29/03/2010 -> Dia de novidades: culinária e faculdade!

Já há alguns dias venho soluçando. São soluços solitários e, geralmente, barulhentos. O Arthur jura que é um arroto, mas eu sinto que é "pra dentro". (Nossa, quase uma poesia.. barulhentos/pra dentro.) Fui ver na internet e parece que outras grávidas também sofrem desse mal e atribuem o fato a uma compressão do diafragma.

Hoje fiz almoço sozinha e NÃO FOI UM DESASTRE! Pelo contrário, eu ARRASEI!! A receita? Quibe de forno vegetariano. Até coloquei no meu blog que quase não uso, o Carola Come Verde. Essa valeu a pena. Aí depois do almoço deitei pra relaxar, já que aqui em casa funciona assim: um cozinha, o outro lava. Quando o filhote começar a crescer, logo vai participar nas tarefas de casa. Acho legal crescer ajudando, mesmo que a contragosto (droga, é sem hífen! Eu olhei no dicionário...). Afinal, a casa é de todos e todos podem contribuir.

Aí mal deu tempo de descansar e estava na hora de ir pra aula! =D Fui caminhando, ainda estava quente. Cheguei um pouco antes e passei na secretaria, vi que minha matrícula ainda não foi feita... E depois eu não achava a sala de aula... E o prédio tá caindo aos pedaços... E tem uma grávida de 5 meses nessa minha turma de hoje! Bacana, mas eu vi que não sou exclusividade no mundo. rs O nome do filho dela vai ser Pedro. Eu gosto tanto desse nome... Mas sofri demais sendo uma Carol entre oitenta e quatro Caróis, em uma sala de aula e acho que um Pedro passaria pelo mesmo problema. Ia acabar virando um sobrenome, um apelido. A aula acabou mais cedo e voltei caminhando pra casa, beliscando biscoitinhos que levei na bolsa.

Ah, antes de almoçarmos fiquei mostrando umas músicas de criança pro Arthur - minha trilha sonora agora se resume em Palavra Cantada, A Arca de Noé e outros. Encontrei duas cantigas super especiais, a do São Francisco e a Menininha. Claro que chorei. Essa da Menininha acho que vou chorar pra sempre, porque ela já me emocionava mesmo antes de os hormônios explodirem.

Percebi que ainda sinto enjôo se fico... Nossa! Enjoo não tem mais acento! Aaahhh!
Mas então, ainda sinto enjoo (cruzes) quando me deixo ficar muito tempo sem comer. Hoje quase vomitei no banho, porque demorei pra terminar o almoço, e as colheradas de gelatina, pelo jeito, não foram suficientes.

Amanhã o almoço é na Tia Leda, mas já estou doida pra experimentar novas receitas!!! Ai, eu vou ser um arraso de mãe! Vou preparar as lancheiras mais legais do mundo! rs

28/03/2010 -> Sobre bem-estar, festinha e saúde

Que belo dia!!
Pela manhã, acordei sem nenhum enjôo e pude até desfrutar de um pouco de aconchego com o Nego, que conversou comigo e com minha barriga e depois foi trabalhar.
Eu apresentei ao meu filhote o canto lírico. Depois do que pareciam séculos sem me atrever - até porque ando tão sem fôlego que não consigo cantar muito mais que uma frase - fiz um vocalize básico e cantei umas três músicas dos meus tempos de coral. Não fui muito além pra não forçar muito e pra não deixar a criança muito assustada. "Mãe?? Por que você tá gritando??" Percebi que o diafragma não se movimenta com a mesma liberdade de antes e que o ar não entra nem permanece muito em mim. Imagina quando essa barriga estiver grande de verdade...

Ah, ontem fui ao aniversário de um ano da Milena, filha do meu amigo-irmão Guxtavo e da Nila. Foi uma delícia de festa, num salão próprio pra festas infantis, com animador, brinquedos, salgadinho, docinho, bolo e  tudo mais. E música, claro! Achei um espetáculo, o tipo de coisa no qual vale a pena gastar um dinheiro a mais e poupar dor-de-cabeça (falando nisso, a minha passou, graças a Deus!). Nenhuma bagunça pra limpar depois, hora de começar e de acabar, nada de ficar correndo na cozinha e vendo se estão todos bem servidos... Enfim, curtir a festa junto com o aniversariante! Ou até mais, porque sei lá se bebês entendem o que está acontecendo... No caso da Milena foi até diferente, porque ela vem recebendo festinhas mensais desde que nasceu. Os pais deram um bom treinamento e ela se portou como uma verdadeira anfitriãzinha, cheia de sorrisos e pulinhos, super feliz com a festa!
Fiz amizade com todos os garçons, que logo ficaram sabendo que eu tinha necessidades alimentícias especiais. Até ganhei um potinho de salgadinhos de queijo só pra mim! Simpatia esses cariocas, viu... =)
Ah! Mas por pouco eu não fui à festa! Quem disse que achava roupa?? Tudo me deixava uma pata-choca (não sei se é escrito assim, mas eu gosto muito de hífens). Enquanto eu não estiver com cara de grávida, fica complicado, porque fico parecendo uma gordinha atrevida que não tem medo de sair de banha de fora. Por fim, arrumei uma blusinha preta que me acompanha há anos e anos e caprichei na maquiagem. O cabelo foi meu amigo, então a auto-estima até que equilibrou.
O Arthur ontem veio com um papo que andou pensando que o bebê, se for menino, pode se chamar... Arthur! (...) Ah, não, que confusão!! Meu primo Andrezinho é filho do André, mas ele sempre vai ser Andrezinho e aí não tem problema. Mas eu não quero um Arthurzinho porque não soa muito legal. E Tutuzinho, Tutuquinho e outras combinações não me apeteceram. E outra, quando eu precisar puxar a orelha com minha voz de brava, e falar "Arthuuuur", um deles vai tremer de medo desnecessariamente. (Falando assim até parece que sou uma daquelas matronas gordonas italianas. hihi)
Então. Arthur é um lindo nome. Mas um já está de bom tamanho. Aliás, já são dois, porque tenho um primo Arthur também. É, na casa da Vó Lourdes ia ser a maior confusão quando um deles telefonasse.

Agora um parêntesis escatalógico rápido, só pra minha preocupação não passar batida dos registros gravídicos. Eu gosto (não no sentido de que tenho prazer, mas que me sinto melhor em conferir) de saber se está tudo bem com meu cocô, então sempre dou aquela olhadinha, analisando rapidamente cor e textura, além de eventuais partículas alienígenas. Aí andei reparando que estava muito muito escuro, até perguntei pro Arthur, ele não se preocupou. Mas eu não pude esquecer, já que convivo com esse drama diariamente. Aí fui olhar na internet e outras grávidas também relatam esse escurecimento por causa do ferro contido no suplemento que a gente tem que tomar. Ufa. Estou saudável!
Mas aconteceu também uma coisa desagradável que fica de alerta a outras barrigudas: o creme de pé que eu usava, aparentemente inofensível, contém ureia, substância que deve ser evitada em concentrações altas por gestantes. Não se sabe ainda se ela pode causar algum problema ao feto, mas liberamos ureia do nosso organismo por ser ela tóxica, então os produtos contendo essa substância devem ser substituidos. Isso eu sabia, tanto que meus hidratantes de barriga e seios são todos próprios para mãezinhas, mas o do pé eu juro que não sabia e só ontem fui ver... Mandei o danado pro fundo da gaveta.

