia todo entre o computador e o telefone, me informando sobre outros hospitais que a Cassi possa cobrir o serviço todo, em caso de eu precisar de um plantão; e até hospitais públicos já estou procurando. Eu não tenho medo de ser público desde que eu realmente fique abandonada numa sala até a cabeça da Aurora apontar, sem nenhum médico desconhecido me falando o que fazer.
Mais cedo me deu até vontade de chorar e eu achei foi bom a Aurora ainda não ter nascido, senão a gente ia pro hospital sem saber desses "detalhes". Mamãe é ansiosa demais, né, bebê? Ainda bem que você sabe esperar... (Falando nisso, olha a piada infame da Vovó Ângela "Com essa demora toda Aurora vai ter que chamar Meio-Dia!" (...) Péssima, né?)
Amanhã Dra. Isa e eu vamos conversar melhor sobre essa questão do reembolso do plano e tal, até porque peguei os preços da tabela da Cassi e achei uma mixaria enorme!! Não é possível que seja só isso... Que sacanagem com os médicos...

Meu pai ligou hoje, semi-desesperado:
PAI: Já marcou o dia??
EU: Não é marcar, pai, é esperar...
PAI: Não vai ser cesárea, não??
EU: Se Deus quiser, não...
PAI: Tá doida?? Você não aguenta, não!!
EU: (risinho sem graça)
PAI: A Ana Virginia (mãe do meu irmão) quase perdeu o Rafael! Teve que fazer cesárea!
EU: ... É assim que você quer me acalmar, pai?
PAI: (risinho sem graça)
EU: Eu estou me preparando, vai ser normal e de cócoras, se Deus quiser.
Conversamos algumas aleatoriedades e, por fim, ele deu a bênção da Nossa Senhora do Bom Parto pra mim. Acho que ele está com medo de a Aurora nascer e eu não ligar pra ele pra contar... Se ele soubesse como eu quero ouvir alguém gritando naquela ruinha de terra de Trancoso: "AlÓísio, sua neta nasceu!"

14/09/2010 -> Consulta - será que foi a última?

Esse negócio de saber a teoria toda tem me deixado confusa. Enquanto várias mães vêem a chegada das contrações como cólicas e precisam de suas mães dizendo "Filha, será que não é a hora de ir pra maternidade?", eu acho que vou parir ao mínimo acúmulo de gases.
Essa noite, além dos gases dando fincadinhas na minha barriga, tive dor nas costas, acho que pela posição que deitei. Claro que fiquei um tempão acordada, ansiosa, jurando que a dor ia passar e voltar e passar e voltar, aí eu ia acordar o Nego, minha mãe, fechar o zíper das malas e ir-me embora. (Com um intervalo grande de horas rebolando, agachando, tomando banhos...)
Não foi nada disso. Dormi de novo, só acordei às 9:30 e não tinha bebê nenhum na minha cama. =/

Almoçamos na Tia Leda, Nego saiu mais cedo pra deixar currículos e mamãe e eu ficamos lá, conversando e fazendo hora. Aí peguei o metrô sozinha, apesar da insistência da minha mãe em me escoltar, e encontrei com o Nego pra irmos à consulta com a Dra. Isabela. Ela falou, falou, falou, explicou de um tudo. Eu perguntei, perguntei, perguntei. Sobre os ultrassons, entendi que não tem como a gente saber o que se passa aqui se não for pelo doppler. E que eu sentir que a Aurora mexe, ouvir o coração e tal, são bons sinais, mas não é tudo. Não é o caso de fazer ultra toda hora, mas pelo menos semanalmente, até as 42 semanas, se esse for o caso. Acaba que assim eu vou ficar mais tranquila também. Sobre os toques, ela concordou em não fazer e eu me senti super bem. Aliás, rolou só um dedinho pra ver se a Aurora estava encaixadinha. E está! Cabeça firminha lá embaixo; o que não quer dizer, ao contrário do que eu pensava, que ela não possa girar. Ela estava com as costas pra esquerda hoje. Eu sempre esqueço qual é o lado mais legal pra encaixar, mas acho que é esse... Estou com 61,8kg! Que esbelta! Ah, esquece, porque eu vinha sentindo uma coceirinha perto do umbigo e hoje veio a confirmação: estrias se formando - e me deformando! Ai, meu santo creminho da Natura, por que você tinha que ter acabado?? Vou ter que comprar um aleatório na farmácia...
Ah, também fizemos a coleta de material pro exame de cultura de streptococcus, que a Tia Caroline já tinha me alertado pra fazer e a gente não tinha feito por causa do vuco-vuco que foram as últimas semanas. Só que eu achei que daria tempo de deixar no laboratório hoje ainda e não deu... Daí vou ter que procurar uma gineco qualquer aqui perto de casa pra pedir só pra fazer essa coleta pra mim, porque acho mais prático que marcar outra consulta lááá na Tijuca com a Dra. Isa.
Sobre as contrações, provavelmente estou tendo algumas mesmo, mas a hora que elas estiverem mais próximas, eu não vou ter dúvidas. Só que é um saco olhar no relógio, memorizar as horas e depois não sentir mais nada...
Parto normal é um exercício de paciência, viu!