27/03/2010 -> Dor-de-cabeça

De madrugada o Arthur teve que ligar pra farmácia e pedir um Tylenol pra mim. Dessa vez compramos uma caixa com 20. Aí eu consegui dormir bem, mas já de manhã sentia a cabeça querendo pesar de novo. Pra não atrapalhar meu dia, mandei mais um comprimido e prometo ficar longe do computador e da TV hoje!

26/03/2010 -> Quero dormiiir!

Ontem cochilei na rede da varanda, no fresquinho... Aí o Arthur chegou e eu nem ouvi. Ele me procurou pela casa toda e não me achou, ficou preocupado, estava quase pegando o telefone pra ligar pro meu celular, pra tia dele... Aí ele me achou na varanda: "Caralho, nega, que susto!" E só. Não me deu meu beijinho! Aí claro que eu fui pra cama emburrada e chorei... Aí ele foi me consolar e fez uma boa pergunta: "Por que você fica mais sensível de noite?", ao que eu respondi "Não sei, pergunta pro médico na nossa próxima consulta."
Realmente, ando super chorona, mas de noite as coisas pioram. Acho que é porque fico horas sozinha em casa e aí quando o Arthur chega, quero Arthur só pra mim!

Hoje de manhã achei que não ia aguentar ficar em pé! Tomei café e deitei. Tomei banho e sentei. Um custo enorme pra conseguir sair de casa. Mas como a gente ia almoçar na Tia Leda, pensei na maravilhosa comidinha da Socorro, reuni forças e lá fomos nós, naquele solzão de meio-dia. Ui.
Depois do almoço, o mesmo cansaço, mas o dia não podia parar... E lá fomos nós às compras. O supermercado não estava tão cheio, então nem precisamos recorrer à fila preferencial. Percebi que já estou cansada de chocolate, então nessa Páscoa vou querer uma Colomba Pascal (Por que na páscoa o panetone muda de nome? É a mesma coisa, não é?).
Em casa, até estudei um pouquinho... Mas aí fui comer umas uvinhas sentada na rede... Aí depois eu deitei na rede... E aí acabou. Aliás, até voltei pros exercícios, mas naquele estado de letargia...

E não sei como estou aqui até agora, sem contar que faz dias que minha cabeça lateja.
Vou me acomodar no sofá, ver a novelinha e depois me arrastar pra cama. Buenas noches a todos!

24/03/2010 -> A calmaria do segundo trimestre

Definitivamente as coisas estão melhorando.
O fato de quase não estar mais enjoando deixa tudo muito mais feliz! Ainda sinto bastante fome, mas já de tempos em tempos e, às vezes, como só porque fico com medo de ficar desnutrida. Falando nisso, hoje de manhã saí da mesa do café sem tomar meu polivitamínico e o Arthur foi atrás de mim com um comprimido e um copinho d'água. Eu estava no banho, mas mesmo assim ele entrou lá e me deu. hihi Um amor ele. E, de quebra, ainda viu uma gordinha pelada. rs
Agora que o calor carioca está diminuindo e já não é todo dia aquele inferno, ajuda também a aumentar meu nível de felicidade.
Ainda me sinto bastante cansada quando me proponho a fazer coisas que não envolvem ficar sentada, mas tenho fé que isso vai passar quando eu começar a me exercitar. Inclusive, ainda não consegui me decidir se faço yoga ou  hidrogestante (tem nome próprio, beeein, coisa chique!!). Ambos são carinhos, mas yoga é aquela paaaaz e hidro é aquela ááágua! Tem hidro aqui perto de casa, mas a yoga tem toda uma instrução sobre gravidez e parto... E a professora é super foda. Ó, dúvida cruel!!! Até dia 1º tenho que ter me decidido, pra já começar o mês firme!

Resolvi tomar a tal vacina da Gripe A, mas não consegui ainda descobrir onde ir pra tomar. Será que isso é um sinal pra eu não tomar??? Mas no fundo acho que eu acredito que, mesmo que houvesse uma conspiração pra eliminar parte da população, não seriam eliminados os jovens e as grávidas. Então vou na fé.

Estou com uma super esperança que o médico marque meu ultra pra antes da feira de gestantes e bebês, pra eu já poder ir às compras sabendo se, como disse meu sogro, é "charuto" ou "bombom". rs

23/03/2010 -> Louca, eu?

A cada dia que passa fico mais neurótica.
Hoje resolvi organizar todos os livros por assunto, na estante sobre a dos cds - alfabeticamente organizados. E fiquei pensando que não quero os livros ali por muito tempo, afinal, o quarto onde eles estão vai ser o quarto do bebê e, exclusivamente, do bebê. Talvez dentro do armário eu permita coisas nossas, senão não vamos ter onde esconder tudo, mas a escrivaninha vai ter que sair, as prateleiras também. Afinal, é um quarto de adolescente e vamos ter um bebê! Arthur acha uma bobagem isso tudo, mas eu faço questão. Claro que, gastando o mínimo possível. Tive uma ideia (agora sem acento, né? que horror.) que ele gostou: adesivar o guarda-roupa, que é marrom escuro, com esses adesivos gigantes pra móveis e paredes, com motivos bem coloridos de bichinhos. Vai ficar lindo! Já estou até procurando motivos bonitinhos com bons preços. E, assim, eu vou me animando a decorar o quarto do Feijãozinho. Até pouco tempo eu nem me preocupava com isso. Acho que essas coisas vêm devagarzinho mesmo, após o terceiro mês. Ainda não comprei nenhuma roupinha pra ele/ela, mas acho que assim que souber o sexo, vou ficar mais animada. (Se bem que a falta de animação possa ser por causa dos preços amargos das lojas de shopping... rs)
Ah, vai ter uma feira aqui, parece que acontece todo ano, chama Mega Gestante e Bebê. Vi num outdoor. Vai ser mês que vem. Arthur e eu vamos, com certeza, nem que seja pra achar tudo brega, que nem a Dindinha Jojô achou quando foi a uma feira dessas lá em BH.

Sobre alternativas não tão comuns (mas que estão ficando cada vez mais conhecidas) para bebês, além do parto natural (e não "normal", porque o dito "normal" hoje em dia não é nada natural, mas super "prático" - pros médicos) - ah, falando nisso, comprei hoje pela internet um livro do Leboyer, idealizador de um parto menos traumático para o bebê - mas, então, além dessa alternativa de parto, já optei por duas outras: o sling, ou wrap, que é, nada mais, nada menos, que uma faixa de enrolar o bebê e carregá-lo tipo uma mamãe-canguru, e o banho de balde, que deixa o bebê muito mais calminho, segundo fontes virtuais seguras e vídeos do youtube. rs

Pensando bem, eu não estou neurótica, não. Só gosto de planejar bem as coisas. Sempre gostei. Agora gosto mais ainda, porque tenho um motivo lindo pra fazer planos. =)

21/03/2010 -> Domingão família

Hoje Arthur e eu passamos o dia na casa da Tia Mônica. E assim, finalmente vou conhecendo a família. O Arthur é mais discreto, não é como eu, que junta um fim-de-semana que a família toda está na casa de alguém e leva ele pra lá passar aperto. rs O dia foi ótimo e eu me senti muito bem. Percebi que quando como doce, demoro mais a sentir fome! Hoje foram dois pedações de bolo que me saciaram a tarde toda. Fiquei super à vontade por lá: sem sapato, comi, dormi e até tomei banho!
Fiquei encantada com o primo do Arthur, Matheus, de 13 anos. Eu tinha me esquecido que nessa idade as crianças já conversam que nem gente grande e às vezes até são grandes demais numas coisas. Eu tenho medo! As modas entre as crianças, tipo linguajar, códigos, brincadeiras, mudam muito rápido de uma geração pra outra e ou a gente - pais - dá seu jeito de entender esse mundo ou pode surgir uma super barreira na comunicação. Eu acho, né? Eu tenho medo de não ter esse jogo de cintura pra me inteirar do universo do pré-adolescente sem parecer uma mãe sem noção... Ah, mas até lá tenho uns anos pra me preparar, né?
(Vou brincando e às vezes acabo esquecendo de como meses e anos passam depressa...)

19/03/2010 -> Um nome querido e temido (y otras cositas)

Ontem recebi um comentário da Flávia que me lembrou de registrar uma coisa que eu tinha pensado, mas não tinha ainda escrito por aqui. O nome do bebê se for um menino...
Desde quando a gravidez era só um sonho, eu falava com o Arthur que Túlio seria um lindo nome e uma linda homenagem ao meu amado tio, que nos deixou há tão pouco tempo. Mas a verdade é que eu não sei se teria forças pra chamar meu pequerrucho pelo nome sem marejar os olhos de lágrimas. E, por mais que ele seja, sim, um presente na minha vida e na da minha família, nenhum Túlio nunca vai ser meu tio e esse nome é dele...
Pelo lado feliz da coisa, pensei que, se meu filho levasse esse nome, talvez compreendesse melhor o amor enorme que sentimos pelo meu tio "Óli" (estou chorando...). Não quero que ele se perca das gerações futuras que não tiveram o imenso prazer de conhecer e conviver com ele. Seria um modo de "imortalizar" ou pelo menos, "geraçãozar" a memória do meu tio. Seria lindo explicar pro pequetito, assim que ele pudesse entender, que o nome dele carrega o maior amor de pai e tio e amigo do mundo. Que o tio-avô dele, Tio Túlio, que ele não chegou a conhecer, foi um homem maravilhoso (e agora eu choro muito), inteligentíssimo, quase um gênio, brincalhão, cheio de caretas e cantorias, surdinho, flamenguista, carinhoso, que me buscava na escola quando eu era criança, me enchia de beijinhos até eu ser bem grande, que me amou muito muito e que não tinha ninguém no mundo que não gostasse dele. E aí eu vou mostrar fotos do Tulego pra ele e chorar um pouco e ele vai me perguntar por que eu estou chorando. E aí eu vou dar uma das maiores lições que meu filho vai poder ter: que a gente também chora de alegria quando chora de saudade.
Bem, mesmo que ele não carregue o nome do meu tio, com certeza vai ouvir falar muito dele, mas levar o nome dele seria, assim, digamos, quase um abraço. Ai, e como meu tio teria amado essa criança!!
Tia Flávia, o nome Túlio ainda é um caso a se pensar, mas vai requerer de mim muita força. E também não sei como minha família se sentiria... Temos ainda alguns meses pela frente pra pensar, né?
Agora, com licença, vou ao banheiro assoar o nariz.


Depois do almoço fui ao shopping com o paciente Arthur pra tentarmos achar uma camisola e uma legging que me servissem agora e com mais barriga. Camisola eu achei. Renner! =D Nem era modelo pra grávida, mas acho que vai durar uns meses. E quase achei uma legging... Mas o tamanho P ficou grande pra mim... =/ Pelo que vi, têm dois tipo básicos de legging, um que cobre a barriga toda (horrível, e deve matar de calor!) e um que fica abaixo da barriga, sendo que alguns modelos são dobráveis. Um dia eu acho. E aí eu páro de chorar quando tiver que escolher roupa pra sair de casa...

Tenho achado minha barriga maior a cada dia. Hoje cantei umas musiquinhas, enquanto fazia carinho, me perguntando quando vou começar a sentir o bebê mexer... Até acho que talvez tenha composto uma cançãozinha... hihi Mas isso é segredo meu e da barriga! ;)

Finalmente cheguei à fase do sono. Sempre me senti muito cansada, mas agora é soooono mesmo. Ando tirando bons cochilos, independente da hora e do lugar. Um espetáculo! Quero só ver quando as aulas começarem... Ah, falando nisso, ontem fui à Unirio fazer minha matrícula, mas deu um biziu lá e o mocinho super prestativo da secretaria vai fazer a matrícula pra mim assim que arrumarem o problema com meu número de registro. O horário eu já peguei e, adivinha? Sexta-feira não tem aula! Uhuul! As aulas são todas na parte da tarde, o que é legal pra não ficar partindo o dia, mas é péssimo pra ver o Arthur, já que as aulas dele são de manhã e às 17h ele sai pra trabalhar... =/ Ô, vida marvada!

18/03/2010 -> Gorda, gorda, gorda!

Hoje foi um dia excepcionalmente obeso. Saí de casa com uma roupa meio justa demais e paguei o preço, tendo que ficar num puxa-e-repuxa eterno pra cobrir meu umbigo.
Aí chegou de noite e Arthur e eu iríamos aproveitar a folga dele pra sairmos juntos, ir ao cinema e tal... Mas eu não coube em nada que me deixasse feliz. Aliás, a noite está um tanto quanto muito fresca e minhas calças são todas larguinhas... E minhas blusas também... Ou seja, toda combinação tentada me deixava um balão!! Preciso de uma legging de grávida preta. Anotei no bloquinho e amanhã mesmo vou comprar. Até chorei por não ter podido cumprir com o combinado com o Nego... Mas ele, mais lindo impossível, me botou no colo, me acalmou e ligou pra uma pizzaria! =D Agora vamos ver um filme na TV e aproveitarmos a noite juntos... Ah, melhor em casa, que dá pra ir ao banheiro rapidinho (nesses tempos, isso é super importante!) e fazer comentários. (Se bem que, se eu bem me conheço, vou dormir na metade do filme... rs)

18/03/2010 -> O mundo gira em torno da minha barriga

Às vezes eu sinto uma coisa na barriga, como se ela estivesse se alongando por dentro, tipo espreguiçando. Não sei se é o processo de crescimento ou se são gases. O.o É ruim não entender o próprio corpo...