Cheguei em casa cansadinha e com as costas moídas. Me preparei um banho de banheira. Eu tomo uns 3 por ano, mas mesmo assim morro de peso na consciência por causa do volume de água desperdiçado... Hoje tentei não ver como desperdício, mas como um luxinho que eu merecia aos 9 meses de gravidez. Coloquei a fita que mora dentro do som, de mantras, da mãe do Arthur, acendi velinhas, coloquei uma toalha lá dentro, pra usar de almofadinha, travesseiro, cobertor e fiquei semi imersa um tempinho. Pra tampar a barriga eu tinha que ficar de lado, porque eu me permiti o luxinho, mas se fosse esperar cobrir minha pança, ia gastar o dobro de água...
Saí, passei o restico de creme anti-estrias que tinha no pote (amanhã sem falta tenho que comprar outro!), lanchei e vim passar o tempo no computador.

Ah! Dra. Isabela está achando que Aurora vem com 40 semanas certinho, do dia 21 pro dia 22. Dia 22 é bonito, primavera! Mas dia 23 é Libra... Ai, ai, ai... O Nego JURA que ela vai ser libriana e, conforme ele disse (e é bem verdade), ele tá acertando tudo dessa gravidez...

13/09/2010 -> Minha médica lê meus pensamentos ou meu blog?

Acordei mais cedo que de costume, umas 9:30. Nada de Aurora.
Vi numa reportagem, a de partos alternativos, que algumas mulheres não sentem dor nenhuma com o parto e que tem algumas (deve ser tipo 1 em 10000000000) que tem o bebê dormindo!!! Aí acorda, olha pra baixo e, "oh, nasceu!"

Liguei pra Dra. Isa pra confirmar o horário da nossa consulta amanhã. Liguei com um leve medinho de que ela perguntasse se eu tinha feito o ultra hoje, mas, pra meu alívio e um pouco de vergonha, ela já está sabendo de tudo, de todas as minhas dúvidas, inseguranças, leituras na internet, segundas opiniões, repúdio a ultrassons e exames de toque... Acho que ela lê o blog. Fiquei um pouco sem graça por não ter conversado com ela de início, mas fiquei aliviada por já ter aberto meu coração, assim, sem nem saber que o estava fazendo. Ela disse que amanhã conversaremos melhor e tal, mas falou bastante comigo no telefone. Eu sei, sempre soube, que ela não é nenhuma picareta e nem estava tentando me levar na conversa pra tudo acabar em cesárea (coisa que eu já não posso dizer do ex médico, aquele chato), mas, no meu coração, está tudo tão bem e eu tenho praticamente certeza que foram apenas diagnósticos errados... E que o melhor seria que eles nem tivessem sido feitos... Mas foram. Ela não pode ignorá-los e eu não posso achar que eles são A verdade. Que paradoxo. Ela deixou claro que não está preocupada só por causa do envelhecimento da placenta, mas teme que possa haver uma insuficiência placentária e que, pra isso, é necessário fazer doppler e tal. Não é ficar fazendo ultrassom dia sim, dia não, mas é monitorizar com uma frequencia maior. Mas eu ainda fico achando que foi tudo um engano, medidas erradas... Pois, veja bem, num ultrassom ela tinha fêmur de 7cm, circunferência abdominal de 31,7cm e circunferência cefálica de 32,8cm. No outro ultra as medidas foram, respectivamente, 6,3cm, 31,5cm e 32,1cm. No outro, o que deu a maior diferença de biometria, as medidas foram 6,2cm, 30,7cm e 32,3cm. Nesse último, tido como normal, deu 6,8cm de fêmur, 31,6cm de barriga e 32,4cm de cabeça. Do primeiro exame para o último foram 10 dias. O que eu vejo é que os números variam a toda hora, cada médico mede de um jeito. Não sei se é por causa da imagem capturada no ultra, se é porque um coloca o cursor na cabeça do osso e o outro coloca mais pra dentro... O fato é que eu parei de acreditar nesses números. Ou, melhor dizendo, parei de me preocupar com eles. A consulta amanhã vai ser longa e espero sair de lá com o coração em paz.

De noite senti umas duas vezes um incômodo, do tipo cólica mesmo e, quando apertei a barriga, ela estava dura. Mas estou tendo tantos gases esses dias que achei melhor não alarmar o pessoal aqui de casa, senão ia ser um tal de "Tá sentindo alguma coisa?!". Fui dormir sem saber se eram contrações bem espaçadas ou gases bem volumosos... =/

12/09/2010 -> Noite de festa dentro da barriga

Já há alguns dias venho aproveitando da minha barriga pra equilibrar pratos e copos. Eu estava doida pra esse dia chegar! Gravidez tem umas coisas muito, muito legais, viu...