A tia da yoga ligou hoje, toda prestativa, falou do curso e tal. Achei hiper interessante e ela me passou muita confiança. Outra coisa bacana é que, segundo a Tia Leda, a mãe do Arthur parece que fez yoga com ela e, como ela é especializada em grávidas, deve ter sido quando ela esperava o Arthur. =) Mas a mensalidade é 205,00. Muito acima do que eu imaginava. Vou dar mais uma garimpada pela região, ver se acho outro lugar. Se não achar, acho que vou ficar muito mais pobre.

Continuo deixando várias coisas caírem das minhas mãos. Principalmente na hora de lavar a louça. Ainda não tive nenhum acidente, mas tenho que ficar mais concentrada. Nem sei se essa frouxidão tem mesmo a ver com a gravidez. Eu tinha especulado que era por causa da relaxina, mas vou ter que perguntar pro médico no próximo pré-natal se isso pode acontecer mesmo.

Também juntei mais um monte de coisas pra perguntar. O parto continua sendo um problema... Eu mais ou menos acho que já sei o que é legal e o que não é legal de se fazer. Tem um site ótimo que a minha amiga e nova-mãe, Lina, me passou, que é o Amigas do Parto (foi pra lista de sites úteis, com certeza), que incentiva muito o parto não apenas natural, mas humanizado. Vou conversar com o médico sobre a maternidade e sobre o trabalho dele como obstetra, se minhas vontades vão ser respeitadas, como por exemplo, tentar posições diferentes, de modo a me sentir mais confortável, tomar anestesia e fazer episiotomia (o famoso "pique" feito na região do períneo - nome que o pessoal do Teatro ama e que é um músculo entre a "pirsiguida" e o "tuim") só se for extremamente necessário, dentre outras coisas. E tem muito procedimento que às vezes é feito rotineiramente e que é uma judiação pro bebê! Tipo a hora de cortar o cordão umbilical, deveria ser só quando ele parar de pulsar, porque aí o bebê estará pronto pra respirar sozinho. E aquilo de virar o coitadinho de cabeça pra baixo.. Que dó!! Se o doutor rir da minha cara, começo a procurar uma parteira ou um médico mais "holístico".

Hoje, graças a Deus, quase não tive enjôo! Comi bastante, estudei um pouco, brinquei com minha câmera nova, que chegou hoje pelo correio! (Em breve, fotos barrigudinha!)

Ando num dilema absurdo sobre a vacina contra a Gripe H1N1. Apesar de duvidar um pouco de que possa estar havendo uma conspiração pra matar um monte de gente, acho que há um bom tanto de alarmismo nessa história toda de pandemia e não duvido que a tal vacina possa, por ter sido feita às pressas, ter sido meio mal-elaborada, além de não ter tido tempo pra ser bem testada. Como agora eu não penso só em mim, mas na barriga, é uma decisão muito muito importante. Se eu estivesse escondida no sul de Minas, talvez não me preocupasse tanto, mas aqui no Rio, quando a tal gripe começou, houve vários casos suspeitos e "confirmados"... Minha saúde parece estar boa, mas, como grávida, sei que a imunidade está um pouco mais baixa. Por outro lado, acho que nunca tomei vacina pra gripe nenhuma, por que teria que tomar agora? Gripe é tão mutagênica... Uma vacina adiantaria pra alguma coisa? Fico aqui pesquisando, em sites e vídeos polêmicos de monjas-médicas no Youtube, mas ainda acho que tanto pode ser lenda urbana quanto pode ser que algo esteja muito errado e a mídia não esteja querendo divulgar. Sei que o dinheiro leva as pessoas a fazerem coisas horríveis e que nesse meio médico tem muita podridão. Bem, ainda tenho alguns dias pra pensar mais no assunto e espero que a decisão que eu tome, quer seja tomar ou não a vacina, seja uma decisão que me traga paz.


ps.: mais um dia nublado maravilhoso e fresco! =D

16/03/2010 -> Diretamente dos intestinos

Uma das coisas que acho que pode estar sendo super boa pra mim é o fato de estar ingerindo diariamente um pouco de Kefir. Pra quem não conhece o Kefir, assim como eu até pouco tempo não conhecia, tem um site bem simples explicando o que é, como utilizar e as vantagens dele, aqui: http://www.kefir.com.br/. Mas, resumidamente e, pra quem não se interessar em clicar no link, é uma bebida feita com leite e grãos de Kefir - um monte de microorganismos - que parece com uma coalhada e tem inúmeros benefícios para a saúde. Um deles é a regulação do intestino, que, dizia a lenda, costumava travar nas grávidas. Eu, graças a Deus, ganhei um reloginho na barriga e nem precisei gastar milhões em Activia! rs Recomendo a todas as pessoas, principalmente às pessoas grávidas.

Agora, já que entramos num assunto discretamente escatológico, falemos sobre algo muito mais  horripilante que eu preferia não ter que falar, mas que tem me atormentado hoje o dia todo, desde que ontem minha amada amiga-médica Caroline me revelou que pode ser que escapula cocô no parto!!! Eu fiquei chocaaaaaada! O assunto começou porque ela disse que queria muito poder estar no parto e aí eu falei que eu também ficaria super feliz, mas que, se só puder entrar uma pessoa, seria o Arthur, né? E aí ela disse que ele ficava no começo e depois eu não ia querer que ele ficasse mesmo. Aí eu: "Por que não?" "Ah, porque você pode fazer cocô..." (!!!) Como assim!?!! Aí fui procurar na internet e realmente eles até fazem uma lavagem pra evitar, mas que pode ficar alguma coisa. Ai, que horror!!! E tem mais, diz a Carol que, dependendo da força, pode rolar de a bexiga cair ou até mesmo uma retocele, que eu me recuso a explicar o que é. Quem ficar curioso que procure no Google - mas não vá no Google Images porque são imagens fortes!

15/03/2010 -> Dia de super-grávida

Hoje fui aos Correios usar meus super-poderes de cliente prioritário e, dessa vez, nem fui perguntada ou olhada com desprezo! Acho que a tia do balcão lembrou da minha carinha da última vez que estive lá. =)
Mas a manhã não foi tão gostosa, porque um pouco de caminhada, mesmo estandando nublado, me deixou exausta. (Não, eu não fiz caminhada, mas andei pra comprar umas coisas na feira) Cheguei em casa pedindo arrego. Tomei banho frio com uma pedra de gelo na boca - gelo tem sido meu melhor amigo esses dias! - e depois fiquei deitada deixando quem sabe cozinhar fazer o almoço.
Arthur  eu deitamos pra descansar, mas como eu já tinha relaxado, aproveitei pra estudar. Ah, com ar-condicionado ligado, senão não dava! A melhora é instantânea quando o calor passa...
Só lá pras 5 da tarde fui arrumar a cozinha.

Hoje eu vi fotos de bebês gordinhos, cheios de bochecha... eles são todos tão lindos e gostosos! Parece que meu medo está passando. Ainda suspiro quando penso em ter um pequenino o dia inteiro aqui em casa. Fico imaginando se vou dar conta de tudo... Faculdade, estudar, talvez trabalhar, arrumar a casa... E cuidar de filho. Mas ele vai ser bonzinho, calminho e... gordo!

Ando super ansiosa, contando os dias, pro próximo ultrassom, pra saber se é menino ou menina!!! Na enquete do blog, tem mais gente achando que é machinho, hein?! Eu também acho... Aliás, tenho quase certeza. E vai ser uma surpresa enorme se for menina!
Não sei se é porque ando vendo muita novela, mas me deu uma vontade de ter gêmeos! Depois desse bebê, claro, quando eu estiver ganhando pelo menos 3mil reais por mês. Que a família vai ser grande, isso eu sei que vai, e se vierem dois de uma vez, super!

14/03/2010

Boa noite, caríssimos leitores!
hehehe

Estou me empolgando com o blog, porque ele tem me rendido comentários deliciosos, inclusive de amigos que não apareciam há um tempo e, no post de ontem, ganhei um até de uma loja de moda gestante, que eu não faço idéia como achou o blog e justamente no dia da minha preocupação com roupa! Visitei o site, que até tem coisas legais, mas que minha vida de universitária não me permite bancar. Tinha que ter uma parte na Renner, Riachuelo e afins pra grávidas! (Será que tem e eu ainda não descobri?)

Hoje eu fiquei muito enjoada. Que nem ontem. E antes de ontem. Percebi que não tenho mais acordado de noite como naquela época que eu assaltava a geladeira às 3 da madrugada, mas, SE acordo, dá muuuito enjôo. E como o Arthur tem chegado tarde em casa, se a gente começa a conversar e eu perco o sono, é cozinha na certa. Esses dias levei uma bacia de uva pra deixar do lado da cama... Ai, ai, eu não vejo a hora de esse enjôo e essa fome acabarem! Não vejo a hora de essa criança nascer e eu poder fazer muitos abdominais e perder essa pancinha!!
Meus exercícios têm sido só domésticos. Como sempre na minha vida, a caminhada não vai pra frente. Simplesmente não dá pra acordar cedo todos os dias! E ainda estou esperando notícias do centro de yoga, pra saber o preço e tal. Mas então, os exercícios domésticos me cansam horrores! Hoje lavei a cozinha, com direito a esfregar os azulejos, e depois fiquei morta. Ainda tem muita coisa a ser feita pela casa, mas parece ser impossível manter a ordem... Sobra tempo pra fazer mais coisas, mas o calor e a canseira não me deixam firmar o corpo!

Esqueci de dar detalhes sobre o tamanho do Feijão! No último ultra, veio falando que ele está com OITO CENTÍMETROS!!! E pesando 67 gramas! E a cabeça dele é maior que o abdomên. rs

E agora uma reflexão de leve:
Na hora de procurar o nome do bebê - coisa que eu tenho feito quase diariamente... - acho válido consultar em várias fontes, porque alguns nomes variam de significado de um site para o outro e é legal chegar a uma conclusão antes de escolher. Já fico imaginando aqueles trabalhinhos de escola onde a criança tem que perguntar aos pais porque escolheram aquele nome, quais outros nomes pensaram, como se chamaria se fosse do sexo oposto... rs

Ah, hoje fiquei seeeeca pra comer um chocolate! Aí liguei pro Arthur e pedi pra ele trazer pra mim quando vier pra casa. =) De vez em quando, pode! (O que, comer chocolate ou ser folgada? rs)

(Acabei de ver pelo site da Riachuelo que tem moda gestante, sim!! Vou lá namorar umas coisas!)

13/03/2010 -> Roupas e roupinhas... (Ou "Vamo ficar tudo nu!")

Definitivamente, grávida é sinônimo de mãe. Hoje, no shopping, olhando umas roupas para barrigudas, vi que todas têm cara de mãe! Sabe, aquela coisa meio sem sal, tipo de ir trabalhar num escritório, com calça social e sapato de salto? Alguém conta pra quem faz a moda gestante que já está na hora de fazer uma moda gestante jovem??! Afinal, já faz anos que as mulheres engravidam cedo! Tá certo que a moda colaborou no sentido de abusar de batinhas, mas ainda é pouco. Eu procuro uma camisola que fique bem quando a barriga crescer. E só vejo coisas de cetim, microfibra, blábláblá. Eu queria uma camisola com estampa de bolinha!

Ainda no passeio pelo shopping com Tia Leda e Arthur, namoramos algumas vitrines de bebês. Mas, como era um shopping chiquezinho, tudo era muito chiquezinho. (E caro.) Assim como as crianças que desfilavam com seus papais e mamães. Todas muito fofas, mas visivelmente ricas. Eu não deveria estar aqui agora. Deveria estar sentada na máquina de costura, preparando o guarda-roupa do meu filho até os 10 anos, porque já vi que a renda familiar não vai permitir comprar tudo que eu e o filhote acharmos fofo. Ai.
Ainda bem que existem os parentes e amigos que já tiveram bebê, pra guardar roupinha pro bebê da gente! Afinal, eles usam uma semana, crescem e, tchau.  (No caso, tchau significa "guardar pra dar pra Carol quando formos visitá-la." Sim, amigos que tiveram filhos, isso É uma direta!) Sapato, gente! Como assim que o sapato de uma pessoa que sequer saber andar pode custar o preço de um sapato de adulto?? E POR QUE SAPATINHOS DE BEBÊ TÊM SOLA???

Eu sou uma mãe indignada. Se a coisa continuar complicada assim, já aviso que tô mudando pra Bahia e os meninos vão crescer pelados.

12/03/2010 -> Várias coisas normais...

Um dia normal. Para uma grávida. De manhã, não escovei os dentes pra não sentir enjôo. Diz o site Bebe.com.br que a gente fica mais suscetível a cáries e problemas de gengiva, mas eu sou da filosofia do "se não está doendo, está tudo bem!" Não é como se eu fosse parar de escovar os dentes, mas, de manhã, quando o enjôo vem fooorte, vou evitar o máximo que puder. Depois do almoço eu escovei, tá?!
Continuando no dia normal, muita, muita fome. Muito, muito xixi.

E estou com uma dor-de-cabeça desde ontem, por causa do calor, eu suponho. Ontem eu não quis tomar remédio, mas mandei um Tylenol hoje logo pela manhã. Digamos que o incômodo diminuiu, mas não passou. Digamos também que usar o computador e ver tv não são os melhores métodos para curar dores-de-cabeça, né...

Mostrei pro Arthur um cd super lindo eu PRECISO ter! Do grupo Palavra Cantada. Eu já conhecia o cd, que é o Canções Curiosas, mas agora decidi que tenho que aprender a cantar as músicas e colocar meu filhote pra ouvir desde já. É tão lindinho... Amanhã vou nas Lojas Americanas ver se acho por lá.