Na noite passada a Aurora mexeu muuuuito. Suspeito que ela estava se virando pro outro lado, porque depois senti um cutucão modalidade pé no lado esquerdo. Ai, ai... Essa menina só vai encaixar na hora do parto!
O Nego sonhou com ela engatinhando... E também sonhou que eu estava em trabalho de parto e aconteceu alguma coisa, não queriam me deixar sair, sei lá, e ele arrumou um furdunço e foi preso!! rs Aí eu lembrei que também sonhei que tinha sido presa essa noite e tive que tirar o piercing pra fazer as fotos de frente e de perfil. rs Não lembro por que me prenderam...
E diz ele que pensou em levantar mais cedo hoje, mas ficou achando que eu poderia entrar em trabalho de parto e aí ele ia precisar estar descansado também. Daí dormiu mais um pouco. Sei. Desculpa esfarrapada desse dorminhoco... rs

Muitas grávidas reclamam de problemas pra dormir. Graças a Deus estou dormindo bem e bastante! Claro que me viro de lado frequentemente e levanto no mínimo três vezes pra ir ao banheiro, mas já me acostumei, nem perco o sono.

Ah, terminei de ler "A Bolsa Amarela". É uma graça. Não sei com quantos anos a Aurora vai se interessar pela história, que é grande e num tom de conversa. Eu, particularmente, achei fantástico! E dá pra fazer uma bela contação de histórias, é quase teatral. Um capítulo por dia, acho que ela vai gostar.

Todo dia, quando vou deitar, fico torcendo pra acordar de madrugada sentindo as contrações... Não sei por que, mas tenho essa impressão de que tudo vai começar no meio da noite e que eu vou pro hospital de manhã cedo. Talvez porque tenha sido assim com a minha mãe. E aí, quando acordo de manhã sem sentir nada, parece que foi mais um dia desperdiçado...
Tá bem, eu disse que não ia ficar ansiosa e desejando que ela viesse logo, mas eu não consigo!!! E talvez nem seja tão legal assim ter o quarto do bebê pronto com muita antecedência, porque aumenta essa vontade de ver o dono dele lá. =/ 

E também não consigo deixar de, às vezes, ficar nervosa sobre o peso da Aurora. Eu acredito que ela não tenha nenhuma restrição de crescimento, mas minha médica falou tanto na minha cabeça que eu não estou mais raciocinando direito. Se não fosse um saco agendar um ultrassom, ir pra lá, ficar na sala de espera, eu acho que faria outro. Ainda bem que tem toda essa complicação. Assim eu fico em casa, de boa, só tentando reconhecer meu corpo. E pro tanto que essa menina tá mexendo, não é possível que esteja passando mal!

Tampão continua saindo, bem claro agora. Li que em alguns casos ele sai de uma vez, em outros casos vai saindo aos poucos mesmo. E que pode durar horas ou até semanas depois que ele sai pro trabalho de parto começar. Pelo menos eu sei que o colo está diminuindo.
Ah. Uma hora a Aurora sai.

ps.: senti muita fome hoje!! Depois do almoço (macarrão e ratatouille deliciosos preparados pelo Nego) precisei fazer um lanche e um mexidinho de arroz, feijão e ovo, porque não passava!!! O.o

11/09/2010 -> Novo emprego: dobradores de fraldas de pano

Ontem saiu um pouco mais de tampão mucoso, hoje também... E assim vamos caminhando.
Tive um super piriri, super repentino - ainda bem que estava em casa mesmo! Toda vez que meu intestino resolve funcionar mais frequentemente eu fico achando que é meu corpo se limpando já pro trabalho de parto...

Ontem de noite meu pai ligou pra saber se eu já tinha estourado. rs Ele está todo ansioso! Que bonitinho...
Falando em bonitinho, olha isso:
!!!!
Que lindeza desse papai!

Descobri uma tal de "dobra origami", que deixa um rolinho no meio da fralda, pra absorver melhor o xixi. Bem interessante.
1) Dobrar o tecido ao meio, formando um retângulo
2) Dobrar ao meio novamente, formando um quadrado
3) Puxar uma das pontas, formando um triângulo por cima do quadrado

4) Inverter a fralda toda, deixando o triângulo virado para baixo
5) Com o quadrado que sobrou, fazer 2 ou 3 dobras sucessivas, até chegar ao meio da fralda
6) A dobra está pronta! Agora é só colocar o bebê e prender a parte de baixo e as laterais.

A gente usa um snappi pra segurar a fralda no lugar, que não machuca como alfinetes e não solta facilmente como fita crepe. (Percebeu o "a gente usa", né? Como se já trocássemos fraldas há anos... rs)
Ontem a família toda fez intensivão. Dobramos as 20 e poucas fraldas sentadinhos na sala vendo TV. Meus alunos Arthur e Rerrê são umas gracinhas!
E hoje eu já passei mais algumas horas no computador olhando fraldinhas... Estou doida pra testar na Lola, ver qual ela se adapta melhor pra poder pedir mais! =) São tão lindas!!