Meu hidratante anti-estrias está acabando. 120ml. Durou mais de 1 mês, passando duas vezes ao dia. Agora pedi um da Natura de 200ml que é, na verdade, uma emulsão e, portanto, deve deixar minha pele menos oleosa. Com esse que estou usando, ganhei até umas espinhas na região do colo! No rosto também apareceram duas espinhas por esses dias - e a lenda diz que a pele da grávida fica um primor. hã. sei. - mas eu confesso que não tenho muito cuidado com a pele. Só sabonete e, mesmo assim, qualquer sabonete que estiver na pia. Nada próprio pro rosto de pele mista. Aí incluí no meu pedido um hidratante próprio e um sabonete esfoliante. Mamãe vai ficar com pele de bebê! =)

Ando tendo problema com a contagem de meses e semanas... Porque no site do Bebe.com.br tem uma calculadora de gravidez que leva em consideração a data da última menstruação e a duração do ciclo. Os médicos, quase sempre, calculam como se o ciclo fosse de 28 dias. E isso dá uma diferencinha nos dias. Além disso, as pessoas perguntam de quanto meses eu estou, e eu respondo em semanas... Não sei se o mês gravídico (adjetivo; relativo à ou próprio da gravidez - Dicionário Houaiss instalado no computador. Rá!) tem 4 semanas ou 4 e meia... Se alguém souber, me conta? Nunca lembro de perguntar isso pro médico... Se bem que, como agora tenho uma agenda, posso agendar essa pergunta pra próxima consulta. =)

Todo mundo anda achando que vou ter uma menina... Mas eu ainda confio nos testes feitos pela minha família em Perdões. Se bem que, em ambos os casos, vai ser muito bom. Se for menina, já tem nome! Se for menino, a gente economiza nas roupas e material escolar! rs Deixa sua opinião na enquete que eu coloquei aqui no blog!


Oh! Antes que o dia acabasse, encontrei um site que solucionou meu problema em relação a meses e semanas. Olha o que ele diz:
"O médico começa a contar desde o primeiro dia do último período menstrual (quando a mulher não sabe dizer o dia exato da concepção), ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar. Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem." O site foi o Guia do Bebê e até mereceu entrar pra minha lista de sites para mães! Também coloquei uma coluninha nova, com os produtos que tenho usado.

11/03/2010 -> Segundo ultrassom!

Eu estava um pouco menos nervosa, já sabendo como seria o procedimento. Mas como o exame de hoje, de translucência nucal, poderia revelar algum problema com o Feijãozinho, eu não podia deixar de ficar, pelo menos, ansiosa. Eu andava achando que descobrir qualquer complicação ou doença não tinha nada de bom, só aumentava o nervosismo, mas acho que saber, antes do nascimento, que o filhote vai precisar de cuidados especiais, dá aos pais um certo tempo de vantagem pra se informarem sobre o tal problema, conhecerem outras histórias e verem que a vida nada mais é que uma grande adaptação e alguns precisam de mais cuidados que outros, porque o mundo pode ainda não estar muito preparado.

Mas então, no começo do exame eu tentei não demonstrar e o Arthur, pelo silêncio, parecia compartilhar minha ansiedade. O bebê não estava mexendo nada... e no outro ultra ele mexia muito os bracinhos e as perninhas! Talvez o doutor tenha percebido nossa ansiedade e colocou pra gente ouvir os batimentos cardíacos. Ufa!!! Rapidinho como sempre!
O bom foi que não vamos precisar de fazer DNA, porque, dorminhoco desse jeito, só sendo filho do Arthur mesmo! 9:30 da manhã e a criança ainda sonhava... rs
Mas ele estava deitadinho de frente pra câmera (câmera? bem, pra parte captando a imagem) e o médico tinha que vê-lo de lado, pra medir a tal da translucência. Aí ele começou a apertar minha barriga e mexer com aquele aparelhinho desagradável dentro de mim, pra ver se o pequerrucho acordava, ou pelo menos rolava pro lado. Mas naaaada. O bebê até acordou, que foi muito legal de ver! Deve ter acordado assustado, mas eu dei bom dia e expliquei o que estava acontecendo. Aí ele se acalmou e dormiu de novo! hahaha Chamar de manhã pra ir pra escola vai ser uma labuta.. já tô vendo tudo!
Aí o médico usou aquele ultra por cima da barriga mesmo. A imagem é pior, mas ele conseguiu, de primeira, ver o que procurava. E, louvado seja Deus, tudo em ordem! Ele disse que isso significa que o bebê tem 80% de chance de nascer perfeito. =D

Aí vão algumas imagens que copiei do vídeo! Clicando, elas aumentam.

Eu pareço uma formiguinha!

 Aconchegado na mamãe...

Cabeçudo!

Nas palavras do doutor: "Parabéns, ele tem um estômago!"

E fêmur!!! Ele tem um fêmur!!!

Coraçãozinho


E daqui 4 semanas... tchan-tchan-tchantchaaannn! Saberemos se é um Feijão ou uma Feijoa! =D

09/03/2010 -> Odisseia no centro

Tem palavras que, se a gente não puxa um bom R mineiro, não exprimem sua grandeza. É o caso do "calooorrr!"
A introdução foi pra dizer que o Rio de Janeiro continua quente. Aliás, voltou a esquentar depois de uns dias de paz. E a mãe aqui não só sente mais calor que os outros humanos, como também sente enjôo ao ar livre. Uma beleza! E pela manhã Arthur e eu fomos ao centro resolver umas coisas dele e me comprar umas coisas de papelaria (ai, delícia! agora eu tenho uma agenda pra parar de me perder!). Só agora pensei que deveria ter levado minha sombrinha...
Mas, bem, eu ando tão noiada com tudo, achando que posso pegar germes em todos os lugares, que hoje quase passei mal só de me imaginar utilizando um banheiro público - ou semi-público, porque banheiro de lanchonete de centro é de todos, inclusive de ambos os sexos. Eca. Consegui segurar até chegarmos na casa da Tia Leda, mas cheia de preocupações, porque eu li não sei onde que não é bom segurar xixi, principalmente se estiver grávida, porque a gente fica mais sujeita a infecções urinárias. Olha que medo!

Eu queria contar mais, mas preciso dormir cedo hoje - e sempre - porque amanhã Nego e eu começamos a fazer caminhadas matinais! =)

ps.: eu juro que vou parar de escovar os dentes. De manhã, então, é uma tortura! Super náusea!

07/03/2010 -> Como sempre, nomes e comida!

Hoje passei a tarde vendo tv e, nos intervalos, corria pra limpar o banheiro. Voltava, de luva na mão - luva de borracha, sim, porque eu morro de medo de produtos de limpeza! - via um quadro do programa e voltava pro banheiro. Consegui terminar minha missão. =) Aí, como recompensa, fiquei o resto da tarde na internet e, via msn com a Sarah, minha amiga de desde que eu era uma criança descabelada, ficamos pesquisando nomes. Claro que não podia prestar, porque, pra cada bom nome, a gente comentava 15 esdrúxulos. Vale a pena citar alguns: Bixenta (a "Vitória" dos Bascos), Peppino (nome italiano equivalente a José! Jura?? Duvidei da veracidade do site agora...), e Leri (um nome aparentemente inocente, mas que em alguma língua indígena significa "molusco acéfalo" - repito aqui a pergunta da Sarah: quem daria um nome desses para seu filho??). Entre nomes interessantes e talvez dáveis, vimos Rudá, e a Sarah concordou com Theo e Otto, e acho que dos qu eu gostei foram só esses. Tá f*d*, viu...

Entre meus programas de tv preferidos da atualidade, está a "Supernanny" (mas a gringa, por favor, porque eu ainda não me acostumei a programas abrasileirados cujo original já me era familiar - essa explicação foi para dizer que Big Brother pode. rs). Mas desde que eu tenho uns 10 anos, lembro de redobrar a atenção quando o assunto era educação dos filhos. E acho que até costumava guardar uns recortes de reportagem... Mas aí veio a internet e tudo ficou tão fácil que eu devo ter perdido as reportagens por algum canto. Eu vejo as crianças birrentas e os pais perdidinhos e fico jurando que aqui em casa não vai ser assim. E acho que não vai mesmo, porque a criança só é chata e mal-criada se, como o nome já diz, não for bem criada. Cabe aos pais. Apesar de ser uma tarefa difícil, eu acho que tenho ideais definidos e métodos de educação. Lembro de quando ia buscar meu irmãozinho na escola e ele saía correndo na minha frente e eu, só no grito, conseguia fazer ele ficar bem pertinho de mim "Rafa, se você não parar de correr não tem televisão nem computador quando chegar em casa!!" rs Mas melhor que a barganha é a autoridade. Não pelo medo, mas pelo puro respeito pela figura do pai e da mãe. Falou, tá falado. Claro que isso não se aplica a coisas absurdas, mas às coisas que têm um porque claro. Aí entra a reflexão dos pais para perceber o que deve ser obedecido porque faz sentido e o que é mero capricho deles, como por exemplo a questão do barulho. Dependendo do lugar, é inaceitável, mas, em casa, por exemplo, viva a expressão sonora, os batuques, as cantorias! E os incomodados que se retirem, mesmo se estes forem os pais. Ah, eu acho. Não é porque é pai e mãe que tem o direito de querer ordem e silêncio o tempo todo. Um pouco de caos sempre gera um tanto de arte!
(Nooossa, essa foi super profunda agora! Acho que vou escrever um livro de auto-ajuda para pais! hahaha)

Tenho deixado um monte de coisa escorregar da minha mão... Deve ser por causa daquilo que já comentei antes, a relaxina. Tá tudo frouxo e eu fico parecendo boba! Hoje abaixei duas vezes em menos de um minuto pra pegar minha barrinha de cereal que insistia em pular da minha mão! (Ela estava fechada, tá, gente?? Eu não sou porca não!)

Um monte de gente veio me chamar de comilona, mas eu até que já melhorei muito! Tenho conseguido comer de 3 em 3 horas, e refeições pequenas, simbólicas, quase. O que tem pegado muito, ultimamente é que não posso ver nada que quero comer. Tipo criança birrenta. O Arthur tem cedido pequenas mordidas dos lanches dele, com carne... Que vergonha... Mas eu sinto vontade!! Que que eu vou fazer?? Como mesmo! Mas quase sempre, carne na boca, desanimo e faço careta. Minha dieta tem que ter muita proteína, então soja e ovos são cardápio da semana toda. Hoje, com Arthur fora, fiz só um arroz, feijão, ervilha e mandioquinha FRITA!!! Ai, como eu sou desobediente!!! A verdade é que eu sou uma criança carregando outra criança e se o papai Arthur não puxasse minhas orelhas, estaria perdida!

06/03/2010 -> Música para minha barriga

Agora mesmo eu estava tentando tocar umas músicas no violão enquanto cantava para o bebê. Fiquei imaginando se ele sente as vibrações do corpo do violão... E aí eu também fiquei pensando que o melhor é se eu só cantar mesmo e deixar a parte de violoneiro pro pai da criança, que entende mais do assunto. Afinal de contas, eu tenho mãos delicadas, unhas bem-feitas e uma pele muito sensível para ficar me aventurando a dedilhar cordas de nylon.

Eu achava que não sabia muita música agradável de se cantar para bebês, mas só não estava me lembrando do imenso repertório MPBzístico que temos e que, se cantado com a suavidade certa, fica lindo!
Hoje fui de "A casa" e "Aquarela" - porque fui seguindo a ordem alfabética daqueles livros de cifras em 3 volumes, sabe? Fiquei pensando também (nossa, hoje o que eu fiz foi só pensar, né? Não, também troquei a roupa de cama e toalhas. E comi bastante.) se meu filhote vai gostar da minha voz. E acho que, quanto a isso, não preciso me preocupar. Pelo menos nos primeiros anos, quando o senso de estética dele não estiver muito formado, ele vai achar o melhor som do mundo. =)

05/03/2010 -> Coisas de mãe...

Achei que não fosse conseguir sair da cama hoje. Coloquei o relógio para despertar e só depois de meia hora fui obrigada a me levantar, puxada pelo estômago para a cozinha. Café, banho e rua. Fui em busca da elevação da minha auto-estima com um belo corte de cabelo! Não tive coragem de cortar muito, mas foi uma bela repicada. Do tipo leonino, eu diria. Tipo cabelo dos anos 80. Abre parêntesis: vocês já viram como tem mulher que cortou o cabelo nos anos 80 e nunca mais mudou de corte?? Fica aquele Xororó no cocoruto e um super mullets! Deve ser pra combinar com as calças centro-peito. Fecha parênteses e limpa o veneno!
Fui em companhia da Tia Leda e depois almoçamos na casa dela. Arthur foi pra lá e passamos umas horas vendo tv - claro que ele, grávido, dormiu.
Finalmente conheci o Tio Fernando do Arthur, que foi um amor comigo e está super empolgado com a vinda do sobrinho-neto - o primeiro da família!

Ontem fiquei até tarde na internet fuçando em nomes de meninos... Voltei a sofrer! Faltam 5 semanas pra descobrir o sexo, mas como eu estou jurando que vai ser menino, já queria ter um nome até lá, porque sinto que Setembro vai chegar a qualquer minuto e se este nome ainda não estiver escolhido, vai acabar sendo Souvenir - não sei como até hoje nunca vi ninguém com esse nome... É tão sonoramente um nome de pobre! "Suveniiiir, entra pa dentro, miniiino!"

Esses dias eu e o Nego estávamos vindo pra casa e passou uma adolescente de cabelo roxo perto da gente e eu fiquei pensando se nosso filho vai ter a fase dark, correntes, calça rasgada... Ai, Jesus! Eu posso até não parecer careta, mas só com o filho dos outros! O meu tem que ser lindo, cheiroso, sem muita inventação de moda. Bem, isso eu penso hoje, mas, segundo o Arthur, que tudo sabe, na época que isso acontecer - e, ele jura que VAI acontecer, porque com o tanto de cd de rock e punk que tem aqui em casa - , então, quando isso acontecer, eu me acostumo e aceito melhor. Ai, mas pré-adolescente é tão brega... Nós, os pais, não deveríamos jamais parar de vestir e pentear nossos filhos! Inclusive, quero aprender a cortar cabelo, nem que seja com cuia, pra garantir o corte dos filhotes. Rio de Janeiro anda caríssimo no setor cabeleirístico!

Ando desenvolvendo diariamente minha dancinha de mãe. Como todos sabem, a partir do momento em que a mulher se torna mãe, ela perde qualquer capacidade de dançar e não envergonhar os filhos. Bem, eu já estou praticando pra não ser nenhuma exceção ao grupo. Quando for possível filmar, compartilho com vocês, para que as aspirantes a mãe possam começar a ensaiar.

Imagens do ultrassom em 19/02/2010

Como faz 2 semanas, ele era bem mais bebê. Agora já é quase um pré-adoloscente.
Clicando nas fotos, elas aumentam.

Apresentando... Feijãozinho!
 

Aconchegado na mamãe
  

Pose com zoom
  

Medidas: 26,5mm da cabeça à bundinha
  

Um coraçãozão!
  
 
Mais um close...
  

Coisas que médicos entendem.  Né, Tia Caroline??
  


Não é a minha cara?? rs

04/03/2010 -> O alívio de saber que continua tudo bem

Ontem peguei os resultados dos exames que tinha feito (sangue, urina e fezes). Dei uma olhada nos resultados e só não fiquei sabendo quem fui na vida passada. Achei algumas coisas um pouco estranhas, números fora do padrão, mas hoje, na consulta com o médico ele disse que está tudo normal, que algumas alterações nos valores são normais para gestantes. E, o mais legal de tudo, foi que eu descobri que já tive toxoplasmose!!! Estou cheia de anti-corpos e agora não preciso mais ter medo de passar do lado de gato e cachorro na rua. Mas nem isso me dá segurança pra sair abraçando peludinhos.
Fui receitada de um polivitamínico e, segundo a tabelinha de ingestão diária recomendada, acho que não preciso nem mais comer por esse mês. rs O doutor passou vários nomes e eu, como sempre, fui no mais barato. Até porque remédio é tudo igual. Comprei um que chama Materna.
O médico disse que os enjôos devem durar mais umas 2 semanas e marcou outro ultrassom pra próxima semana pra detectar um negocinho que num entendi, que pode mostrar se o bebê tem risco de algum problema congênito. Eu fiquei pensando nisso depois, sobre até onde é bom saber os riscos do bebê ou probleminhas que ele pode vir a ter. Quero saber o sexo dele e só. Se ele vai ter seis dedos, se vai ser doentinho, isso não quero saber, pra não sofrer antes da hora. No fundo, eu acho que vou só me tranquilizar, ouvir, como ouvi hoje do doutor, que está tudo perfeito.
Ele disse que na 16ª semana pede o ultra pra saber se é menino ou menina!

Depois do médico fomos ao supermercado e eu, pela segunda vez na vida, entrei na fila preferencial! Um luxo! Aí eu vi que uma senhorinha entrou atrás de mim e já veio falando "Aahh, vou entrar na fila dos IDOSOS... IDOSOS, PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO, DEFICIENTES..." E eu fiquei quietinha. Até mesmo porque estava super enjoada, com a maior cara de doente. Então fiz que não era comigo. Aí quando a senhorinha da minha frente estava acabando de passar as compras dela, se virou de costas e, pra me alfinetar, falou com a senhorinha de trás "A senhora tem mais de sessenta anos? Se tiver, pode passar." E eu, no tom mais polido e alta classe, sangue nobre que sou, disse "Eu sou gestante, minha senhora." E ela "Ah... Mas está no comecinho, né?" E eu "É, estou bem naquela fase dos enjôos." E, como que para se desculpar, mas aparentemente sem querer pedir desculpas, a senhorinha disse que outro dia uma menina saiu rindo do supermercado dizendo que tinha enganado todo mundo. Desculpas aceitas, querida. E que eu não fique brigona assim quando ficar velha! Aliás, brigona eu já sou, mas eu só brigo quando eu SEI que estou certa. Se fosse eu, teria perguntado, gentilmente, em que categoria de preferencial a pessoa se encaixava, ao invés de ir supondo que é uma mau-caráter. Ora, veja.

Mas eu ando irritadíssima, sabe. Se o Arthur olha pra mim, ou se não olha, eu acho que ele está com raiva de mim. E me seguro pra não chorar. Depois que passam esses momentos, eu acho muito engraçado, porque é um drama sem fim! E ele, coitado, é um santo, que atura quase sempre calado, capaz que pensando: "que mulher lôca!"

No fim da tarde o Arthur saiu pra trabalhar, mas fiquei em boa companhia da TV e de mim mesma. Aproveitei pra trocar o esmalte e comer bastante.

Preciso urgentemente de um corte de cabelo. Curto é sempre melhor, e já me falaram que depois que o bebê nascer, é o melhor a fazer, já que não vou ter tempo mesmo de ficar cuidando das madeixas.

02/03/2010 -> Agora com internet em casa!

Finalmente, agora temos internet em casa!! Vou poder contar notícias sem esquecer de nada. =)

Esses dias correram bem, sem muita novidade gravidezistíca. Tive um pouco de náusea, sem chegar "às vias de fato", como dizem na novelinha da tarde, que já está pra acabar. Também está pra acabar minha vida à toa, já que em menos de 1 mês as aulas começam... Enquanto isso, aproveitei bastante esses dias chuvosos pra ficar tranquilinha, inventando coisas pra fazer com as mãos (reaproveitamento de caixinhas!), sem esquecer de zelar pela organização da casa, claro. Ando sentindo a fome de sempre. E fazendo o xixi de sempre também. E tendo as proteções de pele de sempre. Mas confesso que estou bebendo pouca água.
Amanhã pego os resultados dos exames e depois de amanhã é o retorno ao médico. Confesso que já estou doida pra ele pedir outro ultrassom!

Esses dias teve um momento que fiquei imaginando um cotoquinho andando pela casa, daquele jeito cambaleante que as crianças fazem quando estão aprendendo a andar. E fiquei com MUITO medo. Uma pessoa em miniatura... Dependendo de mim! Ui! E aí fiquei pensando se o filhote vai aprender a falar logo... Filho meu tem que falar com menos de 1 ano, senão eu piro! Não suporto monólogos! Se ele estiver demorando pra falar, levo pra Perdões pra fazer um intensivão com a Tia Lili. =)

Ontem o Arthur começou a trabalhar e eu vou morrer de saudade até acostomar a passar tanto tempo longe dele. Já não vejo a hora de sairmos de férias, em família... Pode parecer tão "coisa de filme", mas depois que a rotina pegar de vez, com aula e tudo mais, férias serão uma bênção, creio eu.